Problemas com Spam / Phishing


Userlevel 4

Alguém mais com problemas desde hoje de manhã com o Gmail classificando todos os emails enviados pelo domínio do Pipefy como Spam / Phishing?


64 replies

Userlevel 5
Badge

@jacqueline22 ao meu entender, não.

Esta ação geraria o risco de colocar o teu domínio em uma deny list devido ao problema do ambiente Pipefy (link suspeito).

Pelo que o antispam Google alerta (no caso que tive acesso), o link do Pipefy é considerado suspeito (endereço link.pipefy.com), este não mudaria com a alteração de DNS personalizado.

Por estar mandando links suspeitos, corre o risco de reduzir a reputação do teu domínio e cair em deny list.

Userlevel 5
Badge

Olá @Lais Laudari ,

Compreendo que o Pipefy está agindo na correção dos envios.

Tens maiores detalhes sobre o ocorrido? Qual a causa de diversos sistemas de proteção considerarem suspeitos os links do Pipefy?

Estamos tratando como um incidente de segurança da informação e as ações propostas de redução dos controles de segurança (adição em allow list) sem trazer informações suficientes para considerarmos a adoção colocam os clientes em maior risco.

Userlevel 2

Estou com o mesmo problema. 
Até para recebimento dos próprios e-mails internos do pipefy. Estou tentando migrar para a ferramenta mas essa parte dos e-mails está me desmotivando.

Userlevel 2

Também estamos com o mesmo problema, desde o dia 24/02/22, e isso está inviabilizando diversas operações. @Lais Laudari @Juliana Spinardi tem algum prazo para resolverem essa questão?

Userlevel 5
Badge

Também observamos normalização do recebimento.

Os links contidos no e-mail mudaram, o que explica a não classificação do e-mail no antispam como link suspeito.

Isso por si só não indica que o problema foi corrigido.

Como não temos explicações sobre o caso, corremos o risco de um novo bloqueio para este novo endereço dos links (se medida foi apenas de contorno).

@Lais Laudari e @Juliana Spinardi , poderiam trazer maiores informações para compreendermos o ocorrido? 

Userlevel 4

@Ezequiel Souza Eu também espero.. pois está bem problemático a minha operação, com todos os emails caindo direto no spam.. internamente até é possível resolver, mas emails para pessoas externas a empresa, está complexo demais..

Userlevel 7
Badge +8

@Ezequiel Souza @ines_pimpao 

On it!! 

Userlevel 4

@Juliana Spinardi recebi retorno agora da equipe técnica no chat (estou há 3h esperando) e a solução me apresentada é que todos os meus clientes, que recebem emails do pipefy, tem que adicionar o domínio do Pipefy como seguro em seus emails… já comentei que isso não é uma solução viável.. uso essa funcionalidade de enviar emails pelo domínio do Pipefy há mais de 1 ano, isso nunca aconteceu.. é claramente algo maior que está acontecendo, e a equipe de suporte não está sendo útil até aqui. Fico aguardando seu retorno por aqui, pois pelo chat, não estou conseguindo nada.

Userlevel 7
Badge +8

@ines_pimpao Lamento demais que você esteja enfrentando esse problema. 

Estou em contato agora com nosso time de suporte para resolvermos imediatamente seu problema. Eles vão entrar em contato por direct com você! 

Mais uma vez: peço desculpas e faremos o possível para solucionar a questão. 

Obrigada por usar a comunidade para dar mais evidência a esse problema. 

Userlevel 5
Badge

@Juliana Spinardi situação persiste.

Já estamos a 24 horas com esta falha no recebimento de e-mails do Pipefy.

Temos novas informações sobre este caso?

Userlevel 7
Badge +13

@Lais Laudari 

Temos muitos clientes corporativos de grande estruturas globais inclusive nós mesmos somos. Não temos solicitar tal mudança tanto internamente quanto externamente, pois não temos volumetria para justificar isso.

E esta situação está prejudicando muito, pois nenhuma notificação está chegando.

 

Atenciosamente.
 

Userlevel 4

Bom dia, por aqui o problema segue como no dia 1… tendo que enviar todas as NFs de clientes manualmente de novo, pois começamos a receber as reclamações que não foram recebidas..

Userlevel 4

Aqui, aparentemente está normalizando.. primeiro email nesses dias que cai na minha caixa sem estar marcado como spam.. 

