Skip to main content
Solved

Automação para exportar relatórios e dados


Boa tarde pessoal!

Estou em busca de uma maneira de automatizar export de dados do Pipefy para o Power BI, de alguma maneira sem custos. Pela API, o custo ficaria alto por conta da quantidade de cards e de chamadas que eu teria que fazer para conseguir trazer todos.

Vi que existe ou existia um conector para o Power BI desenvolvido por terceiros, mas ainda não encontrei nenhum download em que o conector funcione.

Podia ter export automático por email, para tentar coletar o arquivo do email, enfim...

Alguém tem alguma sugestão? Gostaria de exportar os relatórios ou trazer dados de maneira automática e sem custo, é possível?

Obrigado, desde já! 

Ola, @lucastaniyama 

 

Duas  alternativas são ferramentas externas que integram com o Pipefy

O make.com ou zapier

 

 


Não sei senha viu essa discussão abaixo

 

 

 


Oi @lucastaniyama é possível por meio de integração ou diretamente pela mesmo.

 

https://developers.pipefy.com/reference/pipe-reports 


Olá!

Para esse processo, você precisa ter um relatório já definido, com os filtros que você deseja.

Em seguida você pode fazer a query 👇

 

mutation {
exportPipeReport(input: { pipeId: 1, pipeReportId: 1}) {
pipeReportExport {
id
}
}
}

 

A resposta a esta chamada conterá uma identificação numérica. Usando esta identificação obtida na chamada anterior, você pode executar a seguinte consulta: 👇

 

{
pipeReportExport(id: 20) {
fileURL
state
startedAt
requestedBy {
id
}
}
}

O resultado dessa segunda chamada, vai gerar um link, você pode copiar e colar no seu navegador e o arquivo será gerado!

Dessa forma você pode utilizar no Power BI

Se ainda precisar de alguma ajuda, avisa aqui. ;)


Bom dia,

 

Eu fiz muitos testes, dentre eles: 

  • 1. Utilizar o conector entre Pipefy e Power Bi (não oficial e facilmente encontrável aqui);
  • 2. Fazer a chamada de API diretamente do Power Bi para o Pipefy, via Power Query.
  • 3. Exportar os relatórios (Pré definidos) para a nuvem, e importar os dados para o Power Bi, de forma automatica e recorrente. 

 

Resumo de cada solução: 

  1. Funciona, mas por se tratar de um conector não oficial, não recebe atualização a muito tempo. Terá pouco suporte para essa escolha, não recomendo.
  2. Funciona bem, mas a API da Pipefy, não é tão rápida, ai vai depender da sua necessidade. A API fornece 500 chamadas em até 30S. Se tiver uma base grande, vai demorar bastante para atualizar. 
  3. Foi a melhor forma que encontrei, pois essa forma, os relatórios ficam salvos na nuvem, e são atualizados de forma automática e tem um limite de 25 extrações por dia, para cada pipe. E atualizo o Power Bi, automaticamente, utilizando os dados dessa base na nuvem. Para incluir um novo campo, para levar para o Power Bi, basta inserir esse campo no relatório do Pipefy, esse método é bem simples e eficaz. 

 

Se tiver dúvida como fazer, pode me procurar. 


Bom dia,

 

Eu fiz muitos testes, dentre eles: 

  • 1. Utilizar o conector entre Pipefy e Power Bi (não oficial e facilmente encontrável aqui);
  • 2. Fazer a chamada de API diretamente do Power Bi para o Pipefy, via Power Query.
  • 3. Exportar os relatórios (Pré definidos) para a nuvem, e importar os dados para o Power Bi, de forma automatica e recorrente. 

