Skip to main content
Solved

Card com número de identificação

• December 26, 2025
  • 1 reply
  • 61 views

Olá, alguém sabe me dizer se é possível gerar automaticamente um número para cada novo card criado?
Como se fosse uma solicitação, ou um protocolo, com número de identificação. Obrigada, Lilian.

Best answer by Alan dOliveira

Olá, Lilian!

Sim, é perfeitamente possível! O Pipefy possui um campo nativo chamado 'ID' exatamente para essa função de protocolo/identificação única.

Como funciona: Ao adicionar esse campo ao seu formulário, o sistema gera automaticamente um número sequencial e único para cada novo card criado (ex: #1171976301). Esse número não pode ser alterado manualmente, o que garante a segurança do protocolo.

Passo a passo para configurar:

1. Vá em Formulário Inicial (ou nas configurações do Pipe).

2. No menu lateral esquerdo, localize o campo do tipo 'ID'.

3. Arraste-o para o seu formulário. Você pode renomeá-lo para 'Protocolo', 'Número do Chamado', etc.

Para facilitar a visualização, você pode definir esse ID como o Título do Card. Basta ir em Configurações do Pipe > Título do Card e selecionar o campo de ID que você criou. Assim, o número aparecerá direto na capa do card no seu Kanban.

Veja como ficou o meu caso, após eu fazer essa alteração e criar um novo card 

Espero que esse passo a passo ajude! Ficou alguma dúvida sobre a configuração ou há algo mais que precise? Conte sempre conosco, Lilian.

1 reply

Alan dOliveira
Pipefy Staff
Forum|alt.badge.img+1
  • Pipefy Staff
  • Answer
  • January 12, 2026

Olá, Lilian!

Sim, é perfeitamente possível! O Pipefy possui um campo nativo chamado 'ID' exatamente para essa função de protocolo/identificação única.

Como funciona: Ao adicionar esse campo ao seu formulário, o sistema gera automaticamente um número sequencial e único para cada novo card criado (ex: #1171976301). Esse número não pode ser alterado manualmente, o que garante a segurança do protocolo.

Passo a passo para configurar:

1. Vá em Formulário Inicial (ou nas configurações do Pipe).

2. No menu lateral esquerdo, localize o campo do tipo 'ID'.

3. Arraste-o para o seu formulário. Você pode renomeá-lo para 'Protocolo', 'Número do Chamado', etc.

Para facilitar a visualização, você pode definir esse ID como o Título do Card. Basta ir em Configurações do Pipe > Título do Card e selecionar o campo de ID que você criou. Assim, o número aparecerá direto na capa do card no seu Kanban.

Veja como ficou o meu caso, após eu fazer essa alteração e criar um novo card 

Espero que esse passo a passo ajude! Ficou alguma dúvida sobre a configuração ou há algo mais que precise? Conte sempre conosco, Lilian.