Solved

Integração Data base com Formulário Público

  • 3 June 2020
  • 4 replies
  • 629 views

Userlevel 5

Atualmente nós utilizamos o Formulário Público para receber solicitações de clientes, apresentando a necessidade de que, em cada solicitação, é necessário inserir informações de contato como nome, email e telefone. Essas informações são salvas em uma database. 

Em cada nova solicitação registrada, cria-se um novo registro na nossa data base, o que implica na duplicação de informações de um mesmo cliente. 

Gostaríamos de que fosse possível disponibilizar ao cliente uma integração entre o Formulário Público e a database, em que o solicitante, ao informar seu nome, tenha as demais informações preenchidas automaticamente nos respectivos campos, caso seja um cliente reincidente, ou que o cliente visualize somente o seu registro (evitando o compartilhamento de informações confidenciais de outros clientes), na opção de busca na data base.

Alguém teria alguma sugestão de como fazer isso no Pipefy, ou que esteja com a mesma necessidade?

 

 

icon

Best answer by Ana Gomes 5 June 2020, 16:56

View original

4 replies

Userlevel 5

Oi, Thaianne, tudo certinho com você?

Uooou! Você trouxe um ótimo ponto! Realmente hoje não temos um formulário público para database. Porém, tem um jeito de fazer isso funcionar, vou explicar o passo-a-passo!

(Atenção: essa solução envolve o uso de Condicionais, por isso só é válida a partir do plano Business)

Passo 1:

Criar um campo no Start Form de seleção única, algo como “Você é um novo cliente?” e as opções “Sim” e “Não”.

Algo tipo assim!

Passo 2:

Criar um campo de conexão com database, em que só seja possível buscar registros. No título, pode colocar algo como “Selecione seu nome aqui”.

Passo 3:

Criar um outro campo de conexão com database, porém ao final do formulário, com a configuração de apenas criar registros e de uma única entrada. É importante também configurar o autofill desse campo, para “puxar” as respostas dos campos anteriores para esse novo registro na database. Para ser mais claro a quem está preenchendo, você pode colocar o título algo como “Para finalizar, clique no ícone abaixo” e, na descrição, apenas colocar que será necessário clicar no botão abaixo e, em seguida, em adicionar e em criar registro. Acho que, inclusive, essa etapa você já tem! :sweat_smile:

Passo 4:

Agora é o momento de criarmos as condicionais. A ideia é que: 1) quando a pergunta “Você é um novo cliente?” estiver em branco, então não mostrar nenhum dos dois campos de conexão; 2) quando a resposta a essa pergunta for “Não”, mostrar o campo do passo 2 e esconder o campo do passo 3, assim como os campos que já estarão no registro na database; 3) quando a resposta a mesma pergunta for “Sim”, mostrar o campo do passo 3 e esconder o campo do passo 2.

  1. Quando a pergunta “Você é um novo cliente?” estiver em branco, então não mostrar nenhum dos dois campos de conexão:

 Aqui não será necessário preencher a parte debaixo, de se “as condições forem falsas”, tá?

  1. Quando a resposta a essa pergunta for “Não”, mostrar o campo do passo 2 e esconder o campo do passo 3, assim como os campos que já estarão no registro na database:

Você precisará criar uma nova condicional, que seja mais ou menos assim.

  1. Quando a resposta a mesma pergunta for “Sim”, mostrar o campo do passo 3 e esconder o campo do passo 2:

Na mesma condicional anterior, você irá preencher a parte debaixo “Se as condições forem falsas”. Por quê? Porque a condição falsa é justamente se a resposta for “Sim”. Note que isso só funciona porque só há duas opções de resposta (Sim/Não).

 

Outra opção seria colocar o campo de conexão na função de busca já no começo e, se a pessoa não encontrasse seu nome, aí sim exibir os próximos campos.

Sei que isso não vai impedir totalmente a criação de registros duplicados na database, mas certamente diminui as chances de que aconteça!

 

Espero ter ajudado, Thaianne! :blush: Se ainda tiver dúvidas, coloca aqui!

Userlevel 5

Olá @Ana Gomes, tudo bem? :D 

Muito obrigada pela sua resposta! Gostei bastante da sua sugestão ,mas ainda tenho algumas dúvidas:

  • Criei os campos de acordo com o passo a passo que você sugeriu, mas no campo de busca onde o cliente escreve o seu nome, aparecem todos os dados da database que era o que eu tinha receio de aparecer, pois são dados confidenciais de nossos clientes. A questão é, podemos fazer com que a pessoa digite o nome dela e somente apareça o nome dela ou fazer com que no campo de busca não apareça nenhuma informação da database? 
     
  • Existe a possibilidade de termos um campo de texto em que a pessoa digite o nome dela e ao criar um campo de conexão com a database, ele faça a procura e preencha as informações com um “autofill”? 

Aguardo seu retorno :grin:

Userlevel 5

Oi @thaiannelourenco! Ótimas perguntas.

  1. Tem como “esconder” as demais informações que aparecem quando você busca um registro na database, tipo essa abaixo:

    Para isso, basta acessar as configurações da sua database, clicar em opções avançadas e selecionar/remover os campos do layout resumido:

  2. Isso ainda não é possível :( Mas é, de fato, uma excelente sugestão de funcionalidade! :grinning:
Userlevel 5

Show @Ana Gomes muito obrigada pelas dicas! 

Reply