Product Hacks

Assegure que todas as opções do campo checklist estejam marcadas antes de mover seus cards

  • 26 June 2020
  • 9 replies
  • 451 views
Assegure que todas as opções do campo checklist estejam marcadas antes de mover seus cards
Userlevel 6
Badge +2

Oi pessoal, tudo bem? Vim aqui hoje compartilhar com vocês um “hack” super útil para processos que tenham campos checklist obrigatórios e precisam garantir que todas as caixinhas estejam marcadas antes de mover para a fase seguinte.

Hoje, quando você torna um campo checklist obrigatório no Pipefy, o sistema irá considerar que ele está preenchido mesmo que somente uma das opções esteja marcada.

Caso você precise que todas as caixinhas estejam marcadas antes de mover, confira no vídeo esse “hack” super prático e depois me contem se vai ser útil para vocês nos comentários aqui embaixo.

Além disso caso tenham sugestões de outros hacks que queiram ver aqui, podem comentar que vamos encontrar a melhor forma de trazer estes conteúdos. Tenham um ótimo dia!

 


9 replies

Userlevel 6
Badge +7

@belsalemme, com certeza é útil sim. 

Adotei a mesma lógica na situação abaixo:

Criei um formulário inicial com “n” campos e alguns deles não são obrigatórios nessa fase, mas gostaria que fossem obrigatórios na segunda fase. Então usei o seu hack para criar essa condição.

Talvez exista outra forma para essa condição, mas eu confesso que já havia tentado algumas opções sem sucesso.

Obrigado! 🙏

Userlevel 6
Badge +2

@Ricardo Palhares ah que bom que ajudou! Não entendi 100% seu cenários dos campos serem obrigatórios em fases diferentes mas fico feliz que pude te ajudar a solucionar um problema, já termino a semana mais feliz :grinning: .

Userlevel 6
Badge +7

@belsalemme desculpe se não fui claro. vou dar um exemplo:

em um processo de manutenção, incluí o número de série do equipamento no formulário inicial, mas nem sempre o usuário possui esse número na abertura do chamado. Então cadastrei o campo como não obrigatório pois se o usuário tiver essa informação já pode preencher e se não tiver, permito que ele abra o chamado.

Criei uma segunda fase do processo para entendimento do problema, de forma que o técnico possa se preparar para a visita e nessa fase quero que o número de série seja obrigatório. Então, usei sua dica para exigir que fosse preenchido, pois era um campo do formulário inicial e não da fase (por isso não havia encontrado uma forma de tornar ele obrigatório)

Como eu falei, talvez exista uma outra solução mais óbvia, mas como eu não havia encontrado, adorei essa. 

 

Userlevel 6
Badge +2

@Ricardo Palhares agora ficou mais claro sim Ricardo, valeu!

Pessoal, beleza?

Seguinte eu tenho um pipe de vendas onde em qualquer fase que o card esteja ele pode ir para a fase “Não” que seria os leads não fechados.

Hoje eu tenho um problema que as vezes eu e meus consultores esquecemos de preencher alguns campos de algumas fases quando avançamos o card e só fico sabendo disso nas etapas finais.

Eu não consigo deixar como obrigatório os campos das fases por que as vezes o card morre numa fase onde tem campos obrigatórios e ele não deixa ir para a fase não por que é uma fase sempre a frente da que ele este sabe?

Existe alguma condicional que posso limitar as obrigatoriedades para uma fase em específico?

Userlevel 6
Badge +2

Bom dia @lekutes , tudo bem contigo? O que você consegue é usar condicionais nas suas fases pra mostrar/ocultar campos dependendo do status do lead. Por exemplo, temos ali fase 01 em que se o lead for ativo, quero que seja obrigatório preencher campos 1, 2 e 3, mas se for inativo, quero que não seja obrigatório, aí você cria condicionais pra mostrar/ocultar os campos pois quando o campo obrigatório está oculto ele não "barra" a movimentação, não sei se essa solução faz sentido pra ti?

Userlevel 7
Badge +10

Muito bom esse hack.
A maneira leiga que fazíamos por aqui era ter vários campos radiais obrigatórios.

@Janaina_Barreto olha que legal.

Userlevel 7
Badge +10

@michel.novofoco 
Olha essa dica sobre campos de checklist.

Userlevel 6
Badge +2

Que bom que curtiram @ivan.novofoco , aqui estamos sempre ensinando mas principalmente aprendendo uns com os outros, né? :grinning:

Reply