Skip to main content

Este post é uma dica usando - automação – subtítulos dos cards – filtro no visual kanban – relatórios – condicionais :eyeglasses::gear::flag_br:

 

Temos um cliente que vende em 4 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba e sua fábrica fica em São Paulo. As viagens para fora de São Paulo precisam ser bem planejadas de acordo com os prazos de entrega, lead time de produção e novos compromissos.  

O gerente de produção tinha dificuldade de identificar no Pipe de Produção ou mesmo nos relatórios, quais daqueles Cards eram de Recife ou Curitiba, por exemplo. Pois o cadastro do cliente (endereço, cidade, fone etc.) alimenta a “Base de Dados de Clientes” e, o Card que tem as especificações do produto não tinham as informações da “Cidade”. Seria redundante ter que digitar novamente. São muitos cards.

 

Então criamos um “Campo: cidade” na primeira fase do Card e usamos uma Automação para este campo ser automaticamente preenchido, trazendo a informação da Base de Dados de Clientes.

O passo seguinte foi colocar este Campo nos Subtítulos,

desta forma qualquer usuário que está utilizando a Visualização Kanban pode fazer um Filtro buscando a cidade e ter uma visão rápida de como estão os produtos: que fases estão, se tem atrasos, pendências etc.


Além disso o mesmo Campo de cidade pode ser inserido nos Relatórios deste Pipe de Produção. O que antes não era possível porque a informação estava somente na Base do Cliente. Isso facilitou para o gerente. 

 

Vc pode perguntar: Por que vc não criou este campo no Start Form do Card desde o início? Porque o Card diz respeito ao Produto e não aos detalhes do cadastro daquele cliente. O cadastro do cliente é preenchido através de uma Conexão de Base de Dados. Além disso, no lançamento do Card, o vendedor precisa estar focado em muitos campos de detalhes do produto.

Fora isso, muitos desses clientes compram com frequência. Não seria produtivo lançar a cidade ou qualquer tipo de informação de seu cadastro toda vez que ele fizesse uma compra de um produto.

 

Outro passo: após resolver esta necessidade do cliente, nós ocultamos o campo cidade no Card Aberto através de uma Condicional. Assim o deixamos limpo, mantendo somente as informações do Produto.

O importante é saber que podemos trazer informações para um Card de várias Bases. Sendo esta de Fornecedores, Funcionários etc. sem precisar digitar novamente e deixar um card poluído de informações.

 

Passo 1. criar o campo no Card do Pipe.

Passo 2. criar uma Automação para quando este Card seja criado ele traga a informação da Base de Dados de Clientes automaticamente. É bom que os campos tenham o mesmo nome.

Passo 3. Agora que vc já tem o campo no seu card, poderá inseri-lo nos Subtítulos para que a informação apareça no Card Fechado – visualização kanban.

Assim vc poderá usar o Filtro para buscar esta informação (campo) rapidamente.

Passo 4.  Colocar o mesmo campo em um relatório que você já possua ou deseje criar.

Passo 5. Depois que conferir que esteja resolvido o que vc precisava, poderá usar uma Condicional para ocultar este campo em seu Card Aberto, caso você não necessite de vê-lo nesta ocasião.

 

Uma simples dica, mas ajuda o pessoal no dia a dia. 

Se você resolveu esta necessidade de outra maneira, me deixe saber.

Abs!

Be the first to reply!

Reply