👤 Para clientes com Agentes de IA da Pipefy configurados
🔐 Disponível para todos os planos com Agentes de IA
🎯 Para entender o que muda com os novos Modelos de IA e como isso afeta o consumo de créditos
A partir de 13 de julho de 2026, os Agentes de IA da Pipefy passam a oferecer três Modelos de IA, Lite, Standard e Pro, cada um com um consumo de créditos diferente. Esta FAQ reúne as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o que muda, quanto cada Modelo custa e o que fazer, ou não fazer, a partir de agora.
📖 Você vai encontrar respostas sobre:
Sobre a mudança
O que exatamente mudou nos Agentes de IA da Pipefy?
Cada comportamento configurado em um Agente de IA da Pipefy agora pode usar um entre três Modelos de IA, Lite, Standard ou Pro. Antes, existia apenas um Modelo disponível, hoje chamado de Classic. A escolha do Modelo é feita por comportamento, não por Agente, então um mesmo Agente pode combinar Modelos diferentes conforme a complexidade de cada tarefa.
Preciso fazer alguma coisa agora?
Não. Se você não alterar nada, seus Agentes de IA continuam funcionando exatamente como estão, usando o Modelo Classic. Nenhuma ação é necessária até a descontinuação do Modelo Classic, em 30 de setembro de 2026.
Isso significa que o preço dos meus Agentes de IA vai aumentar?
O consumo de créditos depende do Modelo escolhido para cada comportamento, não do plano contratado. O Modelo Standard tem o mesmo consumo de créditos que o Modelo Classic, então a migração automática não altera o consumo atual. O consumo só muda se você optar ativamente pelo Modelo Pro fora do período promocional.
Se você não sabe qual Modelo escolher, comece pelo Standard. Ele cobre a maior parte dos comportamentos operacionais do dia a dia.
Modelos de IA e créditos
Qual é a diferença entre os Modelos Lite, Standard e Pro?
Lite consome 2 créditos por execução e é indicado para tarefas curtas e previsíveis, com entrada de dados já estruturada e resultado único, como traduzir um campo ou classificar uma solicitação. Standard consome 2 créditos por execução e é indicado para tarefas de complexidade média, como leitura de documentos, condicionais em vários campos ou múltiplas ações em sequência. Pro consome 3 créditos por execução, com valor promocional de 2 créditos até 8 de outubro de 2026, e é indicado para trabalhos de alto risco ou análise complexa, com fontes de dados conflitantes ou julgamento que exige mais nuance.
Se Lite e Standard consomem os mesmos créditos, qual é o benefício de usar o Lite?
Velocidade. O Lite é o Modelo mais rápido dos três, então o benefício de usar esse Modelo não está na economia de créditos, mas na agilidade da resposta. Ele é uma boa escolha para comportamentos de alto volume e baixa complexidade, onde a velocidade de entrega importa mais do que a profundidade de raciocínio.
Existem ações que consomem créditos adicionais?
Sim. Além do consumo do Modelo escolhido, três ações específicas somam créditos extras quando usadas dentro de um comportamento: análise de documentos soma 1 crédito, cálculos ou análises somam 0,5 crédito e pesquisa na internet soma 0,5 crédito. Essa cobrança adicional vale para os três Modelos, sem exceção.
Existe alguma situação em que um comportamento não consome créditos?
Sim, duas. Quando a automação está ativa mas a condição configurada não é atendida, e quando o Agente recebe mais dados do que o limite suportado, como mais de 30 anexos em uma única execução. Se houver erro parcial mas parte da execução for concluída, o consumo ocorre normalmente.
Migração e prazos
O que acontece com o Modelo Classic?
O Modelo Classic é o nome dado ao Modelo que já existia antes do lançamento dos novos Modelos. Ele continua funcionando normalmente até 30 de setembro de 2026, quando será descontinuado.
O que acontece comigo quando o Classic for descontinuado?
Todos os comportamentos configurados com o Modelo Classic migram automaticamente para o Modelo Standard, que tem o mesmo consumo de 2 créditos.
Se você quiser manter o mesmo nível de consumo de créditos após 30 de setembro de 2026, não precisa fazer nada. A migração para o Standard é automática e mantém o mesmo custo em créditos do Classic.
O Modelo Pro vai ficar mais caro?
Sim, mas só a partir de 9 de outubro de 2026. Até 8 de outubro de 2026, o Pro consome 2 créditos por execução, no mesmo valor do Standard, para facilitar o teste. A partir de 9 de outubro de 2026, passa a consumir 3 créditos.
Essas mudanças valem para clientes Single Tenant?
O calendário descrito nesta FAQ vale para clientes multi tenant. Clientes Single Tenant seguem o calendário de atualizações específico da sua instância, então os prazos podem ser diferentes. Se você é cliente Single Tenant, confirme as datas com seu time de sucesso do cliente.
Na prática
Posso usar Modelos diferentes no mesmo Agente de IA?
Sim. Cada Agente de IA pode ter até 5 comportamentos configurados, e cada um escolhe seu próprio Modelo de forma independente.
Onde eu escolho o Modelo de IA de um comportamento?
Na tela de configuração de comportamento do Agente de IA, no momento de definir o trigger e as instruções daquele comportamento.
Onde acompanho meu consumo de créditos de IA?
No Painel Administrativo da organização.
Como funciona o consumo de créditos se eu conectar meu próprio modelo de IA, o BYOM?
De forma diferente. Cada execução de Agente e cada Automation run consome 1,5 crédito referente a Agent Reasoning, Actions e Outputs, além das cobranças específicas de capacidades agênticas, como análise de documentos, cálculos ou pesquisa na internet.