 

Resumo de cada solução: 

  1. Funciona, mas por se tratar de um conector não oficial, não recebe atualização a muito tempo. Terá pouco suporte para essa escolha, não recomendo.
  2. Funciona bem, mas a API da Pipefy, não é tão rápida, ai vai depender da sua necessidade. A API fornece 500 chamadas em até 30S. Se tiver uma base grande, vai demorar bastante para atualizar. 
  3. Foi a melhor forma que encontrei, pois essa forma, os relatórios ficam salvos na nuvem, e são atualizados de forma automática e tem um limite de 25 extrações por dia, para cada pipe. E atualizo o Power Bi, automaticamente, utilizando os dados dessa base na nuvem. Para incluir um novo campo, para levar para o Power Bi, basta inserir esse campo no relatório do Pipefy, esse método é bem simples e eficaz. 

 

Se tiver dúvida como fazer, pode me procurar. 

Show Antônio!! Como faço para exportar estes relatórios para a nuvem de maneira automática?

 


Olá!

Para esse processo, você precisa ter um relatório já definido, com os filtros que você deseja.

Em seguida você pode fazer a query 👇

 

mutation {
exportPipeReport(input: { pipeId: 1, pipeReportId: 1}) {
pipeReportExport {
id
}
}
}

 

A resposta a esta chamada conterá uma identificação numérica. Usando esta identificação obtida na chamada anterior, você pode executar a seguinte consulta: 👇

 

{
pipeReportExport(id: 20) {
fileURL
state
startedAt
requestedBy {
id
}
}
}

O resultado dessa segunda chamada, vai gerar um link, você pode copiar e colar no seu navegador e o arquivo será gerado!

Dessa forma você pode utilizar no Power BI

Se ainda precisar de alguma ajuda, avisa aqui. ;)

Que bacana Rachel! Como você fez para o Power BI atualizar de maneira automática por meio deste link depois? Como faço para ele coletar o arquivo gerado no link...


Eu fiz pelo Make.

 

Primeiro, precisa fazer uma solicitação:

mutation {

  exportPipeReport(
    input: { 
       pipeId: XXXXXX, 
       pipeReportId: XXXXXXX
       })
       {
    pipeReportExport {
      id
    }
  }
}

 

Com isso, você receberá de retorno um ID temporário:

query MyQuery {
  pipeReportExport(id: "ID Da Chamada Anterior") {
    fileURL
    state
    startedAt
    requestedBy {
      id
      name
    }
    report {
      id
      name
    }
  }
}

 

Nessa chamada, precisa aguardar/verificar o ‘state’ ser ‘done'. 

 

Após isso, só usar um modulo http, para baixar o arquivo. 

E por último, subir o arquivo baixado para a nuvem. 


Muito bom!


Eu fiz pelo Make.

 

Primeiro, precisa fazer uma solicitação:

mutation {

  exportPipeReport(
    input: { 
       pipeId: XXXXXX, 
       pipeReportId: XXXXXXX
       })
       {
    pipeReportExport {
      id
    }
  }
}

 

Com isso, você receberá de retorno um ID temporário:

query MyQuery {
  pipeReportExport(id: "ID Da Chamada Anterior") {
    fileURL
    state
    startedAt
    requestedBy {
      id
      name
    }
    report {
      id
      name
    }
  }
}

 

Nessa chamada, precisa aguardar/verificar o ‘state’ ser ‘done'. 

 

Após isso, só usar um modulo http, para baixar o arquivo. 

E por último, subir o arquivo baixado para a nuvem. 

Show pessoal!

Deu certo, obrigado!

Sabem dizer se tem algum custo?


Show pessoal!

Deu certo, obrigado!

Sabem dizer se tem algum custo?

 

Tem os custos do Make. 

No Pipefy, você tem o limite de 25 extrações de relatório por pipe, a cada dia. 


Fala pessoal! Tudo certo?

Tivemos esse tópico onde me ajudaram muito com o export de relatórios do Pipe. Netse momento, estou precisando fazer a mesma automatização que fizemos dos relatórios, porém com o export de database…

Como posso realizar a automatização do export de uma database, preferencialmente com o Make?


Olá @lucastaniyama  Nesse caso o ideal o é realmente buscar a gente no suporte do Pipefy para que possamos te encaminhar para a ajuda correta a fazer essa integração!


Reply