Solved

Utilizar condicional em formulário de Database

  • 11 February 2021
  • 15 replies
  • 641 views

Userlevel 3

Bom dia pessoal,

 

Estou criando uma database para cadastro de clientes que será compartilhada publicamente e gostaria de utilizar um campo condicional para diferenciar os clientes Pessoas Jurídicas (que informam CNPJ) de Profissionais Liberais (que informam o CPF).  

No meu caso, uso um campo Radio Vertical de preenchimento obrigatório onde o cliente marca seu tipo de empresa, PJ ou Profissional Liberal. E depois, tenho dois campos de documento, um CNPJ (para as pessoas Jurídicas) e outro de CPF (para os profissionais liberais).

É possível utilizar o campo de condicional para esconder a opção que não se aplica ao respondente do formulário de database? Caso isso não seja possível, alguma outra ideia?

icon

Best answer by Nicole Chiroli 11 March 2022, 13:29

View original

15 replies

Userlevel 3

Oi, Lucas. Espero que esteja bem.

 

Também desconheço uma forma de criar condicionais de campos no formulário da database, então até já marquei aqui para acompanhamento desta thread, mas uma coisa que adotamos aqui e que pode funcionar para você é:

 

  1. Dividir os tipos de cadastros em databases diferentes. No seu caso, criar uma database de Pessoa Jurídica (CNPJ) e outra de Profissionais Liberais (CPF);
  2. Criar as condicionais nos pipes onde for necessário, habilitando o preenchimento da database 1 (PJ - CNPJ) ou da database 2 (Profissionais Liberais - CPF).

 

Espero ajudar.

 

Um abraço,

 
Userlevel 3

Boa Sandrival! Para o meu uso, uma database única possibilitaria fazer integrações com maior facilidade. Estou estudando de alterar tipo de campo de “documento”  para apenas “número”, e o respondente então preenche com o CNPJ ou CPF. O prejuízo é perder a verificação de validade do que foi digitado.  De qualquer forma, Muito obrigado pela sugestão! 

Abs!

Userlevel 7
Badge +10

Olá pessoal, boa tarde! 

@lucaslencina Realmente, no momento, não é possível utilizar condicionais de campo no Database, apenas em Pipes. Mas agradecemos muito pelo feedback!

@Sandrival Matos deu uma excelente ideia. Caso seja inviável pra ti, recomendo não deixar os campos obrigatórios e colocar uma descrição para a pessoa selecionar o campo que a cabe.

Espero que ajude e qualquer coisa estamos por aqui.


Um abraço!​​​​​​

Userlevel 7
Badge +15

@lucaslencina existe uma possibilidade utilizado o Integromat

  1. Criei um Pipe para que as pessoas utilizem um formulário público para preencher as informações que você precisa para o cadastro. Neste formulário você poderá criar todas as condicionais necessárias.
  2. No Integromat, utilize o módulo de leitura de novos cards criados para iniciar o processo.
  3. Para todos os cards criados, criei uma etapa de criação de um registro na tabela base de dados de clientes. 

 

Com este processo, você terá todos os cadastros feitos no PIPE replicados na tabela.

 

Caso tenha dúvidas na configuração do Integromat, estarei a disposição.

Userlevel 3

Hello @Lucas Democh, você poderia detalhar um pouco mais como fez para integrar a função de atualizar um campo em uma tabela (update a table report)? 

 

Em minha conta do pipefy eu tenho diferentes empresas, porém, sempre que configura independente de qual empresa estou fazendo a conexão só consigo visualizar as databases de uma única empresa.

 

Grade desde já pela ajuda.

 

Atenciosamente,

Lucas

Userlevel 7
Badge +15

Hello @Lucas Democh, você poderia detalhar um pouco mais como fez para integrar a função de atualizar um campo em uma tabela (update a table report)? 

