Solved

Impedimento de criar nova automação por suposto loop (que não existe)

  • 14 November 2022
  • 6 replies
  • 80 views

Userlevel 2

Eu tenho um requisito que diz que:

 

  1. Caso um determinado campo seja preenchido com um valor fixo = “Improdutivo”, o card precisa ser movido para uma fase “Finalizado” e um novo card precisa ser criado;
  2. Caso um card seja movido para uma determinada fase, esse mesmo campo da Regra 1 precisa ser preenchido com um valor fixo = “Cancelado”.

O Pipefy deixa eu criar a regra 1, mas quando tento criar a regra 2 ele impede com a seguinte mensagem de erro:

“"Esta automação não pode ser criada! Ela resultaria em um ciclo infinito de criação de cards. Em ciclo com ….(id: XXXX)."]]

Esse impedimento não faz sentido, pois a regra 2 está atualizando o campo para um valor diferente do que triggaria a criação de um novo card da regra 1. Ou seja, não haverá o loop.

Esse é um requisito básico, alguém conhece algum workaround para conseguir atender no pipefy? Outras ferramentas similares permitem esse tipo de configuração sem esforço alto de customização.

 

icon

Best answer by julia-pinheiro 22 November 2022, 22:03

View original

6 replies

Userlevel 3

Oi @felipenlima tudo bem com você? 

Nesse caso precisaríamos verificar se dentro das automações tem alguma condição adicional. Poderia me enviar os prints das automações e das condições por favor?

Userlevel 3

@felipenlima Caso contrário, pode abrir um chamado no nosso suporte para fazer a análise mais profunda e identificar o acontecido 😄

Userlevel 5
Badge

@felipenlima 

Algumas vezes, o sistema acusa “looping infinito” quando o usuário tentar salvar uma alteração em uma automação ou salvar uma nova. Isso ocorre, pois quando uma automação é salva, o sistema revalida todas as automações existentes, assim como suas regras internas.

Para entender como o looping funciona, imagine uma automação salva, em que a regra é: “Quando o card for movido para a fase X → Cria um card no mesmo pipe”. Agora, imagine uma nova automação sendo criada com a regra: “Quando um card é criado → Mover o card para a fase X”. Essa segunda automação irá criar um looping infinito, já que todos os cards movidos para a fase X irão criar um card novo e, quando um card é criado, esse mesmo card criado é movido para a fase X e assim sucessivamente, gerando um loop.

Mesmo com condicionais limitando uma das automações, o sistema não permite nem a possibilidade de um looping e portanto, o usuário não consegue salvar a automação. É possível que dadas as automações existentes, a criação ou alteração de uma automação não gere um looping de fato, mas se o sistema prever uma possível automação futura em que o looping seja possível (baseando-se nas existentes), ele já breca uma edição ou nova automação que seja passível desse looping.

 

Userlevel 2

Oi @marcos.pedrosa . Entendo seu ponto, mas o caso que estava tentando criar era um requisito simples, que pode facilmente ser atendido em outras ferramentas. 

 

Regra 1: Criar um novo card sempre que o campo Status = Improdutivo

Regra 2: Sempre que um card for movido para etapa “Cancelados” no Kanban, preencher o campo com Status = Cancelado.

Considero que seja uma limitação muito grande da ferramenta não permitir um requisito tão simples de ser atendido.

Infelizmente, esse assunto já foi avaliado com o suporte Pipefy e disseram que a ferramenta não permitiria mesmo não havendo de fato um loop (e nem sequer risco de um loop, já que não há criação de novos cards em vários cenários)

Userlevel 2

Oi @anggela-leiva , 

Infelizmente, esse assunto já foi avaliado com o suporte Pipefy e disseram que a ferramenta não permitiria mesmo não havendo de fato um loop (e nem sequer risco de um loop, já que não há criação de novos cards em vários cenários).

A sugestão foi separar em 2 kanbans/fluxos, o que não faria sentido algum para nosso processo. Infelizmente, é uma limitação básica que não teríamos em outras ferramentas similares, conforme consultei com especialistas do meu time. 

Userlevel 5
Badge +1

Olá!

Esse loop ocorre algumas vezes que existem automações onde a ação de uma é gatilho da outra.

Um workaround que pode funcionar é criar um campo auxiliar do tipo seleção única para ser intermédio das duas automações:

  1. Caso um determinado campo seja preenchido com um valor fixo = “Improdutivo”, o card precisa ser movido para uma fase “Finalizado” e um novo card precisa ser criado;
  2. Quando um card é movido para uma determinada fase: atualiza o campo auxiliar
  3. Ao atualizar o campo auxiliar, atualiza o campo da Regra 1 com um valor fixo = “Cancelado”.

Espero ter ajudado!

Reply