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Perrmissões de Pipe


vinicius-bernardes1

Olá, pessoal.

Seria interessante dentro de um pipe, ter uma permissão chamada
Visão e Edição restrita, digo isso pois:


Com o perfil de Visão restrita: A pessoa tem acesso aos cards que criou e consegue editar e inclusive mover os cards, o que em um processo em que o solicitante está com pressa, ele vai acabar tentando fazer por conta própria.


Com o perfil de somente leitura: A pessoa acaba com acesso a todos os cards, e em um processo com informações confidenciais, por exemplo, não seria interessante essa visão.

10 replies

Ezequiel Souza
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Essa sugestão já foi registrada, mas ainda está aguardando implementação. Mas vamos tentando!


marcosmelo
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  • 1467 replies
  • September 22, 2023

Ótima Sugestão!


Desirée Hoppe
Pipefy Staff

Oi pessoal, como vocês estão?

@vinicius-bernardes1 tenho uma ótima notícia! Hoje você já consegue solucionar esse problema usando as Interfaces!


Essa funcionalidade foi criada com o intuito de permitir a criação de visualizações mais personalizadas, de modo que vocês mesmos definam o que os usuários poderão ver ou editar. Nela você pode apresentar dados de mais de um pipe ou database em uma mesma tela, definir que os usuários que acessarem a Interface poderão visualizar apenas os registros criados / atribuídos à eles, e pode até mesmo definir se eles poderão editar algum campo isoladamente, se fizer sentido no seu processo!

 

Para criar uma interface com essas definições, você pode seguir os passos abaixo:
1 - Dentro do Pipefy, acessar a aba Interfaces no menu superior
2 - Criar uma nova Interface
3 - Adicionar dados na Interface, ao arrastar a opção “Dados” para dentro da página
4 - Selecionar o pipe ou database
5 - Habilitar a opção “Filtrar registros”, clicar em “Nenhum filtro” e selecionar as condições que fizerem sentido no seu processo. Por exemplo: definir o responsável como “current user”. Isso fará com que, o usuário que acessar a interface, visualizará apenas os registros que estão atribuídos à ele.

 

6 - Se fizer sentido no seu processo, você também pode habilitar a opção para “Permitir que as pessoas vejam detalhes dos registros”. Deste modo, quando os usuários clicarem em um item da tabela, que é sempre referente à um card do seu pipe, eles poderão ver mais detalhes deste card, e os detalhes que eles terão acesso são definidos por você!

7 - Habilitando a opção anterior e clicando em “Selecionar um template de registro > Novo template de registro”, você escolhe quais campos deste pipe estarão visíveis, e quais campos os usuários poderão editar.

 

8 - Ao criar um novo template de registro, no menu lateral direito aparecerão todos os campos deste pipe. Você pode incluir os campos que deseja que os usuários visualizem, arrastando o campo para a página em branco.

9 - Caso você deseje que os usuários tenham permissão para editar algum campo específico, ao adicionar este campo na tela, você pode habilitar a permissão de edição daquele campo.

Todas as vezes que algum usuário editar o valor de um campo por uma interface, isso será refletido no seu pipe!

Deste modo, você consegue definir que usuários tenham interações pontuais com o seu pipe, visualizando o status dos cards e até mesmo editando alguns campos, sem precisar adicioná-los no seu pipe.

 

10 - Após sua interface estar criada, você precisa definir quem terá acesso à ela, clicando no botão “Compartilhar”, no topo da tela. Aqui você pode definir se todas as pessoas da sua organização terão acesso à interface, pelo link compartilhável, ou se somente pessoas convidadas conseguirão acessa-la. Caso opte por convidar pessoas, você pode definir se cada uma dessas pessoas terá acesso de admin, ou seja, poderá alterar as configurações da interface, ou se terá acesso de editor, ou seja, poderá apenas visualizar a interface e editar os campos que você definiu como editáveis. 

