database / lista

  • 23 September 2021
  • 8 replies
  • 218 views

Userlevel 5

Olá,

Estou pensando em criar uma base de dados ou uma lista de seleção com condições em campos, gostaria de sugestões ou ideias.

O centro de custo da empresa tem umas 500 opções, separados por setor / operacional / pessoal / geral.

Hoje eles buscam esse código na planilha e preenchem no formulário inicial.

Então pensei criar uma lista de seleção com os códigos e a descrição de cada centro de custo, iria criar condições de campo para mostrar apenas o Setor selecionado e do tipo da despesa, único problema é que não tem opção de filtro na “Lista de seleção”.

Se tiverem sugestões.

 

Desde já agradeço


8 replies

Userlevel 7
Badge +6

Bom dia!

Olham, pra esse caso eu acharia melhor criar um database com as informações, você pode adicionar um campo no formulário inicial, ou na fase que deseja, de “conexão database”, nas configurações dessa opção você pode deixar “buscar registro pelo titulo”, assim o pessoal pode pesquisar e encontrar a solicitação que deseja. Acho que essa é maneira mais fácil e prática de resolver isso. 

Userlevel 7
Badge +6

Bom dia!

Olham, pra esse caso eu acharia melhor criar um database com as informações, você pode adicionar um campo no formulário inicial, ou na fase que deseja, de “conexão database”, nas configurações dessa opção você pode deixar “buscar registro pelo titulo”, assim o pessoal pode pesquisar e encontrar a solicitação que deseja. Acho que essa é maneira mais fácil e prática de resolver isso. 

Nesse meu exemplo eu criei um database com todas as culturas que atendemos, temos várias opções, na hora do responsável preencher esse campo no start forms é só ele pesquisar o nome da cultura ali que se houver vai encontrar rapidamente. 

Userlevel 5

Uso da banco de dados é muito bom, mas entra numa questão que existe do setor.

Marketing: 08215-5   LANCHES HORA EXTRA

Sac: 08315-1   LANCHES HORA EXTRA

Consigo criar alguma separação?

Userlevel 7
Badge +6

Só uma duvida, como o pessoal cria os cards? Eles tem acesso ao pipe ou é só pelo link do formulário inicial? Se for por um link dá pra você fazer o seguinte: Separa as informações do database por setor da sua empresa, no formulário para criação do card coloca um campo antes perguntando qual o setor que essa pessoa trabalha, conforme a resposta dela vai abrir um campo condicional para a solicitação dela, esse campo condicional vai ter somente as solicitações do setor dela, porque vai estar linkado com o database do setor. 

Ou dá pra criar um dataabse único, mas com a informação bem explicita, usando seu exemplo: Você pode deixar o titulo com o seguinte padrão: Setor, solicitação, código da solicitação. O titulo ficaria assim: 

SAC | LANCHE HORA EXTRA | 08315-1 

MARKETING | LANCHE HORA EXTRA | 08215-5 

Assim você tem um único database mas com as informações organizadas, mitigando o risco de alguém selecionar a opção do setor errado. Nesse caso de um único database, se a pessoa pesquisar “Lanche hora extra” vai aparecer todas as opções (no caso 2), é só ela escolher do setor dela. 

Eu acho mais fácil o único database, mas o mais organizado é separar por setor, assim você joga pra praticamente 0 a chance de alguém selecionar a opção de pegar a solicitação de outro setor. 

Userlevel 5

Só uma duvida, como o pessoal cria os cards? Eles tem acesso ao pipe ou é só pelo link do formulário inicial?

Acesso pelo portal

Userlevel 7
Badge +6

Entendi, então acho melhor e mais organizado separar os databases por setor. 

 

Userlevel 5

Entendi, então acho melhor e mais organizado separar os databases por setor. 

 

 Obrigado pelas dicas, acabei fazendo isso. Valeu

 

Userlevel 7
Badge +6

De nada! Que bom que deu certo :)

Reply