Sticky

ūü§ď Por que voc√™ deveria aprender Ruby?

  • 15 October 2021
  • 5 replies
  • 30 views
ūü§ď Por que voc√™ deveria aprender Ruby?
Userlevel 2

Esse é mais um artigo sobre mais uma linguagem de programação e eu sou mais uma pessoa tentando te convencer que essa é melhor, né? Não necessariamente, me dá um tempinho para eu explicar. Eu sou uma pessoa normal, sem uma formação em Ciências da Computação. Estudei psicologia por anos antes de perceber que o que eu queria fazer mesmo era programar e acredito que todos que tenham esse desejo de experimentar deveriam ter pelo menos uma chance de tentar. 

 

O desenvolvimento de software pode ser divertido e √© para todos. E √© por isso que estou escrevendo isto: para todas as pessoas que querem come√ßar sua carreira de novo e n√£o sabem como, para todos os iniciantes que n√£o tiveram uma forma√ß√£o em tecnologia, para pessoas em diferentes situa√ß√Ķes que querem dar uma chance a uma para a tecnologia e mudar suas vidas, mas n√£o sabem se podem porque est√£o acostumados a ouvir ‚Äėisso n√£o √© para voc√™‚Äô ou mesmo para aqueles que j√° trabalham na √°rea, mas querem trabalhar com outra linguagem mas est√£o com medo.

 

Isto é para vocês. A tecnologia é para todos.
Ent√£o, como Ruby pode te ajudar com isso?

 

1 ‚Äď COMUNIDADE

Quando Yukihiro Matsumoto, também conhecido como Matz, lançou o Ruby em 1995, seu principal objetivo ao criar uma nova linguagem de programação era fazer uma ferramenta que ajudasse todas as pessoas desenvolvedoras a serem mais produtivas e felizes em seus trabalhos.

A comunidade de Ruby tamb√©m acredita muito nisso, tanto que no in√≠cio de 2000 eles lan√ßaram um lema:¬†MINASWAN, que significa¬†Matz Is Nice And So We Are Nice¬†(podendo ser traduzido para Matz √© legal, portanto tamb√©m somos legais). Acredito que √© por isso que Ruby tem essa comunidade t√£o grande, diversa e linda que se ajuda mutuamente. Eles t√™m muitas confer√™ncias ao redor do mundo, diversos encontros em v√°rias cidades (inclusive no Brasil) que acontecem todas as semanas e f√≥runs online que os mant√™m conectados. Eles tamb√©m produzem muito conte√ļdo gratuito para a comunidade e s√£o muito amig√°veis ‚Äč‚Äčcom os iniciantes, o que √© uma boa not√≠cia para quem est√° come√ßando agora.

 

2 ‚Äď CURVA DE APRENDIZAGEM

Existem muitas linguagens por aí e cada uma delas exigirá muito trabalho e estudo, mas existem alguns elementos em Ruby que são muito bons e fáceis de entender para quem está iniciando. A sintaxe do Ruby é limpa e intuitiva, foi projetada para ser semelhante à língua inglesa, então você não precisa perder muito tempo memorizando nada para escrever o código.

Ao contr√°rio do¬†javascript, por exemplo, voc√™ n√£o precisa se preocupar em terminar suas linhas com um ponto e v√≠rgula (;). E, ao contr√°rio do¬†Python, seu c√≥digo funcionar√° mesmo com a indenta√ß√£o errada ‚Äď mas, por favor, indente seu c√≥digo ‚Äď √© uma boa pr√°tica! A quest√£o aqui √©: Ruby √© muito inteligente e f√°cil de escrever e ler.

 

3 ‚Äď RAILS

Ruby on Rails foi criado por David Heinemeier Hanson em 2004 e √© o framework mais famoso constru√≠do com a linguagem de programa√ß√£o Ruby. O framework Rails √© open-source e permite que voc√™ construa e entregue aplica√ß√Ķes muito rapidamente.

De acordo com similartech.com, atualmente mais de 403.720 sites est√£o usando Ruby on Rails e h√° 199.772 s√£o dom√≠nios √ļnicos. Alguns dos exemplos mais famosos de aplicativos que usam Ruby On Rails s√£o Shopify, Airbnb, Github e claro, nosso amado Pipefy!

 

4 ‚Äď SIM, ESTAMOS CONTRATANDO

Existe um mito de que Ruby est√° morrendo, j√° que faz muito tempo que a tecnologia foi lan√ßada, mas a cada ano essa linguagem de programa√ß√£o se mostra cada vez mais consolidada ‚Äď e n√£o obsoleta. No ano passado (2020), na pesquisa do Stack Overflow, Ruby estava entre as quinze tecnologias mais utilizadas profissionalmente. Aqui no Pipefy, estamos sempre de portas abertas para bons profissionais de Ruby on Rails em nossos times! Voc√™ pode dar uma olhada nas nossas vagas aqui¬†aqui.

E se você está no início de sua jornada de carreira, pode se juntar a nós como um Young Gun Tech, assim como eu! O Young Gun Tech Program é o nosso Programa de Trainee de Engenharia de Software que irá aprimorar suas habilidades técnicas  tanto no front quanto no backend, além das outras habilidades pessoais que são necessárias para ser um excelente profissional.

Depois de dar a voc√™ um monte de raz√Ķes para n√£o apenas iniciar na programa√ß√£o, mas iniciar na programa√ß√£o atrav√©s do Ruby, quero refor√ßar minha ideia inicial de que programar pode ser para todos ‚Äď √© para voc√™, √© para mim, √© para qualquer um que queira fazer isso. Voc√™ n√£o precisa ser imediatamente bom nisso, um g√™nio,voc√™ n√£o precisa de um talento especial, voc√™ s√≥ precisa tentar e continuar tentando. E¬† sabe de uma coisa? Pode ser muito divertido!

Não é sobre códigos, ou pelo menos, não é apenas sobre o códigos. A tecnologia também envolve a experiência do usuário, acessibilidade, responsabilidade social, cultura e diversidade. A tecnologia pode e deve ser usada como uma ferramenta de mudança social, pois é, acima de tudo,  sobre pessoas.

 

_ Sobre a autora: Yasmin Valim é uma Young Gun Tech na Pipefy


5 replies

Userlevel 6
Badge +4

é uma boa dica 

Userlevel 6
Badge +4

Achei muito interessante, vou buscar conhecer mais sobre essa linguagem. 

Userlevel 6
Badge +4

Achei muito interessante, vou buscar conhecer mais sobre essa linguagem. 

Eu aprendi e me deu muitas ideias legais de itens para implementar aqui na empresa

Userlevel 6
Badge +4

Achei muito interessante, vou buscar conhecer mais sobre essa linguagem. 

Eu aprendi e me deu muitas ideias legais de itens para implementar aqui na empresa

Bom saber disso! Começou a estudar por onde? 

 

Userlevel 6
Badge +4

Achei muito interessante, vou buscar conhecer mais sobre essa linguagem. 

Eu aprendi e me deu muitas ideias legais de itens para implementar aqui na empresa

Bom saber disso! Começou a estudar por onde? 

 

Youtube

Reply