Question

SLA - Contar somente em horário e dia comercial

  • 20 May 2021
  • 7 replies
  • 1029 views

Userlevel 2

Boa tarde  a todos.

 

Como faremos para que o SLA só conte em horário Comercial.

Não é justo que alguém que abra um chamado as 17, conte o tempo após as 18 até o dia seguinte e não somente até as 18, depois volta a conta após as 9 da manhã no dia útil seguinte.


7 replies

Userlevel 7
Badge +15

@elcioferreira a configuração de SLA somente em dia de semana é possível apenas na configuração da expiração do card (Configuração do Pipe):

 

 

Para fases específicas não é possível configurar SLA em dias da semana ou horas úteis.

 

Solução Alternativa:

 

Você pode fazer este tratamento do SLA em horas úteis extraindo os dados em um relatório do Pipefy e calculado em um Excel ou Google Sheets.

 

Para calcular as horas úteis, você precisará extrair as colunas de data de criação do card e data de encerramento do card. Caso seja necessário, a mesma fórmula pode ser aplicada aos SLA de todas as etapas.

 

Eu fiz uma simulação de como ficaria o cálculo neste planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1clvD0oX-r5fVRzzZgk7TqMbKA0MM0_LDCfYIl5o6M-w/

 

Ainda falta tratar algumas situações como feriados e finais de semana, mas é o caminho que precisa ser seguido.

Userlevel 2

@elcioferreira a configuração de SLA somente em dia de semana é possível apenas na configuração da expiração do card (Configuração do Pipe):

 

 

Para fases específicas não é possível configurar SLA em dias da semana ou horas úteis.

 

Solução Alternativa:

 

Você pode fazer este tratamento do SLA em horas úteis extraindo os dados em um relatório do Pipefy e calculado em um Excel ou Google Sheets.

 

Para calcular as horas úteis, você precisará extrair as colunas de data de criação do card e data de encerramento do card. Caso seja necessário, a mesma fórmula pode ser aplicada aos SLA de todas as etapas.

 

Eu fiz uma simulação de como ficaria o cálculo neste planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1clvD0oX-r5fVRzzZgk7TqMbKA0MM0_LDCfYIl5o6M-w/

 

Ainda falta tratar algumas situações como feriados e finais de semana, mas é o caminho que precisa ser seguido.

Bom dia Lucas agradeço por ter respondido.
Mas o que trago aqui é que a plataforma precisa evoluir.
Não faz sentido ter que extrair numa planilha para conseguir isso.
Já implantei as melhores plataformas de ITSM, como Jira e neles, tem tudo isso de maneira simples.
1) Um Cadastro de Calendário.
2) Cadastro de SLa baseado neste calendário que já consta o horário de trabalho e feriados.

Isso o time de Devs da Pipefy precisa evluir no entendimento.
se quiserem estou diponível para mostrar como é no Jira .

 

 

Userlevel 3
Badge

Bom dia Elcio e Lucas, tudo bem?

 

A configuração que o Lucas enviou (Configuração do Pipe → Alerta de Expirado → Selecionar a opção “Somente dias da Semana”) vale para tanto o alerta do Pipe quanto das fases, não somente do Pipe.

 

Portanto Elcio, basta você ir nas configurações do pipe e habilitar essa opção, que os novos cards serão contabilizados em dias úteis.

 

 

Userlevel 3
Badge

Bom dia Elcio e Lucas, tudo bem?

 

A configuração que o Lucas enviou (Configuração do Pipe → Alerta de Expirado → Selecionar a opção “Somente dias da Semana”) vale para tanto o alerta do Pipe quanto das fases, não somente do Pipe.

 

Portanto @elcioferreira  , basta você ir nas configurações do Pipe e habilitar essa opção, que os novos cards serão contabilizados em dias úteis.

:) 

Userlevel 7
Badge +15

Bom dia Elcio e Lucas, tudo bem?

 

A configuração que o Lucas enviou (Configuração do Pipe → Alerta de Expirado → Selecionar a opção “Somente dias da Semana”) vale para tanto o alerta do Pipe quanto das fases, não somente do Pipe.

 

Portanto Elcio, basta você ir nas configurações do pipe e habilitar essa opção, que os novos cards serão contabilizados em dias úteis.

 

 

Legal Paula, eu pensava que elas valiam apenas para a Expiração. Obrigado!

Userlevel 2

Bom dia Elcio e Lucas, tudo bem?

 

A configuração que o Lucas enviou (Configuração do Pipe → Alerta de Expirado → Selecionar a opção “Somente dias da Semana”) vale para tanto o alerta do Pipe quanto das fases, não somente do Pipe.

 

Portanto Elcio, basta você ir nas configurações do pipe e habilitar essa opção, que os novos cards serão contabilizados em dias úteis.

 

 

Bom dia Paula, tudo bem ?
Isso eu entendi, o que estou dizendo é do horário comercial não só dos dias úteis.

O SLA contar horas não úteis não faz nenhum sentido.

O time de Devs precisam prever isso.
|Acho que vale a pena ajustarem isso para que o sistema controle o SLA devidamente.

 

Userlevel 7
Badge +10

Boa tarde @elcioferreira, tudo bem?

Atualmente realmente não é possível computador o SLA apenas em horário comercial, conseguimos filtrar apenas por dias úteis. Mas fica aí o feedback para avaliarmos a possibilidade dessa alteração futuramente.

Abraços, 

Reply