Solved

Criar Cards via Power Apps

  • 24 February 2023
  • 23 replies
  • 449 views

Userlevel 7
Badge +18

Olá, é possível criar cards através de formulários do PowerApps da Microsoft ou outros tipo de formulários externos?

icon

Best answer by vicente-lemes 24 February 2023, 17:52

View original

23 replies

Userlevel 7
Badge +11

Oi Marcos.

É possível sim, eu faço isso através de uma ferramenta de integração, o Make (antigo Integromat).

Mas tem diversas opções, Make, Workato, Zapier..

 

Exemplo bem simples: um formulário do Google Forms é respondido, então a automação cria um card no Pipefy com os campos correspondentes.

 

Userlevel 7
Badge +18

Oi Vicente, mas a conexão é direta  entre Pipefy e PowerApps ou do Powerapps vai para uma planilha e depois para o Pipefy, usando o Maker?
Vi no seu exemplo que utiliza o GoogleForms, mas não achei o Powerapps na lista do Maker.

Userlevel 7
Badge +11

Se não tiver o PowerApps no Make dá para utilizar o Google Sheets como intermediário, tranquilo.

Eu uso bastante o Sheets para esse tipo de coisa.

Userlevel 7
Badge +18

Sim, mas acho que no form do google eu não consigo conectar na API da receita federal pra buscar a informação de um CNPJ digitado. A Intenção é facilitar o preenchimento e ja enviar esses dados para um Card.

Userlevel 7
Badge +11

Sim, mas acho que no form do google eu não consigo conectar na API da receita federal pra buscar a informação de um CNPJ digitado. A Intenção é facilitar o preenchimento e ja enviar esses dados para um Card.


O form do google foi só um exemplo de conexão possível.

Mas nessas ferramentas de integração vc tem a possibilidade de fazer chamadas de API ou conectar com o ReceitaWS (não sei se é esse que vc usaria, mas tem no Make).

Userlevel 7
Badge +18

Beleza, vou dar uma olhada.
Muito obrigado!

Userlevel 4

Marcos, eu imagino que você colete alguns dados pelo formulário (CNPJ, por exemplo), queira descobrir outros automaticamente com base nos dados coletados (razão social e nome fantasia, por exemplo) e criar um cartão no Pipefy, correto?

Se sim, algum motivo para não compartilhar o link do formulário inicial do pipe? Seria o jeito mais fácil, acredito eu.

Userlevel 7
Badge +18

Olá, Brennov
No modo que pretendo utilizar o formulário, não fica viável, pois não consigo conectar o Pipefy ao site da Receita Federal Via API para buscar os dados de uma empresa informando apenas o CNP, já no Power APPs eu consigo.
Pelo que o suporte Pipefy me informou, hoje não existe uma conexão como essa no Pipefy.

Se você souber de algo que traga essas informações, me ajudaria muito!

Userlevel 4

Marcos, eu costumo usar o Make para fazer essas integrações, mas poderia ser qualquer outra opção.

Se você consegue fazer uma requisição HTTP pelo Power Apps (ou Power Automate) para a Receita Federal, você poderia enviar os dados, após ter todos que deseja, para o Make (módulo Webhook) e de lá integrar no Pipefy. Ou seja, dentro do Make você teria 2 módulos:
 

 

O primeiro módulo irá te gerar um link e é para esse link que você fará uma requisição POST:
 

 

O segundo módulo é o que você cria o cartão no Pipefy com os dados que chegaram no Webhook (os que você enviou do Power Apps):

 

 

Obvaimente que você também poderia fazer diretamente do Power Apps/Power Automate para o Pipefy também. Se você consegue fazer requisição direto do Power Apps/Automate, você pode enviar os dados para qualquer outro programa que possua API.

 

Avise-me caso tenha ficado com dúvida!

Userlevel 7
Badge +18

Pessoal, com a dica do @vicente-lemes, consegui fazer a consulta do CNPJ e atualizar o card com os dados de CNPJ.
@brennovn, obrigado pelas dicas!

Criei uma conta no app receitaws e gerei um token para utiliza-lo no make

Ficou dessa forma:
 

 

Userlevel 7
Badge +11

Pessoal, com a dica do @vicente-lemes, consegui fazer a consulta do CNPJ e atualizar o card com os dados de CNPJ.
@brennovn, obrigado pelas dicas!

Criei uma conta no app receitaws e gerei um token para utiliza-lo no make

Ficou dessa forma:
 

 

Fico feliz que deu certo, Marcos!

Graças a sua dúvida eu descobri esse ReceitaWS e sugeri aqui na empresa, vamos usar também.

Userlevel 7
Badge +18

 

Pessoal, com a dica do @vicente-lemes, consegui fazer a consulta do CNPJ e atualizar o card com os dados de CNPJ.
@brennovn, obrigado pelas dicas!

Criei uma conta no app receitaws e gerei um token para utiliza-lo no make

Ficou dessa forma:
 

 

Fico feliz que deu certo, Marcos!

