Interview

🎙 Conheça um Superuser - Vicente Lemes

  • 31 August 2023
  • 3 replies
  • 85 views
🎙 Conheça um Superuser - Vicente Lemes
Userlevel 7

Neste mês, vamos conhecer um pouco mais sobre Vicente Lemes, analista de sistemas e parte do departamento de gestão estratégica na divisão de Tecnologia e Inovação do Grupo CHQ, além de Superuser da Comunidade. Ele dividiu conosco um pouco sobre sua experiência e resultados com o Pipefy.
 

 

> Conte-nos um pouco sobre você. De onde você é? Quais são os assuntos de seu interesse? E seus hobbies? Qual é o seu cargo e em que empresa você trabalha?
 

Sou de uma cidadezinha chamada Carneirinho, que fica lá na pontinha do triângulo mineiro, bem no limite do estado.Sou analista de sistemas, faço parte do departamento de gestão estratégica do Grupo CHQ, que é a holding responsável pela marca Chiquinho Sorvetes.

 

Dentro da gestão estratégica faço parte da divisão de 'tecnologia e inovação', que é a divisão responsável por liderar projetos inovadores e utilizar a tecnologia para impulsionar o crescimento do grupo.


Eu leio e assisto bastante conteúdo sobre musculação, filosofia, ciência, tecnologia, games e claro, automações, que além de ser parte do meu trabalho é um assunto que particularmente gosto bastante. Meu principal hobby é a musculação, atualmente estou em preparação para participar de uma competição de fisiculturismo no ano que vem.

Como consequência da musculação eu acabei virando um bom cozinheiro, porque comer arroz cru com peito de frango seco sem tempero não dá, né? Tive que me desdobrar e aprender, e hoje cozinhar pra mim e pra minha esposa, que também é atleta, é uma coisa que gosto muito de fazer.E desde a infância eu sempre gostei de videogame, então sempre que sobra um tempinho nos finais de semana minha esposa e eu jogamos alguma coisa no Playstation.

 

> Como você usa o Pipefy na sua rotina de trabalho?
 

O Pipefy é meu trabalho. Sou responsável pela gestão e implantação do Pipefy e das ferramentas de integração que o envolve, temos outras tecnologias, mas a principal e que hoje consome 90% do meu tempo é o Pipefy.

 

> Como você aprendeu a usar o Pipefy?
 

Assistindo vídeos, os próprios tutoriais do Pipefy, Pipefy Academy, testando na prática e a interagindo na comunidade (atualmente estou contribuindo pouco e apenas lendo porque está corrido).


 

> Quais foram os impactos da adoção do Pipefy em seu fluxo de trabalho e processos?
 

Bom, acho que a minha visão sobre isso é diferente pois não tenho o mesmo uso que os outros departamentos aqui já que tecnicamente eles são meus clientes internos.

Mas falando sobre os fluxos e processos da empresa no geral, é de reconhecimento de todos que a implantação do Pipefy transformou nossa organização, trazendo padronização e otimização de tempo, também nos abriu as portas para indicadores e métricas que não tínhamos antes.

 

Hoje todo nosso trabalho é organizado e gerenciado dentro do Pipefy, no começo houve uma estranheza por ser um novo método de trabalho, mas rapidamente todo mundo percebeu o quão fácil e intuitivo era o uso da ferramenta.

 

Falando um pouco sobre a implantação do Pipefy aqui na CHQ: em outubro de 2019 quando entrei na no grupo CHQ, minha função era organizar o fluxo de trabalho da agência de marketing, mas logo no início senti muita dificuldade pois não havia uma ferramenta pra isso.

 

Então sugeri que buscássemos uma ferramenta construída para gerenciamento, e das ferramentas que analisamos o Pipefy se destacou por ser Kanban, pela praticidade na construção, pelas automações e integrações disponíveis.

 

A ideia inicial em 2019 era uma ferramenta para atender os processos de marketing, mas o Pablo Bernardes (vice-presidente do Grupo CHQ) viu que faria sentido implantar a ferramenta para todos os departamentos do grupo, então em setembro de 2020 fui transferido para o Grupo CHQ e aqui estou desde então.

 

Atualmente, os departamentos que fazem parte do Pipefy são: Expansão, Implantação, Arquitetura, Marketing e Jurídico.

 

Aproveito e trago a resposta de um líder e usuário do Pipefy desde a sua implantação:

Gustavo Souza - Supervisor de Marketing: O Pipefy trouxe um ambiente de trabalho mais fluido e a operação ficou mais dinâmica. Acho que a melhor vantagem do Pipefy é todos poderem falar no mesmo lugar, a mesma língua, com os mesmos prazos e o mesmo background de informações.
 

> Que recurso do Pipefy mais te ajuda em suas tarefas? Qual deles você mais gosta de usar?
 

São dois: automações e integrações. Elas facilitam muito o trabalho de todos aqui no grupo CHQ. Em alguns processos já estamos chegando a quase 100 automações, tanto nativas do Pipefy quanto por ferramentas de integração. Na medida que elas avançam nosso trabalho fica cada vez mais otimizado, em muitas situações juntamos os dois tipos de automações para extrair o máximo do que o Pipefy pode nos oferecer.
 

> O que você vê como diferencial do Pipefy em relação a outras ferramentas de mercado? 

 

Layout intuitivo, possibilidade de automações, integrações, conexão entre pipes e databases e o suporte ao usuário. A junção disso tudo torna o Pipefy uma ferramenta poderosíssima no controle e otimização dos nossos processos.
 

> Qual das ideias sugeridas para o time de Produto é a mais útil para você?

 

A distribuição de demandas foi uma funcionalidade incrível, estou adorando testá-la. Mas o que eu ainda aguardo ansiosamente são os campos calculáveis.

 

> Conte-nos como tem sido ser um Superuser.
 

Vejo isso como algo que me motiva a interagir cada vez mais na comunidade. E foi na comunidade que eu pude interagir com pessoas apaixonadas por processos e automações que sempre se mostraram dispostas a compartilhar conhecimento.

 

> Algo mais que você gostaria de adicionar?

 

Apenas agradecer a todos que contribuíram e ainda contribuem na comunidade do Pipefy.

 


Siga o superuser Vicente Lemes (@vicente-lemes) para expandir suas conexões na Comunidade e seu conhecimento sobre o Pipefy.

Tem alguma sugestão de melhoraria para o Pipefy? Compartilhe-a aqui para colaborar com nosso time de produto.

 


3 replies

Userlevel 7
Badge +18

👏👏👏👏

Userlevel 7
Badge +11

Obrigado pela oportunidade!

Userlevel 7
Badge +13

✌✌✌✌✌✌✌✌

Reply