🤓 Por que você deveria aprender Ruby?

  • 15 October 2021
  • 6 replies
  • 242 views
🤓 Por que você deveria aprender Ruby?
Userlevel 3

Esse é mais um artigo sobre mais uma linguagem de programação e eu sou mais uma pessoa tentando te convencer que essa é melhor, né? Não necessariamente, me dá um tempinho para eu explicar. Eu sou uma pessoa normal, sem uma formação em Ciências da Computação. Estudei psicologia por anos antes de perceber que o que eu queria fazer mesmo era programar e acredito que todos que tenham esse desejo de experimentar deveriam ter pelo menos uma chance de tentar. 

 

O desenvolvimento de software pode ser divertido e é para todos. E é por isso que estou escrevendo isto: para todas as pessoas que querem começar sua carreira de novo e não sabem como, para todos os iniciantes que não tiveram uma formação em tecnologia, para pessoas em diferentes situações que querem dar uma chance a uma para a tecnologia e mudar suas vidas, mas não sabem se podem porque estão acostumados a ouvir ‘isso não é para você’ ou mesmo para aqueles que já trabalham na área, mas querem trabalhar com outra linguagem mas estão com medo.

 

Isto é para vocês. A tecnologia é para todos.
Então, como Ruby pode te ajudar com isso?

 

1 – COMUNIDADE

Quando Yukihiro Matsumoto, também conhecido como Matz, lançou o Ruby em 1995, seu principal objetivo ao criar uma nova linguagem de programação era fazer uma ferramenta que ajudasse todas as pessoas desenvolvedoras a serem mais produtivas e felizes em seus trabalhos.

A comunidade de Ruby também acredita muito nisso, tanto que no início de 2000 eles lançaram um lema: MINASWAN, que significa Matz Is Nice And So We Are Nice (podendo ser traduzido para Matz é legal, portanto também somos legais). Acredito que é por isso que Ruby tem essa comunidade tão grande, diversa e linda que se ajuda mutuamente. Eles têm muitas conferências ao redor do mundo, diversos encontros em várias cidades (inclusive no Brasil) que acontecem todas as semanas e fóruns online que os mantêm conectados. Eles também produzem muito conteúdo gratuito para a comunidade e são muito amigáveis ​​com os iniciantes, o que é uma boa notícia para quem está começando agora.

 

2 – CURVA DE APRENDIZAGEM

Existem muitas linguagens por aí e cada uma delas exigirá muito trabalho e estudo, mas existem alguns elementos em Ruby que são muito bons e fáceis de entender para quem está iniciando. A sintaxe do Ruby é limpa e intuitiva, foi projetada para ser semelhante à língua inglesa, então você não precisa perder muito tempo memorizando nada para escrever o código.

Ao contrário do javascript, por exemplo, você não precisa se preocupar em terminar suas linhas com um ponto e vírgula (;). E, ao contrário do Python, seu código funcionará mesmo com a indentação errada – mas, por favor, indente seu código – é uma boa prática! A questão aqui é: Ruby é muito inteligente e fácil de escrever e ler.

 

3 – RAILS

Ruby on Rails foi criado por David Heinemeier Hanson em 2004 e é o framework mais famoso construído com a linguagem de programação Ruby. O framework Rails é open-source e permite que você construa e entregue aplicações muito rapidamente.

De acordo com similartech.com, atualmente mais de 403.720 sites estão usando Ruby on Rails e há 199.772 são domínios únicos. Alguns dos exemplos mais famosos de aplicativos que usam Ruby On Rails são Shopify, Airbnb, Github e claro, nosso amado Pipefy!

 

4 – SIM, ESTAMOS CONTRATANDO

Existe um mito de que Ruby está morrendo, já que faz muito tempo que a tecnologia foi lançada, mas a cada ano essa linguagem de programação se mostra cada vez mais consolidada – e não obsoleta. No ano passado (2020), na pesquisa do Stack Overflow, Ruby estava entre as quinze tecnologias mais utilizadas profissionalmente. Aqui no Pipefy, estamos sempre de portas abertas para bons profissionais de Ruby on Rails em nossos times! Você pode dar uma olhada nas nossas vagas aqui aqui.

E se você está no início de sua jornada de carreira, pode se juntar a nós como um Young Gun Tech, assim como eu! O Young Gun Tech Program é o nosso Programa de Trainee de Engenharia de Software que irá aprimorar suas habilidades técnicas  tanto no front quanto no backend, além das outras habilidades pessoais que são necessárias para ser um excelente profissional.

Depois de dar a você um monte de razões para não apenas iniciar na programação, mas iniciar na programação através do Ruby, quero reforçar minha ideia inicial de que programar pode ser para todos – é para você, é para mim, é para qualquer um que queira fazer isso. Você não precisa ser imediatamente bom nisso, um gênio,você não precisa de um talento especial, você só precisa tentar e continuar tentando. E  sabe de uma coisa? Pode ser muito divertido!

Não é sobre códigos, ou pelo menos, não é apenas sobre o códigos. A tecnologia também envolve a experiência do usuário, acessibilidade, responsabilidade social, cultura e diversidade. A tecnologia pode e deve ser usada como uma ferramenta de mudança social, pois é, acima de tudo,  sobre pessoas.

 

_ Sobre a autora: Yasmin Valim é uma Young Gun Tech na Pipefy


6 replies

Userlevel 7
Badge +4

é uma boa dica 

Userlevel 7
Badge +6

Achei muito interessante, vou buscar conhecer mais sobre essa linguagem. 

Userlevel 7
Badge +4

Achei muito interessante, vou buscar conhecer mais sobre essa linguagem. 

Eu aprendi e me deu muitas ideias legais de itens para implementar aqui na empresa

Userlevel 7
Badge +6

Achei muito interessante, vou buscar conhecer mais sobre essa linguagem. 

Eu aprendi e me deu muitas ideias legais de itens para implementar aqui na empresa

Bom saber disso! Começou a estudar por onde? 

 

Userlevel 7
Badge +4

Achei muito interessante, vou buscar conhecer mais sobre essa linguagem. 

Eu aprendi e me deu muitas ideias legais de itens para implementar aqui na empresa

Bom saber disso! Começou a estudar por onde? 

 

Youtube

Userlevel 5
Badge

Interessante saber!

Reply