Boa tarde pessoal, venho compartilhar com vocês como realizar a configuração das automações de HTTP para realizar consultas de CEP.
CONFIGURANDO A REQUISIÇÃO
Para gatilho, utilizamos o que fizer mais sentido para seu processo. Como ação, iremos selecionar a opção “Faça uma requisição HTTP” e iremos realizar a seguinte configuração:
![](https://uploads-us-west-2.insided.com/pipefy-en/attachment/d0ee4b67-995c-45bc-a232-ee9d3b893f78.png)
- Method: GET
- URL: https://viacep.com.br/ws/[CAMPO_DINAMICO_CEP]/json/ (utilize um campo numérico pois a informação deve ir apenas números)
- Authentication: No auth
-
Header/Value: Não precisa preencher
-
Tipo de conteúdo de requisição: JSON
-
Request body: Não precisa preencher
-
Response: Não precisa preencher (apenas caso deseje verificar o retorno da chamada. É uma boa pratica para verificar erros)
-
JSON schema: Este campo será utilizado de base para dizer como é o retorno da chamada HTTP e será utilizado na configuração posterior da automação, sendo necessário para funcionar corretamente
-
{ "cep": "01001-000", "logradouro": "Praça da Sé", "complemento": "lado ímpar", "bairro": "Sé", "localidade": "São Paulo", "uf": "SP", "ibge": "3550308", "gia": "1004", "ddd": "11", "siafi": "7107" }
-
Após isso basta salvar e nomear sua automação como desejar.
- Caso tenha dúvidas sobre o endpoint utilizado, referente a volume de requisições acesse https://viacep.com.br/
- Caso seu processo tenha um grande volume de consultas, existem APIs de consulta pagas que não irão lhe limitar, sendo necessário ajustar de acordo com a documentação da plataforma utilizada.
CONFIGURANDO O RETORNO DA CONSULTA
Uma vez que já realizamos a consulta do CEP, agora precisamos retornar as informações para os campos desejados. Iremos utilizar o seguinte gatilho para o preenchimento dos valores consultados:
![](https://uploads-us-west-2.insided.com/pipefy-en/attachment/f264f179-cf59-424a-a02a-4ce19a50dc3b.png)
E como ação iremos utilizar “Atualize um campo no card ou registro conectado”. Para este cenário, iremos utilizar “Pipe atual” e então realizar o relacionamento dos campos que existem de retorno na requisição HTTP, do campo JSON schema, como no exemplo a seguir:
![](https://uploads-us-west-2.insided.com/pipefy-en/attachment/f6ba11c1-659d-44a7-8d25-687366f3496e.png)
Feito isso, basta apenas testar sua automação e espero ter ajudado você a otimizar seu processo!