 

Em minha conta do pipefy eu tenho diferentes empresas, porém, sempre que configura independente de qual empresa estou fazendo a conexão só consigo visualizar as databases de uma única empresa.

 

Grade desde já pela ajuda.

 

Atenciosamente,

Lucas

Lucas,

 

NO meu caso, eu criei um Pipe com as condicionais citadas no tópico inicial. QUando um card é criado, independente se é CPF ou CNPJ, ele é criado automaticamente na tabela. Este tipo de integração ainda não é possível no Pipefy, mas é perfeitamente possível no Integromat.

 

Abaixo segue o fluxo de módulos (simplificado) utilizados no Integromat:
 

 

Todos os campos preenhidos no formulário do Pipe são utilizado na criação dos registro na tabela.

 

O integromat permite esta e outras integrações incríveis. Se tiver dúvidas mais pontuais, pode me chamar.

Userlevel 3

Boa noite, Lucas!

 

Muito obrigado pelas informações, eu consegui seguir e fazer a integração com o pipefy para criar entradas na tabela (create a table record). Isso já vai me ajudar muito!!

 

Estou tentando agora implementar a opção “update a table record”. Que seria substituir alguma informação que já está na tabela por um atualizada. Em meu pipefy eu tenho 3 empresas e quando tento criar essa integração (mesmo fazendo a conexão certinho) só consigo visualizar os databases de uma das empresas (que não é onde eu quero fazer a integração). Você já chegou a fazer algo nesse sentido?

 

Agradeço novamente pela atenção.

 

Att.,

 

Lucas T.

Userlevel 7
Badge +15

Boa noite, Lucas!

 

Muito obrigado pelas informações, eu consegui seguir e fazer a integração com o pipefy para criar entradas na tabela (create a table record). Isso já vai me ajudar muito!!

 

Estou tentando agora implementar a opção “update a table record”. Que seria substituir alguma informação que já está na tabela por um atualizada. Em meu pipefy eu tenho 3 empresas e quando tento criar essa integração (mesmo fazendo a conexão certinho) só consigo visualizar os databases de uma das empresas (que não é onde eu quero fazer a integração). Você já chegou a fazer algo nesse sentido?

 

Agradeço novamente pela atenção.

 

Att.,

 

Lucas T.

Sim, meu processo de RH tem situações parecidas. Todos os processos alimentam a tabela final de colaboradores.

Você pode seguir esta lógica:

 

Neste exemplo, com base nos critérios dos filtros de cada linha ele atualiza uma ou mais tabelas.

As possibilidades são ilimitadas.

Eu sou parceiro do Integromat e do Pipefy, se quiser bater um papo a respeito dessas possibilidades, pode marcar aqui: https://calendly.com/biai/bowe

 

At.te.

 

Lucas Democh

Userlevel 3

Olá, Lucas. 

 

Obrigado pelas informações, eu consegui evoluir e conectar o integromat com minha tabela. No entanto quando tenho um anexo entre os campos da tabela e recebo uma msg de erro e não conseguido resolver ("Error Parse error on "/" (error) at [1, 193]"). 

 

Você já teve esse tipo de problema?

 

Obrigado mais uma vez pela atenção,

 

Lucas

 

Userlevel 7
Badge +15

Olá, Lucas. 

 

Obrigado pelas informações, eu consegui evoluir e conectar o integromat com minha tabela. No entanto quando tenho um anexo entre os campos da tabela e recebo uma msg de erro e não conseguido resolver ("Error Parse error on "/" (error) at [1, 193]"). 

 

Você já teve esse tipo de problema?

 

Obrigado mais uma vez pela atenção,

 

Lucas

 

Lucas, o Pipefy salva o anexo como um link. Sendo assim, você precisa apontar o anexo para um campo de texto. É a solução que eu tenho usado na maioria dos casos.

 

Existe a opção de você usar algumas ferramentas mais complexas do Integromat para extrair o arquivo do link e salvá-lo como anexo, mas acredito que não seja a melhor solução para este caso.