Graças a sua dúvida eu descobri esse ReceitaWS e sugeri aqui na empresa, vamos usar também.



 

 @vicente-lemes, vai ajudar muito!!

Userlevel 4

Pessoal, com a dica do @vicente-lemes, consegui fazer a consulta do CNPJ e atualizar o card com os dados de CNPJ.
@brennovn, obrigado pelas dicas!

Criei uma conta no app receitaws e gerei um token para utiliza-lo no make

Ficou dessa forma:
 

 

Fico feliz que deu certo, Marcos!

Graças a sua dúvida eu descobri esse ReceitaWS e sugeri aqui na empresa, vamos usar também.

Mesma coisa da minha parte! Eu estava analisando o www.cpfcnpj.com.br e irei dar uma olhada no ReceitaWS para comparar.

Userlevel 7
Badge +18

@brennovn 👊

Userlevel 2
Badge

@marcosmelo você poderia detalhar melhor um pouco como fez cada fase desse fluxo? Ja criei a conta no receita WS agora estou em busca de criar a automação, ai me deparei com essa primeira situação. 

 

 

Userlevel 4

@caio-cordeiro, você precisa escolher um nome para a conexão e colocar a API Key que encontra na imagem abaixo:
 

Para chegar na imagem, clique no nome da empresa que fica do lado direito superior e depois em Account preferences. Caso não tenha nenhum token, clique em Generate new token. Escolha uma descrição para o token, clique em Save e o token será gerado para você. É esse token que você precisa colar onde mostra API Key quando tenta fazer a conexão com o Pipefy pelo Make.

Basta você criar os 4 módulos da imagem do @marcosmelo em um cenário no Make que conseguirá reproduzir o que foi feito. O 1º módulo é um webhook que receberá dados toda vez que um cartão foi criado em um pipe específico. O 2º módulo é para coletar todos os dados do cartão que acabou de ser criado, ou seja, no 2º módulo terá um campo para você passar o ID que recebeu do 1º módulo. No 3º módulo você precisará passar o CNPJ que obteu como resposta do 2º módulo e no 4º módulo você irá atualizar os dados do cartão com as respostas do 3º módulo.

Espero que tenha ficado mais claro!

Userlevel 7
Badge +18

Boa, @brennovn !

Badge +1

Valeu @brennovn acho que estou muito perto de conseguir mas ainda tem algo errado, está aparecendo que a integração foi feita com sucesso mas nada esta acontecendo em meus cards, deixa eu expor minhas suspeitas que de repente você consegue me ajudar:

1. Na fase 2 eu to colocando da seguinte forma:
 


Ai configurei para que o formulario tenho o campo ID la no pipefy. Está correto?

2. Na fase 3 eu coloquei que ele deve usar o titulo do card que foi obtido na fase 2. Sendo que eu configurei o pipefy para que o titulo seja o formulario preenchido na fase inicial, conforme abaixo:

 


 


Está correto?

3. Por último a fase 4 que suspeito que aqui que esteja de fato errando, eu gostaria de obter o as seguintes informações da receita ws: {{3.nome}}{{3.fantasia}}{{3.abertura}}{{3.natureza_juridica}}{{3.atividade_principal}}{{3.situacao}}{{3.data_situacao}}{{3.email}}{{3.telefone}}{{3.uf}}{{3.municipio}}{{3.logradouro}}{{3.numero}}{{3.bairro}}{{3.cep}}{{3.complemento}}{{3.porte}}{{3.status}}{{3.ultima_atualizacao}}

Então estou colocando esses campos em “new value”, mas nao entendi se eu devo la no pipefy ja criar esses campos no formulario inicial para que eles sejam preenchidos pela automação, se devo colocar esses campos em uma segunda fase no pipefy, está confuso pra mim.

Ai o que eu deveria colocar em field também não entendi, veja como estou fazendo:

 


@marcosmelo 

Userlevel 4

@Corporate Aplix, vamos por partes…

1. O teu formulário do Pipefy não precisa ter o campo ID, pois você consegue consultar o ID de um cartão mesmo que o campo não exista no formulário. Isto é, você pode ter o campo ID se achar que faz sentido, mas não é uma necessidade. De qualquer forma, a tua imagem está correta: você passa o argumento 1. Card ID no parâmetro Card ID.

2. No parâmetro CNPJ, o teu argumento precisa ser o CNPJ, com ponto, barra e traço ou apenas números, conforme exemplos na própria imagem. Você está passando o argumento 2. Title. Isso só funcionará se no Pipefy você colocou o campo CNPJ como título do cartão, e eu vejo pela imagem que é exatamente isso que você fez. Caso optasse por usar um título no cartão do Pipefy que não fosse o CNPJ, você também conseguiria desde que achasse o campo correto para passar como argumento para o parâmetro CNPJ. Resumindo, o que você fez está correto!

