Blog

Como uso o Pipefy para Gerenciar Projetos de Marketing Remotamente

  • 3 July 2020
  • 3 replies
  • 241 views
Como uso o Pipefy para Gerenciar Projetos de Marketing Remotamente
Userlevel 5

Gerenciar projetos e processos de Marketing já é um desafio. Fazer isso remotamente, naturalmente aumenta o nível de dificuldade. Mas e se eu te disser que não precisa ser tão difícil assim? Pois é. Com Pipefy, essa pode ser uma tarefa muito mais simples do que você imagina! Vem comigo:

 

Um Marketing de peso tem projetos robustos

Se você ler o meu artigo no LinkedIn sobre como é trabalhar no Marketing do Pipefy, poderá ter uma noção de como nos envolvemos em diversos projetos e inclusive gerenciamos alguns, mesmo sem sermos líderes de time.

 

No meu caso, eu sou a responsável pelos esforços de conteúdos em português. Sejam traduções, novos blog posts ou mesmo páginas do nosso site.

 

Porém, essa não é a minha única função na empresa. Eu também produzo conteúdos da mesma natureza em inglês e atualmente estou envolvida em quatro outros projetos.

 

Sim, é bastante coisa, mas eu não estou só. O meu tiger team de conteúdos em português é composto por mais quatro pessoas, sendo três delas contratadas durante a quarentena.

 

Minha missão: gerenciar as traduções e conteúdos em Português do Pipefy

A produção e tradução de conteúdos é muito mais complexa do que aparenta ser.

 

É necessário entender o público, entender as diferenças culturais dos países (no caso Brasil vs. Estados Unidos) e o mais difícil, por incrível que pareça, criar um texto fluido quando traduzido da outra língua.

 

Para que tudo isso aconteça da forma mais suave e eficiente possível, tenho no time três tradutoras (sendo uma também revisora) e um especialista em SEO.

 

Do nosso projeto, desenvolvemos um processo, assim mantemos o padrão desejado de execução e, caso uma nova pessoa entre no nosso time, a execução ficará muito mais clara.

 

Mas agora vamos ao ponto: como é o processo de produção e tradução de conteúdos usando o Pipefy? Acompanhe:

 

Nosso Pipe é estruturado e automatizado

Como neste momento o time inteiro está remoto, overcomunicar é necessário. Sendo assim, detalhei o nosso processo da melhor forma possível e o dividi em 11 fases:

 

  • Backlog

  • Priorizado

  • Fazendo

  • Revisão/edição 

  • Revisão de SEO

  • Pronto para design

  • Solicitações para design

  • Publicando

  • On hold

  • Feito

  • Arquivado

 

Dentro de cada fase, alguns campos são obrigatórios, como urgência do conteúdo, responsáveis pela entrega, prazos e observações.

 

Além disso, conectei nosso Pipe com o Pipe de Marketing Design e com o Pipe de SEO. Assim garanto que não apenas a entrega da tradução e do conteúdo escrito será feita, mas também terá artes profissionais feitas pelo time de design e estará otimizado para o Google e outras ferramentas de busca pelo time de SEO. É um pacote completo!

 

Como funcionam processos/projetos conectados?

O Pipefy permite não apenas a conexão entre dois ou mais Pipes, mas também a automação da troca que será feita entre estes processos. Usando como exemplo o nosso caso, temos duas conexões essenciais:

  1. Conteúdos em Português <> Revisão de SEO

Assim que o Card é movido da fase Revisão/edição para a fase Revisão de SEO no nosso Pipe, um novo Card (ou Card Filho) é criado no backlog do Pipe de SEO. Lá acontece o processo específico daquela atividade e daquele time e, assim que finalizado (o Card entrou em Feito), automaticamente o Card Pai é movido para a fase Pronto para design novamente em nosso Pipe. Com esse processo, podemos escrever o briefing perfeito para o time criativo.

  1. Conteúdos em Português <> Peças de Design

Feito o briefing, o Card Pai passa para a fase Solicitações para design no nosso Pipe, um novo Card Filho é criado no backlog do Pipe de Marketing Design e, assim que eles marcam a solicitação como feita, o Card Pai vai automaticamente para a fase de Publicando novamente em meu Pipe. A partir daí, sabemos que podemos continuar com o nosso processo e entregar a solicitação com todos os componentes em mãos.

 

Como entram as solicitações para o time de traduções?

Por meio de um formulário online (ou Public Form) totalmente personalizado para as necessidades do meu processo.

 

No meu caso, inclusive adicionei campos condicionais e obrigatórios, o que faz com que os solicitantes nos enviem um briefing mais assertivo e estruturado.

 

Este é o nosso formulário público:

 

Dependendo da resposta que recebemos no campo “What are you looking for?” (ou “O que você está procurando?” em português), por exemplo, novos campos se abrem logo abaixo solicitando a URL original do documento ou texto, entre outros detalhes.

 

Como as entregas são controladas?

Como gestora de um projeto, é muito importante ter visibilidade do que o meu time está fazendo - principalmente em uma operação remota - e o Pipefy é extremamente intuitivo nesse sentido. Olha só esse exemplo de Card:

 

3-Cm2sM87Kns2HitfNoV8liCa4jYTIem-DCOnMY5saA7NWgC7M1Jxt3fasbJAsz9nKkFQibjRledn-60_3-EmTMkRAW014VkOZh0gCmt8qiOUq0lbsTJbj4THNZw-hHiXOgr-q8K

 

Observe como ele já traz o deadline, o nome da solicitação, o tipo de solicitação e quem é a pessoa responsável por essa entrega. Muito bom, né? E o melhor de tudo é que essa hierarquia do Card é personalizável, então caso o mais importante para mim fosse o tipo de tradução (“Landing page”), ela poderia estar em primeiro lugar em negrito.

 

Como essas entregas são reportadas aos líderes?

Simples: com os Relatórios Avançados. Essa área exclusiva de reports me ajuda a escolher, com facilidade, exatamente as informações que preciso passar aos meus líderes. No caso, mensalmente eu meço o número de:

  • Traduções feitas

  • Novos conteúdos

  • Atividades entregues por pessoa do time

No fim, o report fica mais ou menos com essa cara (imagem ilustrativa):

 

A6LEt-WAZxExzE7cuNctnRan6laNK6c6FwHJFxVHFU63vNVd0vLMPWK7IWgcXXUx_K9br-rd3eEm-l4-rGUfGHZ1gi_hD7Oc54jy6G_-hd1cMSyYJRAg6ykZngcvQ5keV_9D3BFY

 

Mas, caso eu queira, também posso fazer o download dos dados em Excel.

 

Maximizando a forma com que uso o Pipefy, consigo ter controle de ponta a ponta não apenas do projeto pelo qual eu respondo, mas também de outros projetos que participo no meu dia a dia. A ferramenta combinada com um time de alto nível, só me faz trazer resultados ainda melhores para o meu departamento e, é claro, para a empresa também!

 

E você, como usa Pipefy para gerenciar seus processos e projetos?


3 replies

Userlevel 7
Badge +8

Muito boas as dicas! Obrigada por compartilhar, Leticia! :blush:

Userlevel 3

Muito, legal, Lê! Parabéns pelo texto. Adorei :grinning:

Userlevel 5

Obrigada, pessoal!

Reply