Solved

Pipe de aniversariantes

  • 12 April 2023
  • 7 replies
  • 238 views

Userlevel 4
Badge +2

Tentei criar um pipe com os aniversários de todos os clientes, com a criação inicial de cards automatizada pois é conectado ao fim do CRM.

Basicamente o card é criado com a data de vencimento no dia do aniversário, porém com o ano atualizado para o atual.

Quando o alerta de vencimento é acionado, é movido para a fase final que envia um email de parabéns e criar um novo card com a data para o próximo ano.

Os 3 desafios que encontrei são:

  1. Pegar a data do aniversário e atualizar o ano para o aniversário (2023 ou 2024 ao invés de 1999 por exemplo)
  2. Atualizar o aniversário para o próximo ano quando o card é duplicado, porém só pode colocar data relativa em dias, mas tem ano que é 365 ou 366, o que faz a data ter um pequeno erro se for ano bissexto
  3. O Pipefy sinaliza que a automação não pode ser criada por geraria um ciclo infinito, porém não é verdade, pois o card vai ser criado quando entrar na fase final e a data de vencimento vai ser para daqui 1 ano

Fica a sugestão, poder colocar data relativa em semanas, meses ou anos também e não só dias, horas ou minutos

 

 

Quem tiver uma solução ou tiver feito um pipe com o mesmo propósito de outra forma, agradeço a ajuda

icon

Best answer by marcosmelo 13 April 2023, 23:33

View original

7 replies

Userlevel 7

Olá @douglas.scn , tudo bem?
Creio que esta postagem possa te ajudar a entender melhor sobre essa questão:
 

 Caso ainda precise de ajuda, é só enviar aqui!😉

Userlevel 7
Badge +5

Oi @douglas.scn, eu fiz um teste e não consegui mesmo criar uma automação que feche um ciclo, onde ela seja conectadas em linha ao formulário inicial. 

É necessário ao menos que uma das fases, seja sem automação conectada. 

 

Eu fiz um teste e deixei a fase do dia do aniversário sem uma automação que mova card para ela. 

e criei uma fase de aniversário concluído. para que nele, ao mover o card manualmente depois do dia do aniversário, o card seja criado novamente e com a data de um ano após a data do aniversário. 

Tem que ter uma fase que não feche o ciclo, sabe? de automações. 

Faz um teste assim e me diga se funciona pra você, que eu posso te passar mais impressões dos meus testes. 

 

Desculpe a demora pelo retorno, foram muitos testes, mas realmente como desejava não deu certo!

Um grande abraço!
 

Userlevel 7
Badge +18

É possível fazer com o apoio do make/integromat, porém, com alguns ajustes na captura da data de aniversario.
Ao invés de usar um campo do tipo data, usar um campo do tipo lista, com a listagem de dias, meses e anos(pode ser uma tabela tmb).
E a partir disso:
1 Buscar esses campos de dia e mes com o Make
2 Depois, fazer update dos dados de volta no Pipefy, concatenando dia e mes capturados no passo anterior + formula de data do make para adicionar o ano do próximo aniversario.

3 Após a automação acima, criar uma automação no pipefy para criar o novo card e assim o ciclo continua.

Fiz o Teste aqui e deu certo

Boa sorte

 

Userlevel 4
Badge +2

Olá @douglas.scn , tudo bem?
Creio que esta postagem possa te ajudar a entender melhor sobre essa questão:
 

 Caso ainda precise de ajuda, é só enviar aqui!😉

Obrigado Lais, a ideia que deram nesse fórum me ajudou a encontrar uma solução para o problema do ciclo de automações.

Eu criei uma fase intermediária e refiz as automações, agora está funcionando da seguinte forma:

  1. Quando o alerta de vencimento é acionado é movido para a fase 2
  2. Quando entra na fase 2 envia o email
  3. Na fase 2 tem um alerta de atrasado de 1 minuto. Quando o alerta é acionado move para a 3 (final)
  4. Quando entra na 3 cria um novo card com 365 dias após

 

Mas ainda persistem 2 problemas:

  1. Não consigo converter a data de nascimento em data de aniversário deste ano automaticamente, para conectar com o CRM, por exemplo
  2. 365 dias vai causar um atraso de 1 dia quando o ano for bissexto e 2 dias no ano seguinte, depois 3 e 4 até o ano voltar a ser 365. Ainda falta o Pipefy adicionar as opções de mês e ano na data relativa

O 1º problema se contorna criando o card de forma manual mesmo, como uma tarefa no fim do CRM

O 2º só tem como amenizar se ao invés de colocar em dias, colocar 8772 horas que equivale a 365 dias e meio, causando um atraso de no máximo 2 dias que volta ao normal após 4 anos de 366 dias.

Userlevel 7

Perfeito @douglas.scn 😀

Userlevel 7
Badge +5

Olá @douglas.scn tudo bem? 

Talvez uma opção, seja criar uma integração no zapier, com o google calendar, onde você pode criar um calendário com todos os aniversários e usá-lo como gatilho para mover cards. 

 

Eu dei uma olhadinha por cima, confesso, mas me parece ser possível usá-lo para isso. 

 

 

Pois vi que podemos adicionar os eventos que temos salvo no calendário google, e usar esses eventos como gatilho para mover cards, atualizar campos etc. Vou deixar o link do zapier, aqui https://zapier.com/app/dashboard para você acessar e ir sentindo as possibilidades. 

 

Eu tentarei fazer algo nesse sentido aqui como teste, se tiver novidades com certeza volto para compartilhar! 

 

Valeu por trazer essa dúvida! muito instigante para resolvermos essa questão! 

 

abraços
 

Userlevel 4
Badge +2

Olá @douglas.scn tudo bem? 

Talvez uma opção, seja criar uma integração no zapier, com o google calendar, onde você pode criar um calendário com todos os aniversários e usá-lo como gatilho para mover cards. 

 

Eu dei uma olhadinha por cima, confesso, mas me parece ser possível usá-lo para isso. 

 

 

Pois vi que podemos adicionar os eventos que temos salvo no calendário google, e usar esses eventos como gatilho para mover cards, atualizar campos etc. Vou deixar o link do zapier, aqui https://zapier.com/app/dashboard para você acessar e ir sentindo as possibilidades. 

 

Eu tentarei fazer algo nesse sentido aqui como teste, se tiver novidades com certeza volto para compartilhar! 

 

Valeu por trazer essa dúvida! muito instigante para resolvermos essa questão! 

 

abraços
 

Muito obrigado pela ideia, já conheço o Zapier e não tinha pensado nessa possibilidade pois estava tentando resolver só com o Pipefy mesmo para ser aplicável a qualquer cliente. Vou estudar a possibilidade também, ver de que forma o Zapier identifica o card correto a ser movido de acordo com o calendário.

Reply