Solved

Criação de Fase para correção do formulário

  • 3 November 2021
  • 14 replies
  • 217 views

Userlevel 5

Quero criar um processo em que quando a pessoa preencher o formulário inicial de forma errada eu possa enviar um feedback para ela sobre que ela errou e então ela deve poder editar esse formulário com as informações certas para que eu possa dar continuidade ao fluxo. Alguém sabe como consigo fazer isso? 

icon

Best answer by Lucas Democh 5 November 2021, 12:28

View original

14 replies

Userlevel 7
Badge +6

Esses campos do formulário inicial são como? Texto, numero, conexão com database? 

Quando a pessoa preenche cria um novo card? 

Userlevel 5

Isso. Estou criando um processo de requisição de compra. Devido a isso, pode ser que ela coloque alguns dados errados então eu movo esse card para uma nova fase de correção. Nessa fase de correção eu quero criar um mecanismo em que a pessoa corrija o formulário que ela já tinha preenchido antes. Para que assim eu possa dar continuidade ao fluxo. 

Userlevel 7
Badge +6

O que eu faria neste caso é criar um database com as informações que são mais frequentes, para evitar problemas da pessoa colocar a opção errada. Nos campos que isso não é possível eu deixaria a caixa de preenchimento comum, mas, ao entrar nessa fase de correção, a pessoa receberia um e-mail com os campos que precisam ser corrigidos (o que eu faria é fazer um chaecklist de todos os campos, você seleciona os campos que precisam ser corrigidos, e coloca esse checklist no seu template de e-mail, assim a pessoa sabe quais campos ajustar). Assim você vai minimizar os erros e ter registrado quais campos o pessoal tem errado mais, possibilitando correções com a equipe. 

Se tiver alguma dúvida, me chama aqui que a gente vai conversando. 

Userlevel 5

@rafael.jefte se eu criar esse checklist e enviar para a pessoa ajustar os campos errados. Esse ajuste pode ser feito card que ela já preencheu antes ou eu teria que pedir para ela preencher novamente o formulário inicial?

Userlevel 7
Badge +6

O pessoal que preenche o formulário tem acesso ao pipe? 

Se sim, você pode colocar um link de acesso ao card, a pessoa clica nele e já abre o card pra ela editar. 

Se ela não tem acesso ao card você pode fazer o seguinte: na próxima fase, que seria a fase de correção, você replica os mesmo campos do formulário inicial, e cria uma automação pra quando a pessoa preencher os campos eles atualizar o mesmo campo do formulário inicial. 

 

Userlevel 7
Badge +15

Boa tarde @jean.eduardo,

 

Para sugiro as seguintes tratativas:

  1. Você pode mapear estes erros mais comuns e criar validações customizadas no formulário inicial. Você pode utilizar textos fixos para orientar melhor os usuários e criar notificações utilizando as condicionais do Pipefy. Assim, quando o usuário errar, ele será notificado antes mesmo de enviar o formulário inicial.
  2. Para os erros que não for possível este tipo de tratativa, você pode criar uma fase de “Pendencia” e nela você criar um checklist de campos que precisam ser ajustados. Cada item do checklist deve estar vinculado com uma condicional, assim, se você marcar dois itens, dois campos de correção aparecerão. Após marcar este checklist, você pode criar um template que enviará um link do formulário de  FORMULÁRIO DE FASE com os campos que precisam ser corrigidos.

Exemplo de Condicional:

 

 

Para compartilhar um formulário de fase:

 

 

Este link também pode ser configurado em um template do Pipefy.

 

Assim, você receberá todas as informações diretamente no Pipefy.

 

Para que as informações fiquem todas em um único campo, você pode criar também automações para copiar o conteúdo dos campos de correção para os campos originais.

 

Boa sorte!

 

Userlevel 7
Badge +6

Boa tarde @jean.eduardo,

 

Para sugiro as seguintes tratativas:

  1. Você pode mapear estes erros mais comuns e criar validações customizadas no formulário inicial. Você pode utilizar textos fixos para orientar melhor os usuários e criar notificações utilizando as condicionais do Pipefy. Assim, quando o usuário errar, ele será notificado antes mesmo de enviar o formulário inicial.
  2. Para os erros que não for possível este tipo de tratativa, você pode criar uma fase de “Pendencia” e nela você criar um checklist de campos que precisam ser ajustados. Cada item do checklist deve estar vinculado com uma condicional, assim, se você marcar dois itens, dois campos de correção aparecerão. Após marcar este checklist, você pode criar um template que enviará um link do formulário de  FORMULÁRIO DE FASE com os campos que precisam ser corrigidos.

Exemplo de Condicional:

 

 

Para compartilhar um formulário de fase:

 

 

Este link também pode ser configurado em um template do Pipefy.

 

Assim, você receberá todas as informações diretamente no Pipefy.

 

Para que as informações fiquem todas em um único campo, você pode criar também automações para copiar o conteúdo dos campos de correção para os campos originais.

 

Boa sorte!

 

Concordo, se fizer isso ai fica mais fácil. 

Userlevel 5

Oi pessoal, 

Eu segui essa dica do @Lucas Democh e consegui criar essa fase de correção de formulário. Muito obrigado pela ajuda.

Eu só fiquei com uma última dúvida, que é como faço para que os campos que a pessoa corrigiu nessa fase sejam automaticamente corrigidos nos dados que ele adicionou no formulário inicial?

Userlevel 7
Badge +6

Cria uma automação. Nas automações tem a opção de criar uma automação de, quando um campo X for atualizado, atualizar o campo Y. 

Qualquer duvida só dar um toque aqui. 

Userlevel 7
Badge +15

@jean.eduardo complementando a resposta do @rafael.jefte:

 

Você pode seguir a dica de atualizar um campo com o conteúdo do outro, mas neste caso, você gastará uma automação para cada campo que precisa ser atualizado, conforme abaixo:

 Uma segunda opção que consome menos automações é configurar uma mudança de fase para atualizar todos os campos. Assim, você atualiza todos os campos de uma vez. É importante ressaltar, que esta opção no Pipefy só funcionará se todos os campos estiverem preenchidos. Caso contrário, a automação substituirá o conteúdo de um campo para vazio:

 

E uma terceira opção é utilizar o Integromat, onde é possível configurar a atualização de campos com filtro apenas dos campos que foram preenchido:

 

 

Boa sorte!

Userlevel 5

Acho que vou fazer uma automação para cada campo mesmo. Muito Obrigado @Lucas Democh @rafael.jefte!!! 

 

Mais uma dúvida, vocês sabem me informar como faço para que apareça uma etiqueta escrita “Solicitação Corrigida” no card quando ele voltar dessa fase de correção do formulário para a minha primeira fase de Triagem? 

Userlevel 7
Badge +6

De nada! 

Você pode criar uma automação para, quando determinados campos forem atualizados, adicionar a etiqueta no card. Ou, se você tiver uma fase de “dados conferidos”, você pode criar uma automação para, assim que o card entrar nessa fase, adicionar a etiqueta. 

Userlevel 5

Entendi!!! Muito Obrigado @rafael.jefte!!!

Userlevel 7
Badge +6

De nada!

Reply