Product Hacks

Como limpar o valor de um campo e deixá-lo vazio usando automação

Como limpar o valor de um campo e deixá-lo vazio usando automação
Userlevel 7
Badge +10

Frequentemente as pessoas nos pedem no suporte uma forma de atualizar um campo com um valor “vazio”. O Pipefy tem vários truques que podem melhorar o seu processo. Você sabia que existe um truque bem fácil para de fato fazer uma automação tirar um valor de um campo? 

 

A solução alternativa  que vou ensinar aqui é recomendado para para planos Business e Enterprise, já que vamos usar uma automação e condicionais de campo.  -pois aqui precisamos utilizar uma automação e também condicionais de campo-.

OBS.:Se não estiver em um desses planos e deseje fazer um upgrade de sua conta, você pode entrar em contato com a equipe de suporte ou com o seu CSM, caso possua. ;)

1. O primeiro passo é escolher qual tipo de campo você deseja atualizar.   Nós precisamos criar um novo campo, vazio, do mesmo “tipo do campo” que desejamos atualizar. Portanto, vamos supor que estamos interessados em atualizar um campo data. 

 

Eu possuo o campo data do meu processo, mas também criei um campo “data - esconder”. (até o nomeei assim para ficar bem claro que será o campo não visível no meu processo). 
6u5CwA43NzfZbjaJU0oxA2BKMAI3e2QfJB0SlTfbqXbmXFGO5wuv6Xv7XQ2P8wyXtxSQ4XMAKAQhHScijwJT_DqeNmr0D_5rnbqft7NA2_K6OPl6JvWuTF7wxV16VpMHzterQpjo
 

Esse campo sempre estará vazio. E será ele que fará a “mágica” na minha automação. 

 


2. Para que meu processo fique mais organizado, eu vou escondê-lo com condicionais de campo. 

 

XW_RWKOhaLgRHXoTjXoLEkRba866nTrk8yWGXcFBa1FhfBWj9oVqccVIJXyK9mIQQAKIZAifnIrkvRH4XrzvvnYQcbLZPV0seVBJbQK5wWQQPpnaCw51Kwt3ykK2n_XSkEMigzi8

Nós queremos esconder todo o tempo o campo “data - esconder”, certo? Então nós vamos colocá-lo para ser escondido quando ele estiver em branco. Pois ele estará vazio a todo momento. Portanto a condicional ficará assim:

 

bQI2ktK9fUtYIrrxuoo7X8_IvYoYfjFzYLuiuABLNWvTOdPUgDjtoPUpsB-VZjYq627_GV6xU2vjVmkPvZbItk-Afu_3XT2uqz6M6JO-0KH3yQCaEMd8Rww-a36a_4fBxs4c2A6q

 

 

E, pronto, campo escondido.


 

3. O passo final é com a automação. Ela é bem simples e esse vídeo irá mostrar como colocar o campo “falso” para substituir o campo verdadeiro e o atualizá-lo para um campo vazio. 



E é isso. Você pode fazer com outros campos também como texto, data de vencimento, etc. E aí, o que achou, fácil? Útil? Deixe seu feedback aqui pra gente :)


This topic has been closed for comments

12 replies

Userlevel 7
Badge +8

Super dica, @Nicole Chiroli :hugging:

Userlevel 7
Badge +5

@vitoria_lanes e @thaiannelourenco está dica pode ajudar muito no processo de downtime :blush:

 

Muito obrigada por compartilhar @Nicole Chiroli 

Userlevel 7
Badge +10

à disposição, @rebeca.venancio :raised_hands_tone1:

Userlevel 1

@Nicole Chiroli , o vídeo da automação está com erro para abrir. Conseguiria compartilhar comigo?

Userlevel 7
Badge +10

Olá @f-martins, tudo bem? Mil perdões pela demora. Acabei verificando que, sem querer, deletei o vídeo anterior.

Acabei de gravar um novo vídeo, espero que ajude. Qualquer coisa é só chamar! :) 
 

Badge

@Nicole Chiroli, muito obrigado pelos esclarecimentos.

 

Me diz uma coisa, há alguma forma de limpar o valor de um campo Anexar?

Para ficar mais claro: há uma etapa de nosso processo em que o cliente precisa aprovar um documento. Geralmente, ele retorna um PDF comentado para que sejam feitas as alterações necessárias. O problema é que, caso o documento precise passar por mais de uma correção, quando o cliente recebe novamente o formulário de fase, o campo de anexar o PDF comentado já tá preenchido com o arquivo anexado na primeira vez. Consegui zerar os outros campos, mas esse não foi possível.

Userlevel 7
Badge +10

Oi, @daniel_a. Tudo bem?

Atualmente as automações não suportam campos anexos. Mas estarei deixando como feedback para o time responsável internamente! :blush:


 

Userlevel 5
Badge

Legal, super útil! Obrigada :)

Badge

Pessoal, outro problema que acabou surgindo. Trata-se de um campo de checagem de informações, em que o cliente vai marcar se aprova ou não um documento. Se ele não aprovar, há uma automação (“Quando um campo é atualizado” + resp = “Não” = mover card). O problema é que quando eu vou colocar a automação para limpar a resposta da pergunta de aprovação, o Pipefy bloqueia e acusa que isso daria um loop infinito (ou seja, atualiza o campo para zerar e isso ativa a automação de mover o card). Acontece que não faz sentido, dado que quando o campo não é atualizado para resposta “Não”, então não deveria gerar um loop. Tem alguma forma de resolver isso? 

Userlevel 7
Badge +6

Ótima dica! Assim fica bem mais fácil mesmo rsrs

Userlevel 5
Badge

Boa tarde, pessoal

O vídeo citado no passo 3 não está mais disponível. Teria como atualizar a dica? @Nicole Chiroli 

Userlevel 7
Badge +9

Oi @isabelanorton tudo bem?

O vídeo como passo a passo da Nicole esta aqui.

Fico a disposição para qualquer dúvida!

 

Abraços 😄