Solved

Acompanhamento de Chamado - Formulário Público

  • 21 September 2020
  • 6 replies
  • 352 views

Userlevel 7
Badge +10

Pessoal, tudo bem?

Estou modelando um pipe no qual preciso informar ao solicitante (quem preencherá um formulário público) um número de protocolo ou qualquer identificador daquela demanda.

O grande obstáculo é que eu não posso coletar dados pessoais do solicitante (como o e-mail), ou seja, o solicitante deve ser anônimo, porém precisa de um recibo/protocolo/id para o caso de querer saber o status da demanda futuramente.

 

O problema do ID do card é que ele é gerado apenas depois que o formulário é criado, e como não terei o e-mail do solicitante, não consigo informá-lo por este canal.

 

Então pensei em usar outra ferramenta que integre com o Pipefy. Algum formulário online que consiga informar ao solicitante (pode ser na mensagens de envio/agradecimento) um número identificador desta resposta/solicitação. A analogia é uma ferramenta de help desk, mas que não coletasse as informações do solicitante.

 

Alguém tem alguma sugestão?

 

Desde já, muito obrigado! :grinning:

icon

Best answer by anne.winter 25 September 2020, 19:18

View original

6 replies

Userlevel 6
Badge +7

Fala @ivan.novofoco, tudo bem?

 

Bom desafio esse hein?  Sei que se fosse simples você já teria resolvido resolvido porque você é referência no Pipefy! ….Confesso, não tive muito tempo para me aprofundar, então perdoe se minha sugestão for uma viagem hehe 😬🥴, mas nessas horas acho que vale lançar qualquer ideia pois pode ajudar no brainstorming.

 

Pensei em 2 caminhos que precisam ser aprofundados, baseado em hacks e novas funcionalidades divulgadas aqui na comunidade. Não sei se são viáveis.

 

1 - Utilizar uma planilha do google sheets para criar um range de números de chamado e controlar o último utilizado e o próximo. Assim seria necessária uma integração com o google sheets para buscar esses valores utilizando as custom integrations.

2 - Utilizar outros campos do formulário combinados com data e hora para gerar um código (veja esse post de como juntar vários campos em um campo texto). Não sei se você já conseguirá valores de data e hora no durante a criação da solicitação, mas dependendo dos seus campos do formulário, a combinação de campos pode gerar um código.

 

Faz sentido? 🤔🤨

 

Espero ter ajudado de alguma forma..

Userlevel 7
Badge +10

@Ricardo Palhares, obrigado pelas sugestões.

Toda ideia é bem vinda :grinning:

 

O código em si eu até consigo pelo ID Card. Coloco o campo ID no Starform e quando o card é criado o campo fica preenchido com esse identificador.

 

A minha dificuldade ainda está em mostrar pro solicitante esse identificador/protocolo na hora que ele envia ou enquanto preenche o formulário. :grin:
 

 

Userlevel 6
Badge +7

@ivan.novofoco 

 

Achei ID ainda não havia sido gerado.. e não me toquei que ainda não ocorreu um trigger que dispare qualquer automação, já que o card ainda não foi criado. Vou pensar em outras opções e se achar algo retorno aqui… boa sorte!

Userlevel 5

ooi @ivan.novofoco , tudo bem ?

 

Acho que conectando com uma base de dados você pode resolver seu problema.

Já que os registros no database também possuem uma ID única, assim como os cards, você pode adicionar em seu formulário inicial, uma conexão com um database onde o solicitante irá apenas criar registros. Na base, você adiciona o campo ID e um checklist simples, e quando o solicitante for criar o registro ele terá visibilidade desse ID, que depois você também pode usar em seu pipe. 

Gravei um vídeo bem simples com a explicação para te auxiliar.

 

Acho que essa ideia pode atender ao que você precisa!

Me avisa se tiver dúvidas ok? :) 

 

 

 

 

Userlevel 6
Badge +7

@anne.winter sua solução ficou muito boa!! 🤩🤩

Userlevel 7
Badge +10

@anne.winter  Muito obrigado!

Ótima solução :raised_hands:

Ajudou bastante.

Reply