Skip to main content
Question

Automatizar meses do ano

• March 18, 2026
  • 5 replies
  • 46 views

mariangela3

Enviarei documentos para assinatura, quando o card chegar em determinada fase. Esses documentos tem um campo importante: o campo MÊS DE REFERÊNCIA (01/2026 ou somente 01).

Quando o card for concluído, quero fazer uma automação para criar o novo card e o mês de referência deve ser o anterior + 1 (01/2026 + 1 = 02/2026 ou apenas 02).

Como fazer o pipefy completar este campo automaticamente?

5 replies

Amanda Dianni
Pipefy Staff
  • Software Engineer
  • March 24, 2026

@mariangela3 você pode criar um campo de “próximo mês” no seu card, e criar uma automação de fórmula para quando o card for finalizado, atualizar esse campo, como no exemplo abaixo:

Depois, você pode criar uma nova automação com o gatilho desse campo de “próximo mês” for atualizado, criar um novo card, onde o campo de mês vai receber o valor do campo “próximo mês”:

Lembrando que para a fórmula funcionar corretamente, os campos devem ser do tipo numéricos.

mariangela3
  • Author
  • Inspiring
  • March 24, 2026

Olá, muito obrigada pela ajuda!

O probelma é que nas minha opções de automação com formula, eu nao tenho o IF. Tenho apenas estas:
SUM

AVERAGE

MIN

MAX

MULTIPLY

DIVIDE

SUBTRACT

COUNT

ROUND

IF_NULL

mariangela3
  • Author
  • Inspiring
  • March 24, 2026

escrevendo a fórmula, está dando erro!

Amanda Dianni
Pipefy Staff
  • Software Engineer
  • March 24, 2026

@mariangela3 vi que você usou ponto e vírgula para separar a fórmula, mas o correto é vírgula. E é isso mesmo, não é uma opção de seleção da fórmula, mas você pode escrevê-la.

mariangela3
  • Author
  • Inspiring
  • March 25, 2026

Muuuuuiiiiito obrigada ​@Amanda Dianni , deu certo!!!! 🤗