Skip to main content

Organização de Condicionais piorou!

• July 3, 2026
  • 3 replies
  • 33 views

isabela-norton

Gostaria de entender se mais gente tá tendo a mesma dificuldade que tô tendo com essa nova desorganização de condicionais sem ter as fases como referência. Tô achando um verdadeiro pesadelo trabalhar assim!

Para pipes novos ter que ficar nomeando a fase em cada uma das condicionais pra conseguir localizar elas, depois ter que ir subindo uma a uma pra hierarquizar. 

Para pipes antigos virou uma grande lista enorme de condicionais, que por mais organizadas e bem noemadas que estejam, ter que ficar abrindo uma a uma pra TALVEZ entender em que fase aquilo acontece. 

Isso considerando pipes funcionais que foram feitos por mim, né… quero nem ver ter que dar manutenção em pipes enormes, feitos por outras pessoas que a gente não faz ideia de como funciona. 

Achei essa mudança horrivel e não entendi ainda o que o time pipefy pensou pra fazer isso. Gostaria de entender se tem mais gente sofrendo assim como eu!

3 replies

vicente-lemes
Forum|alt.badge.img+11

Estou passando pela mesma frustração.

Espero que seja temporário!

Também achei que depois  da atualização ficou bem ruim.

joao-quint
Pipefy Staff
Forum|alt.badge.img+8
  • Pipefy Staff
  • July 10, 2026

Olá ​@isabela-norton@vicente-lemes e ​@laecio-neves,

Queria trazer um pouco de contexto sobre essa mudança.
O agrupamento por fases existia apenas na interface e nunca representou a forma como as condicionais eram avaliadas pelo sistema. Na prática, uma condicional sempre pôde depender de campos de diferentes fases e ser executada juntamente com todas as demais, independentemente da fase onde havia sido criada.
A atualização buscou justamente fazer a interface refletir essa lógica real de execução. Ou seja, o comportamento das condicionais não mudou — o que mudou foi apenas a forma como elas são apresentadas na lista.

Um exemplo ajuda a ilustrar isso:
Antes da migração
As condicionais apareciam organizadas por fase:

Mas a ordem em que elas eram avaliadas pelo sistema era esta:

Depois da migração
Agora a lista reflete exatamente a ordem em que elas são executadas, em um só lugar:

Mesmo comportamento, agora mais visível. O agrupamento por fase deixou de aparecer porque ele nunca fez parte da forma como as condicionais eram realmente executadas.
O que provavelmente acontecia é que, ao criar uma condicional dentro da fase "Em Andamento", por exemplo, parecia que ela só seria avaliada naquele ponto do fluxo. Na prática, porém, ela sempre fez parte da mesma sequência de avaliação das demais condicionais do processo, independentemente da fase onde foi criada.
Entendemos que a organização anterior era uma referência importante para muitos clientes durante a manutenção de processos mais complexos. Ao mesmo tempo, a atualização teve como objetivo fazer com que a interface representasse de forma mais fiel o funcionamento da funcionalidade.