Skip to main content

Boa tarde,

Gostaria de solicitar ajuda com o cálculo de SLA nos meus processos. Atualmente, temos fases em que o tempo de permanência do card não deve ser considerado no cálculo do prazo de conclusão.

Exemplo de fluxo de fases:

• Análise
  • Pendência Interna
  • Pendência Cliente (tempo nesta fase deve ser desconsiderado)
  • Concluído

O prazo total para conclusão de um card é de 2 dias úteis, e preciso que, ao final do processo, seja possível identificar se o card foi concluído dentro desse prazo, desconsiderando o tempo em que esteve na fase “Pendência Cliente”.

Caso prático:

• Data de criação do card: 06/10/2025
  • Data de vencimento (prazo de 2 dias úteis): 08/10/2025
  • Entrada na fase “Pendência Cliente”: 07/10/2025
  • Saída da fase “Pendência Cliente”: 15/10/2025
  • Data de finalização: 16/10/2025

Apesar de o card ter sido finalizado em 16/10, o tempo útil de trabalho (desconsiderando os dias em “Pendência Cliente”) foi de apenas 2 dias úteis, portanto dentro do SLA.

Resumo dos dados:

• Tempo total entre criação e finalização: 10 dias corridos
  • Tempo em “Pendência Cliente”: 8 dias corridos
  • Tempo útil considerado para SLA: 2 dias úteis
  • SLA atendido

Olá ​@joao-malheiros-allianz nós temos alguns jeitos de fazer isso.

Primeiro de tudo devemos definir a fase, no meu caso vou usar a fase “Pedido de compra” e “solicitação de fornecedor”

Agora vamos para as automações, para isso vamos usar 4 automações (no meu caso, mas você pode adptar para o seu caso), vamos começar pela que zera os campos.

Você precisa criar uma automaçao que sempre que um card for criado, você zera os campos do calculo, pois podem haver fases que o card não passa e com isso o campo fica vazio, e isso pode gerar erro.

Após isso fazemos a requisição HTTP, após a criação de uma a unica diferença vai ser o campo que você irá selecionar para colocar os resultados, note que eu tenho campos de TEXTO LONGO chamados “calculo sla selecao” e “calculo sla pedido de compra” aqui você pode colocar o nome que quiser só precisa ser texto longo

Aqui é importante quando o card SAIR de uma fase, pois é quando ele se movimenta que vamos contar a duração que aquele card ficou e nós vamos usar a seguinta query em JSON, importante trocar apenas aquele “SEU_DATA_PILL” pelo ID do card ali clicando no “+” ali no response body 

{
"query": "query MyQuery { card(id: \"SEU_DATA_PILL\") { current_phase_age }}"
}

Faça a mesma coisa só mudando ali a aba “RESPONSE” para o campo de cada fase para entrar no calculo, então essa automação de HTTP vai variar de acordo com a quantidade de fases que você precisa. no seu caso são 3 

• Análise
  • Pendência Interna
  • Concluído

E na ultima automação eu tenho um agente de IA que vai fazer isso para mim, criei um prompt que funciona, precisa apenas adptar para o seu caso, o meu prompt é 

Eu quero que você pegue o resultado do campo seu_campo1 e seu_campo2 
pegue os dois campos e faça uma soma entre os dois campos, por exemplo "100 + 100 = 200" ali esta chamado "current_phase_age" quero que você pegue o numero apos o ""current_phase_age:" então por exemplo "current_phase_age: 312" extraia o numero 312.
Após isso quero que faça o seguinte calculo, se o numero for maior que 300, você vai escrever no campo de saida "SLA NAO CUMPRIDO" e for menor você vai escrever "SLA CUMPRIDO"

Apenas adapte para o seu caso como são 3 campos coloque ali 3 campos e faça o exemplo da soma também. 

Após isso, toda vez que um campo entra na fase “concluido” (no seu caso) mas no meu caso ali é cotação ele faz o calculo desses campos, como os dois tempos é maior que 300, o SLA nao foi cumprido

Existe outras maneiras de fazer e tem como melhorar esse prompt também, mas é uma maneira bem intuitiva de implementar isso no pipefy.