Interview

ūüéô Conhe√ßa um Superuser - Vicente Lemes

• 31 August 2023
  • 3 replies
  • 83 views
ūüéô Conhe√ßa um Superuser - Vicente Lemes
Userlevel 7
Badge +9

Neste mês, vamos conhecer um pouco mais sobre Vicente Lemes, analista de sistemas e parte do departamento de gestão estratégica na divisão de Tecnologia e Inovação do Grupo CHQ, além de Superuser da Comunidade. Ele dividiu conosco um pouco sobre sua experiência e resultados com o Pipefy.

> Conte-nos um pouco sobre você. De onde você é? Quais são os assuntos de seu interesse? E seus hobbies? Qual é o seu cargo e em que empresa você trabalha?

Sou de uma cidadezinha chamada Carneirinho, que fica l√° na pontinha do tri√Ęngulo mineiro, bem no limite do estado.Sou analista de sistemas, fa√ßo parte do departamento de gest√£o estrat√©gica do Grupo CHQ, que √© a holding respons√°vel pela marca Chiquinho Sorvetes.

Dentro da gestão estratégica faço parte da divisão de 'tecnologia e inovação', que é a divisão responsável por liderar projetos inovadores e utilizar a tecnologia para impulsionar o crescimento do grupo.

Eu leio e assisto bastante conte√ļdo sobre muscula√ß√£o, filosofia, ci√™ncia, tecnologia, games e claro, automa√ß√Ķes, que al√©m de ser parte do meu trabalho √© um assunto que particularmente gosto bastante. Meu principal hobby √© a muscula√ß√£o, atualmente estou em prepara√ß√£o para participar de uma competi√ß√£o de fisiculturismo no ano que vem.

Como consequ√™ncia da muscula√ß√£o eu acabei virando um bom cozinheiro, porque comer arroz cru com peito de frango seco sem tempero n√£o d√°, n√©? Tive que me desdobrar e aprender, e hoje cozinhar pra mim e pra minha esposa, que tamb√©m √© atleta, √© uma coisa que gosto muito de fazer.E desde a inf√Ęncia eu sempre gostei de videogame, ent√£o sempre que sobra um tempinho nos finais de semana minha esposa e eu jogamos alguma coisa no Playstation.

> Como você usa o Pipefy na sua rotina de trabalho?

O Pipefy é meu trabalho. Sou responsável pela gestão e implantação do Pipefy e das ferramentas de integração que o envolve, temos outras tecnologias, mas a principal e que hoje consome 90% do meu tempo é o Pipefy.

> Como você aprendeu a usar o Pipefy?

Assistindo vídeos, os próprios tutoriais do Pipefy, Pipefy Academy, testando na prática e a interagindo na comunidade (atualmente estou contribuindo pouco e apenas lendo porque está corrido).

> Quais foram os impactos da adoção do Pipefy em seu fluxo de trabalho e processos?

Bom, acho que a minha visão sobre isso é diferente pois não tenho o mesmo uso que os outros departamentos aqui já que tecnicamente eles são meus clientes internos.

Mas falando sobre os fluxos e processos da empresa no geral, é de reconhecimento de todos que a implantação do Pipefy transformou nossa organização, trazendo padronização e otimização de tempo, também nos abriu as portas para indicadores e métricas que não tínhamos antes.

Hoje todo nosso trabalho é organizado e gerenciado dentro do Pipefy, no começo houve uma estranheza por ser um novo método de trabalho, mas rapidamente todo mundo percebeu o quão fácil e intuitivo era o uso da ferramenta.

Falando um pouco sobre a implantação do Pipefy aqui na CHQ: em outubro de 2019 quando entrei na no grupo CHQ, minha função era organizar o fluxo de trabalho da agência de marketing, mas logo no início senti muita dificuldade pois não havia uma ferramenta pra isso.

Ent√£o sugeri que busc√°ssemos uma ferramenta constru√≠da para gerenciamento, e das ferramentas que analisamos o Pipefy se destacou por ser Kanban, pela praticidade na constru√ß√£o, pelas automa√ß√Ķes e integra√ß√Ķes dispon√≠veis.

A ideia inicial em 2019 era uma ferramenta para atender os processos de marketing, mas o Pablo Bernardes (vice-presidente do Grupo CHQ) viu que faria sentido implantar a ferramenta para todos os departamentos do grupo, ent√£o em setembro de 2020 fui transferido para o Grupo CHQ e aqui estou desde ent√£o.

Atualmente, os departamentos que fazem parte do Pipefy são: Expansão, Implantação, Arquitetura, Marketing e Jurídico.

Aproveito e trago a resposta de um líder e usuário do Pipefy desde a sua implantação:

Gustavo Souza - Supervisor de Marketing: O Pipefy trouxe um ambiente de trabalho mais fluido e a opera√ß√£o ficou mais din√Ęmica. Acho que a melhor vantagem do Pipefy √© todos poderem falar no mesmo lugar, a mesma l√≠ngua, com os mesmos prazos e o mesmo background de informa√ß√Ķes.

> Que recurso do Pipefy mais te ajuda em suas tarefas? Qual deles você mais gosta de usar?

S√£o dois: automa√ß√Ķes e integra√ß√Ķes. Elas facilitam muito o trabalho de todos aqui no grupo CHQ. Em alguns processos j√° estamos chegando a quase 100 automa√ß√Ķes, tanto nativas do Pipefy quanto por ferramentas de integra√ß√£o. Na medida que elas avan√ßam nosso trabalho fica cada vez mais otimizado, em muitas situa√ß√Ķes juntamos os dois tipos de automa√ß√Ķes para extrair o m√°ximo do que o Pipefy pode nos oferecer.

> O que você vê como diferencial do Pipefy em relação a outras ferramentas de mercado? 

Layout intuitivo, possibilidade de automa√ß√Ķes, integra√ß√Ķes, conex√£o entre pipes e databases e o suporte ao usu√°rio. A jun√ß√£o disso tudo torna o Pipefy uma ferramenta poderos√≠ssima no controle e otimiza√ß√£o dos nossos processos.

> Qual das ideias sugeridas para o time de Produto √© a mais √ļtil para voc√™?

A distribuição de demandas foi uma funcionalidade incrível, estou adorando testá-la. Mas o que eu ainda aguardo ansiosamente são os campos calculáveis.

> Conte-nos como tem sido ser um Superuser.

Vejo isso como algo que me motiva a interagir cada vez mais na comunidade. E foi na comunidade que eu pude interagir com pessoas apaixonadas por processos e automa√ß√Ķes que sempre se mostraram dispostas a compartilhar conhecimento.

> Algo mais que você gostaria de adicionar?

Apenas agradecer a todos que contribuíram e ainda contribuem na comunidade do Pipefy.

Siga o superuser Vicente Lemes (@vicente-lemes) para expandir suas conex√Ķes na Comunidade e seu conhecimento sobre o Pipefy.

Tem alguma sugest√£o de melhoraria para o Pipefy? Compartilhe-a aqui para colaborar com nosso time de produto.

3 replies

Userlevel 7
Badge +11

Obrigado pela oportunidade!

Userlevel 7
Badge +18

ūüĎŹūüĎŹūüĎŹūüĎŹ

Userlevel 7
Badge +13

‚úĆ‚úĆ‚úĆ‚úĆ‚úĆ‚úĆ‚úĆ‚úĆ

Reply