 

Me diga se a solução 1 atende sua demanda.

 

 

Userlevel 3

Olá, Lucas.

 

Muito obrigado novamente pelo retorno. Eu tentei desta forma mas ainda continuo recebendo a mesma mensagem de erro ("Error Parse error on "/" (error) at [1, 193]"). 

Eu tenho, como este, duas entradas através de um formulário, sendo “nome completo” e “anexe seu currículo”. Em meu database eu criei dois campos de texto para receber as duas variáveis. Dessa forma eu apontei “Nome completo” para “nome_completo (database)” e Anexe seu currículo (anexado em PDF pela pessoa que está preenchendo o cadastro) para “Curriculo_anexo”. Onde Currículo_anexo é um campo de texto. Veja imagem abaixo:

 

Não estou conseguindo enxergar o que estou fazendo de errado nesse caso. Agradeço mais uma vez pela atenção.

 

Lucas

Userlevel 7
Badge +15

Boa tarde @Lucas Trevisan 

 

Este erro acontece devido ao link do Pipefy contar os caracteres “” e []. Para contorná-lo, você seguirá os seguintes passos:

 

Utilize o módulo “Set Multiple Variables”

 

 

Neste modulo você irá criar as variáveis com todos os links. No meu exemplo, eu coloquei apenas uma variável.

 

Na criação da variável, utilize a função substring com a seguinte configuração:

 

No módulo de criação do registro da tabela, utilize a(s) variável(is) criada anteriormente:

 

Seguindo esses passos, o registro será criado corretamente. Registro na tabela (link editado por questões de segurança):

Boa sorte!

Userlevel 5
Badge

Hey, @lucaslencina 

Um ano se passou e tô com a mesma necessidade que você, ainda não solucionada. 
 

Bom dia pessoal,

 

Estou criando uma database para cadastro de clientes que será compartilhada publicamente e gostaria de utilizar um campo condicional para diferenciar os clientes Pessoas Jurídicas (que informam CNPJ) de Profissionais Liberais (que informam o CPF).  

No meu caso, uso um campo Radio Vertical de preenchimento obrigatório onde o cliente marca seu tipo de empresa, PJ ou Profissional Liberal. E depois, tenho dois campos de documento, um CNPJ (para as pessoas Jurídicas) e outro de CPF (para os profissionais liberais).

É possível utilizar o campo de condicional para esconder a opção que não se aplica ao respondente do formulário de database? Caso isso não seja possível, alguma outra ideia?

 

Userlevel 7
Badge +8

Hey, @lucaslencina 

Um ano se passou e tô com a mesma necessidade que você, ainda não solucionada. 
 

Bom dia pessoal,

 

Estou criando uma database para cadastro de clientes que será compartilhada publicamente e gostaria de utilizar um campo condicional para diferenciar os clientes Pessoas Jurídicas (que informam CNPJ) de Profissionais Liberais (que informam o CPF).  

No meu caso, uso um campo Radio Vertical de preenchimento obrigatório onde o cliente marca seu tipo de empresa, PJ ou Profissional Liberal. E depois, tenho dois campos de documento, um CNPJ (para as pessoas Jurídicas) e outro de CPF (para os profissionais liberais).

É possível utilizar o campo de condicional para esconder a opção que não se aplica ao respondente do formulário de database? Caso isso não seja possível, alguma outra ideia?

 

@Nicole Chiroli sabe como ajudar a @isabelanorton ?

Userlevel 7
Badge +10

Olá, pessoal. Entendo a dor de vocês.  :disappointed_relieved:  No entanto, realmente não temos condicionais de campo para database em nosso roadmap de curto prazo.

No momento em relação a databases, estamos trabalhando em construir automações., que é um dos maiores pedidos que temos em relação a databases pelos nossos clientes. :blush: Mas estou reforçando o feedback aqui internamente para o time responsável. 

Um abraço! 

Reply