Skip to main content
Question

Como posso permitir que apenas algumas pessoas consigam mover cards sem tirar demais permissões?

• June 3, 2026
  • 1 reply
  • 28 views

Victor Adriell

Olá, pessoal! Espero que se encontrem bem.

Estou enfrentando um problema na minha organização onde pessoas que não deveriam fazer movimentações acabam realizando e atrapalhando o fluxo que deveria acontecer. Porém, no meu caso existem limitações específicas:

• Eu já realizei automações para mover os cards e nesse caso bastava esconder os botões de mover o card. Porém, em alguns casos, a movimentação depende da atualização de um campo de anexo no pipe, e as automações nativas não permitem configurar campos do tipo “Anexo” como gatilho para “Quando um campo for atualizado”. Então, para resolver o problema usei as integrações via iPaaS do pipefy que permite usar o campo “Anexo” como gatilho, mas se eu ocultar a movimentação do card, o sistema não consegue movê-lo tambem.

Há alguma maneira de eu manter nesse formato e ainda conseguir bloquear o mover card de alguma outra forma?

1 reply

Alan dOliveira
Pipefy Staff
Forum|alt.badge.img+1

Ola ​@Victor Adriell pensei numa solução aqui, deixa eu lhe mostrar., veja se te ajuda. 

Solução: Campo intermediário ("campo de controle")

A ideia é nunca deixar o iPaaS mover o card  em vez disso, ele atualiza um campo, e a automação nativa faz o movimento.

Anexo atualizado

iPaaS detecta (suportado via webhook)

iPaaS atualiza um campo de controle (ex: Dropdown "Status Anexo" → "Enviado")

Automação nativa: "Quando Status Anexo = Enviado" → Move card

Automação nativa reseta o campo ("Status Anexo" → "Pendente")

Por que funciona: automações nativas têm permissão de sistema, não de usuário elas movem o card independente das restrições de fase.

Configuração:

1. Crie um campo Dropdown oculto (ou Caixa de seleção) chamado Status Anexo com opções: Enviado
  2. No iPaaS: gatilho = anexo atualizado → ação = atualizar Status Anexo para Enviado
  3. No Pipefy: automação → "Quando Status Anexo for Enviado" → mover card para a fase destino

Veja só como ficou:

Quando o campo de anexo é atualizado ele vai atualizar um campo que eu criei de dropdown com a opção “ENVIADO” 

Agora la na automação nativa do pipefy o que eu fiz, quando esse campo é atualizado o card é movido normalmente. 

Veja aqui nesse print abaixo, ao atualizar o anexo, o IpaaS atualizou o campo e a automação do pipefy nativa moveu meu card pois atualizou o campo. 

E veja que a configuração não permite mover do backolog para In progress pois nem botão tem.