Skip to main content
Question

Campo conectado excluído. Como "limpar" referências" de campo conectado excluído?

• June 9, 2026
  • 2 replies
  • 24 views

carlos-btc

Tive um campo conectado que foi excluído por engano e com isto, todos as referências a este campo excluído nos cards conectados continuam a aparecer. 

Não consigo excluir estas referências do campo conectado excluido.

Alguém sabe como “limpar” estas referências fantasmas do card pelo GraphiQL?

Obrigado.

2 replies

Alan dOliveira
Pipefy Staff
Forum|alt.badge.img+1

Olá ​@carlos-btc ! Para entender melhor o que está acontecendo e conseguir te ajudar da melhor forma, você consegue nos enviar as seguintes informações?

1. Print do card com as referências fantasma aparecendo (como na imagem que você compartilhou)

2. Nome do campo conector que foi deletado por engano

3. Nome do pipe onde o campo existia

4. Quantos cards estão com o problema  é um card específico ou vários?

5. Resultado da query abaixo no GraphiQL (substitua pelo ID de um dos cards afetados):

{
card(id: "ID_DO_CARD_AFETADO") {
id
title
parent_relations {
id
name
source_type
cards {
id
title
}
}
}
}

Com essas informações conseguimos confirmar o que está causando as referências fantasma e indicar o melhor caminho para resolver. Obrigado!

carlos-btc
  • Author
  • Explorer
  • June 24, 2026

Olá ​@Alan dOliveira.

Na produção impactou mais de mil cards. Para evitar problemas na produção durante a investigação da solução, eu repliquei o problema em dois pipes de teste e o problema ocorre da mesma forma. Se excluo um campo conectado após a criação de alguns cards, os cards criados que tinham referencia ao campo conectado ficam com a referência fantasma do campo excluído no outro pipe.

Seguem as respostas:

1.

1.  O nome do campo chama “Filho” e o ID “filho”.
  2.  Teste Pai
  3. No meu teste controlado agora tenho 3 cards. Mas no pipe onde ocorreu o problema na produção tenho mais de mil impactados. Ai quando recriei o campo e refiz as conexões, as referências ficaram duplicadas como você pode observar no print acima: “Pai 2” duas ocorrências.
  4. Resultado:

{
  "data": {
    "card": {
      "id": "1366648788",
      "title": "Filho 2",
      "parent_relations": [
        {
          "id": "430294885",
          "name": "Filho",
          "source_type": "Field",
          "cards": [