3. Você está conseguindo obter outros campos a partir do CNPJ. Logo, o teu cenário até aqui está correto! O problema está exatamente onde você suspeitou: no momento de passar os dados que obteve da requisição do módulo ReceitaWS para o Pipefy, você está passando todos os dados para o título do cartão. O que eu faria no teu lugar é criar um campo no Pipefy para cada campo que quisesse armazenar a partir do CNPJ. Por exemplo, vejo que você consegue pegar os campos nome, fantasia e abertura, entre outros. Se quiser que esses valores estejam no cartão junto com o CNPJ, você precisa ter um campo para cada um deles. O nome não precisa ser idêntico entre a resposta do módulo ReceitaWS e o nome do campo do Pipefy para armazenar o valor! Só que para reduzir o número de operações consumidas no Make, eu sugiro que use apenas um módulo para atualizar N campos do teu cartão no Pipefy conforme explicações do link a seguir: 


 

Badge +1

@Corporate Aplix, vamos por partes…

1. O teu formulário do Pipefy não precisa ter o campo ID, pois você consegue consultar o ID de um cartão mesmo que o campo não exista no formulário. Isto é, você pode ter o campo ID se achar que faz sentido, mas não é uma necessidade. De qualquer forma, a tua imagem está correta: você passa o argumento 1. Card ID no parâmetro Card ID.

2. No parâmetro CNPJ, o teu argumento precisa ser o CNPJ, com ponto, barra e traço ou apenas números, conforme exemplos na própria imagem. Você está passando o argumento 2. Title. Isso só funcionará se no Pipefy você colocou o campo CNPJ como título do cartão, e eu vejo pela imagem que é exatamente isso que você fez. Caso optasse por usar um título no cartão do Pipefy que não fosse o CNPJ, você também conseguiria desde que achasse o campo correto para passar como argumento para o parâmetro CNPJ. Resumindo, o que você fez está correto!

3. Você está conseguindo obter outros campos a partir do CNPJ. Logo, o teu cenário até aqui está correto! O problema está exatamente onde você suspeitou: no momento de passar os dados que obteve da requisição do módulo ReceitaWS para o Pipefy, você está passando todos os dados para o título do cartão. O que eu faria no teu lugar é criar um campo no Pipefy para cada campo que quisesse armazenar a partir do CNPJ. Por exemplo, vejo que você consegue pegar os campos nome, fantasia e abertura, entre outros. Se quiser que esses valores estejam no cartão junto com o CNPJ, você precisa ter um campo para cada um deles. O nome não precisa ser idêntico entre a resposta do módulo ReceitaWS e o nome do campo do Pipefy para armazenar o valor! Só que para reduzir o número de operações consumidas no Make, eu sugiro que use apenas um módulo para atualizar N campos do teu cartão no Pipefy conforme explicações do link a seguir: 


 

Muito obrigado @brennovn vou fazer os ajustes e te digo se deu certo!

Userlevel 2
Badge

@marcosmelo @brennovn consegui fazer e fiz uma forma que gasta so uma automação no make então vou compartilhar com vocês que me ajudaram e quem sabe possa ajudar outros também… 

A integração ficou assim:
 


​​​​
Ai em meu card eu coloquei so o cnpj no formulario e os campos na fase de entrada e coloquei o seguinte codigo: 
mutation {
  updateFieldsValues(input: {
    nodeId: {{2.id}}, 
    values: [
      {fieldId: "nome_da_empresa", value: "{{3.nome}}"},
      {fieldId: "nome_fantasia", value: "{{3.fantasia}}"},
      {fieldId: "data_de_abertura_1", value: "{{3.abertura}}"},
      {fieldId: "natureza_jurpidica", value: "{{3.natureza_juridica}}"},
      {fieldId: "atividade_econ_mica", value: "{{3.atividade_principal[].text}}"},
      {fieldId: "situa_o_1", value: "{{3.situacao}}"},
      {fieldId: "email", value: "{{3.email}}"},
      {fieldId: "endere_o", value: "{{3.telefone}}"},
      {fieldId: "estado_1", value: "{{3.uf}}"},
      {fieldId: "munic_pio_1", value: "{{3.municipio}}"},
      {fieldId: "logradouro_1", value: "{{3.logradouro}}"},
      {fieldId: "n_mero", value: "{{3.numero}}"},
      {fieldId: "bairro_1", value: "{{3.bairro}}"},
      {fieldId: "cep_1", value: "{{3.cep}}"},
      {fieldId: "complemento_1", value: "{{3.complemento}}"},
      {fieldId: "porte_1", value: "{{3.porte}}"},
      {fieldId: "capital_social_1", value: "{{3.capital_social}}"}
        ]
  }) {
    success
  }
}


 

 

Userlevel 7
Badge +18

Muito bom, @caio-cordeiro 

 

Obrigado por compartilhar!!

Userlevel 4

Excelente @caio-cordeiro! Parabéns pelo trabalho!!! Fez muito bem em compartilhar porque, como você mencionou, pode ajudar alguém futuramente.

Reply