Userlevel 7
Badge +13

Bom dia

Aparentemente foi resolvido. Os emails não estão mais sendo classificados como spams.

Em monitoramento.


​​​​

Userlevel 5
Badge

Olá @Juliana Spinardi e @Lais Laudari ,

 

Sigo em dúvida sobre o que ocorreu, o que causou os bloqueios, o que foi feito para solucionar e quais ações aplicadas para não recorrência do problema.

Poderias trazer mais informações sobre o caso?

Userlevel 1

Ola,

Conforme informado em nossa Status Page, emails com origem de nossos domínios não estão sendo mais marcados como SPAM.

Nossos domínios tiveram sua reputação danificada devido ao uso improprio de nossa funcionalidade de email.

Sabemos que isso causa grande impacto em operações que contam com o uso de nossa funcionalidade de Emails. Continuamos trabalhando em melhorias para essa funcionalidade como um novo método de como é feito o envio de links e branding dos emails e regras mais restritivas em relação à avaliação de reputação para uso da funcionalidade de emails.

Agradecemos a sua assistência e paciência enquanto trabalhamos nesse problema

 

Obrigado,

Equipe de Segurança Pipefy

Userlevel 7
Badge +13

@Juliana Spinardi Boa tarde.


Você pode, por favor, nos ajudar com esse tema.  Está se tornando crítico.


Obrigado.

Userlevel 5
Badge

@Juliana Spinardi passo pela mesma situação da Inês.

Caso não possam dar o retorno diretamente na comunidade, poderiam me acionar também por mensagem direta sobre andamento/solução deste caso?

Userlevel 7
Badge +8

@Ezequiel Souza @mgdwyer @ines_pimpao @matheus-loreto @brunonaibert 

English in the end

Olá, pessoal. Estou falando com nosso suporte e parece ser um problema que várias orgs estão enfrentando. Já estamos trabalhando para regularizar novamente para todos vocês. 

Mais uma vez: pedimos desculpas pelo ocorrido. Qualquer novidade eu aviso vocês por aqui e se vocês tiverem qualquer dúvida, podem também usar esse canal. 


English: 
I’m in touch with our support team and it seems to be an issue that several companies are facing right now. We’re already working to solve the problem. 
Once more: sorry for the inconvenience. I’ll keep you posted and if you have questions, you can use this post to send me your doubts. 

Userlevel 7
Badge +8

Based on our analysis the emails are being flagged as spams due to their existance within malicious lists. We went through other email security checks and those are in order according to our analysis.We're still in touch with the companies that need to remove us from the malicious lists, here's an update on where we are now:

  • CRDF and Comodo both confirmed that we were removed from the malicious list
  • We engaged google and sendgrid support to assist us in the issue
  • We reported ourselves as a false-positive to google through the contact provided by virustotal

While we work with them to get everything sorted out, our recomendation is that the users report emails as not spams and add ourselves to their allowlists [Note that this was also recommended by google support while troubleshooting our issue).

Userlevel 1
Badge +1

Estamos com o mesmo problema a alguns dias. Já tentamos diverosos jeitos de pular o filtro de spam do gmail, mas nada resolve. Ficamos no aguardo pela resolução do problema.

Userlevel 7
Badge +13

Bom dia

 

O problema ainda persiste. Os emails seguem indo para o SPAM.

Essa situação está se tornando crítica!

 

Precisamos de uma solução urgente.


Obrigado.​​​​​​

Userlevel 4

Eu achei que iria iniciar a semana de uma forma menos caótica do que foi desde que esse problema iniciou.. sinceramente, espero que a compensação venha de forma mais efetiva do que apenas um sinceras desculpas.. acho justo uma compensação monetária em forma de desconto na próxima fatura, pois é injusto ficarmos tantos dias com processos totalmente afetados, gerando como o @MauricioLopes relatou, muito retrabalho - que é perda de dinheiro para nossos negócios.

Userlevel 3

Bom dia. 

 

Alguma atualização? 

Pipefy Status apenas mostra a mesma mensagem que foi enviada no dia 03/03. Precisamos de alguma informação concreta sobre as ações tomadas e de um prazo para resolução. Não podemos apenas seguir da maneira que está. 

Userlevel 2

Configurar o SMTP com o DNS personalizado ajudaria nas entregas do email?

Reply