Solved

Preenchimento automático de campos e Workflow de acordo com o preenchimento de um campo

  • 10 July 2023
  • 7 replies
  • 165 views

Userlevel 3

Pessoal

 

Acabei de conhecer o Pipefy, uma ferramenta extremamente fácil de trabalhar. Eu estudei durante dois dias e já consegui fazer um workflow condicional com SLA de atendimento. Fiquei fascinado com a facilidade da ferramenta mas ainda estou procurando solução para três problemas e vou tentar exemplificar para facilitar o entendimento.

 

1 - Preenchimento automático de campos - vamos imaginar a seguinte situação, tenho uma centena de centros de custos e vou criar uma campo de seleção para esse campo, gostaria que esse campo fosse a chave primária para preencher diversos outros campos (exemplo: nome do centro de custo, responsável pelo centro de custo , diretoria responsável e outros). Ou seja, seleciono um campo e preenche vários outros.

 

2 - Workflow automático - Vamos continuar com o mesmo exemplo, imagina que a pessoa selecionou determinado centro de custo, gostaria que o formulário seguisse a aprovação de acordo com o centro de custo. Eu consegui fazer essa atividade todavia eu montei uma fase para cada centro de custo, ficou imenso. Funciona mas acredito que deve existir uma forma melhor de fazer pois a manutenção desse processo iria ser imensa. Para mim deveria existir uma base (tabela) onde o campo  preenchido fizesse algo semelhante a um procv e pegasse o endereço (email, login ou id) que determinasse o responsável daquela fase no processo e encaminhasse a atividade.

 

3 - Trocar o nome do campo “Mover Card” - Eu estava pensando em trocar o nome dos campos na seção “Mover Card para a fase”. Para mim, não acredito que o responsável precise saber o próximo passo do processo e também não é intuitivo apertar aquele caminho. Deveria existir a possibilidade de poder trocar o nome para “submeter” ou algo assim. Fica mais simples a pessoa realizar sua atividade e depois clicar em um botão assim. Vendo que depois disso não haverá tarefas no seu inbox.

 

O legal dessa ferramenta é a facilidade de poder criar e montar seu próprio processo sem precisar de alguém de TI para criar e “manutenir” esses processos.      

 

Será que alguém consegue me dar uma luz, tentei procurar algum tópico existente mas não tive sucesso.

icon

Best answer by daniel-filho-dfl 12 July 2023, 21:36

View original

7 replies

Userlevel 7
Badge +13

Olá

Para o item 1

Para a opção 1 você pode usar uma solução (tabelas de escolhas) e baseada nessa escolha usar condicionais para mostrar outros campos. 

O start form é 1 só, o dinamismo deve ser construído a partir de condicionais que mostram ou escondem campos.

 

Para o item 2

Se todos os seus cards passam pelas mesmas fases, cabe um redesenho do processo para mudar os aprovadores ao invés das fases..

 

Para o item 3

Essa opção é estrutural no Pipefy e não é configurável.  Vc pode mover cards automaticamente baseado em critérios, via automações, e desabilitar as opções de mover cards.

 

Boa sorte

Userlevel 3

Ezequiel, Obrigado pelo apoio.

 

Vou fazer um teste com a sua sugestão e verificar como ficará. 

 

Em relação a sua resposta do item 2, basicamente os passos são os mesmos todavia mudaria o responsável de acordo com o centro de custo. Eu só não consegui fazer essa associação dinâmica com os aprovadores. Sabe se existe alguma vídeo aula dessa funcionalidade. Estou assistindo os vídeos da DR transformação Digital. para me ajudar a entender as funcionalidades do Pipefy. 

Userlevel 7
Badge +18

Olá

Para o item 1

Para a opção 1 você pode usar uma solução (tabelas de escolhas) e baseada nessa escolha usar condicionais para mostrar outros campos. 

O start form é 1 só, o dinamismo deve ser construído a partir de condicionais que mostram ou escondem campos.

 

Para o item 2

Se todos os seus cards passam pelas mesmas fases, cabe um redesenho do processo para mudar os aprovadores ao invés das fases..

 

Para o item 3

Essa opção é estrutural no Pipefy e não é configurável.  Vc pode mover cards automaticamente baseado em critérios, via automações, e desabilitar as opções de mover cards.

 

Boa sorte

Muito Bom!

Userlevel 7
Badge +13

Para a opção 2:

1) Criar uma tabela com nomes dos aprovadores, e-mail e campo de assignment. (Importante: todos os aprovadores precisam ter acesso ao database (somente leitura)

2) Criar campo Aprovador tipo Assign/Responsável na fase de aprovação. 

 

3) Criar automação Quando o card entrar na fase -> Atualizar campo Aprovador

Usando no critério regras que definam qual aprovador para cada card.

 

Boa sorte.

 

Userlevel 7
Badge +18

Para a opção 2:

1) Criar uma tabela com nomes dos aprovadores, e-mail e campo de assignment. (Importante: todos os aprovadores precisam ter acesso ao database (somente leitura)

2) Criar campo Aprovador tipo Assign/Responsável na fase de aprovação. 

 

3) Criar automação Quando o card entrar na fase -> Atualizar campo Aprovador

Usando no critério regras que definam qual aprovador para cada card.

 

Boa sorte.

 

Perfeito!

Userlevel 7
Badge +8

@daniel-filho-dfl  continua com dificuldades? 

 

Userlevel 3

Oi Juliana, não consegui aplicar a solução proposta por falta de tempo mas esse fim de semana irei fazer um novo workflow no Pipefy para verificar o funcionamento da solução proposta.

Mesmo assim, muito obrigado pela ajuda.

Reply