Skip to main content
Question

SLA - Contar somente em horário e dia comercial

elcioferreira

Boa tarde  a todos.

Como faremos para que o SLA só conte em horário Comercial.

Não é justo que alguém que abra um chamado as 17, conte o tempo após as 18 até o dia seguinte e não somente até as 18, depois volta a conta após as 9 da manhã no dia útil seguinte.

7 replies

Lucas Democh
Forum|alt.badge.img+15
  • Pipefy Legend
  • 396 replies
  • May 21, 2021

@elcioferreira a configuração de SLA somente em dia de semana é possível apenas na configuração da expiração do card (Configuração do Pipe):

Para fases específicas não é possível configurar SLA em dias da semana ou horas úteis.

Solução Alternativa:

Você pode fazer este tratamento do SLA em horas úteis extraindo os dados em um relatório do Pipefy e calculado em um Excel ou Google Sheets.

Para calcular as horas úteis, você precisará extrair as colunas de data de criação do card e data de encerramento do card. Caso seja necessário, a mesma fórmula pode ser aplicada aos SLA de todas as etapas.

Eu fiz uma simulação de como ficaria o cálculo neste planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1clvD0oX-r5fVRzzZgk7TqMbKA0MM0_LDCfYIl5o6M-w/

Ainda falta tratar algumas situações como feriados e finais de semana, mas é o caminho que precisa ser seguido.

elcioferreira
Lucas Democh wrote:

@elcioferreira a configuração de SLA somente em dia de semana é possível apenas na configuração da expiração do card (Configuração do Pipe):

Para fases específicas não é possível configurar SLA em dias da semana ou horas úteis.

Solução Alternativa:

Você pode fazer este tratamento do SLA em horas úteis extraindo os dados em um relatório do Pipefy e calculado em um Excel ou Google Sheets.

Para calcular as horas úteis, você precisará extrair as colunas de data de criação do card e data de encerramento do card. Caso seja necessário, a mesma fórmula pode ser aplicada aos SLA de todas as etapas.

Eu fiz uma simulação de como ficaria o cálculo neste planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1clvD0oX-r5fVRzzZgk7TqMbKA0MM0_LDCfYIl5o6M-w/

Ainda falta tratar algumas situações como feriados e finais de semana, mas é o caminho que precisa ser seguido.

Bom dia Lucas agradeço por ter respondido.
Mas o que trago aqui é que a plataforma precisa evoluir.
Não faz sentido ter que extrair numa planilha para conseguir isso.
Já implantei as melhores plataformas de ITSM, como Jira e neles, tem tudo isso de maneira simples.
1) Um Cadastro de Calendário.
2) Cadastro de SLa baseado neste calendário que já consta o horário de trabalho e feriados.

Isso o time de Devs da Pipefy precisa evluir no entendimento.
se quiserem estou diponível para mostrar como é no Jira .

paula-pinheiro
Pipefy Staff
Forum|alt.badge.img

Bom dia Elcio e Lucas, tudo bem?

A configuração que o Lucas enviou (Configuração do Pipe → Alerta de Expirado → Selecionar a opção “Somente dias da Semana”) vale para tanto o alerta do Pipe quanto das fases, não somente do Pipe.

Portanto Elcio, basta você ir nas configurações do pipe e habilitar essa opção, que os novos cards serão contabilizados em dias úteis.

paula-pinheiro
Pipefy Staff
Forum|alt.badge.img

A configuração que o Lucas enviou (Configuração do Pipe → Alerta de Expirado → Selecionar a opção “Somente dias da Semana”) vale para tanto o alerta do Pipe quanto das fases, não somente do Pipe.

Portanto @elcioferreira  , basta você ir nas configurações do Pipe e habilitar essa opção, que os novos cards serão contabilizados em dias úteis.

:) 

Lucas Democh
Forum|alt.badge.img+15
  • Pipefy Legend
  • 396 replies
  • May 21, 2021
paula-pinheiro wrote:

Portanto Elcio, basta você ir nas configurações do pipe e habilitar essa opção, que os novos cards serão contabilizados em dias úteis.

Legal Paula, eu pensava que elas valiam apenas para a Expiração. Obrigado!

elcioferreira
paula-pinheiro wrote:

Bom dia Paula, tudo bem ?
Isso eu entendi, o que estou dizendo é do horário comercial não só dos dias úteis.

O SLA contar horas não úteis não faz nenhum sentido.

O time de Devs precisam prever isso.
|Acho que vale a pena ajustarem isso para que o sistema controle o SLA devidamente.

Nicole Chiroli
Pipefy Staff
Forum|alt.badge.img+10

Boa tarde @elcioferreira, tudo bem?

Atualmente realmente não é possível computador o SLA apenas em horário comercial, conseguimos filtrar apenas por dias úteis. Mas fica aí o feedback para avaliarmos a possibilidade dessa alteração futuramente.

Abraços, 

Cookie policy

We use cookies to enhance and personalize your experience. If you accept you agree to our full cookie policy. Learn more about our cookies.

Cookie settings