 

Caso tenha quaisquer dúvidas com relação ao uso das interfaces, estou aqui para te ajudar! :smile:


Ezequiel Souza
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Essa solução do Interfaces não resolve o tema do Pipe, é um workaround que não me atende.

A segregação de permissões para manipulação dos cards é algo para inclusíve aderir às boas práticas de gestão de acesso e requisitos da LGPD.

 

 


marcosmelo
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  • Pipefy Legend
  • 1467 replies
  • October 6, 2023
Desirée Hoppe wrote:

Oi pessoal, como vocês estão?

@vinicius-bernardes1 tenho uma ótima notícia! Hoje você já consegue solucionar esse problema usando as Interfaces!


Essa funcionalidade foi criada com o intuito de permitir a criação de visualizações mais personalizadas, de modo que vocês mesmos definam o que os usuários poderão ver ou editar. Nela você pode apresentar dados de mais de um pipe ou database em uma mesma tela, definir que os usuários que acessarem a Interface poderão visualizar apenas os registros criados / atribuídos à eles, e pode até mesmo definir se eles poderão editar algum campo isoladamente, se fizer sentido no seu processo!

 

Para criar uma interface com essas definições, você pode seguir os passos abaixo:
1 - Dentro do Pipefy, acessar a aba Interfaces no menu superior
2 - Criar uma nova Interface
3 - Adicionar dados na Interface, ao arrastar a opção “Dados” para dentro da página
4 - Selecionar o pipe ou database
5 - Habilitar a opção “Filtrar registros”, clicar em “Nenhum filtro” e selecionar as condições que fizerem sentido no seu processo. Por exemplo: definir o responsável como “current user”. Isso fará com que, o usuário que acessar a interface, visualizará apenas os registros que estão atribuídos à ele.

 

6 - Se fizer sentido no seu processo, você também pode habilitar a opção para “Permitir que as pessoas vejam detalhes dos registros”. Deste modo, quando os usuários clicarem em um item da tabela, que é sempre referente à um card do seu pipe, eles poderão ver mais detalhes deste card, e os detalhes que eles terão acesso são definidos por você!

7 - Habilitando a opção anterior e clicando em “Selecionar um template de registro > Novo template de registro”, você escolhe quais campos deste pipe estarão visíveis, e quais campos os usuários poderão editar.

 

8 - Ao criar um novo template de registro, no menu lateral direito aparecerão todos os campos deste pipe. Você pode incluir os campos que deseja que os usuários visualizem, arrastando o campo para a página em branco.

9 - Caso você deseje que os usuários tenham permissão para editar algum campo específico, ao adicionar este campo na tela, você pode habilitar a permissão de edição daquele campo.

Todas as vezes que algum usuário editar o valor de um campo por uma interface, isso será refletido no seu pipe!

Deste modo, você consegue definir que usuários tenham interações pontuais com o seu pipe, visualizando o status dos cards e até mesmo editando alguns campos, sem precisar adicioná-los no seu pipe.

 

10 - Após sua interface estar criada, você precisa definir quem terá acesso à ela, clicando no botão “Compartilhar”, no topo da tela. Aqui você pode definir se todas as pessoas da sua organização terão acesso à interface, pelo link compartilhável, ou se somente pessoas convidadas conseguirão acessa-la. Caso opte por convidar pessoas, você pode definir se cada uma dessas pessoas terá acesso de admin, ou seja, poderá alterar as configurações da interface, ou se terá acesso de editor, ou seja, poderá apenas visualizar a interface e editar os campos que você definiu como editáveis. 

 

Caso tenha quaisquer dúvidas com relação ao uso das interfaces, estou aqui para te ajudar! :smile:

👍👍👍


vinicius-bernardes1
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Desirée Hoppe wrote:

Oi pessoal, como vocês estão?

@vinicius-bernardes1 tenho uma ótima notícia! Hoje você já consegue solucionar esse problema usando as Interfaces!


Essa funcionalidade foi criada com o intuito de permitir a criação de visualizações mais personalizadas, de modo que vocês mesmos definam o que os usuários poderão ver ou editar. Nela você pode apresentar dados de mais de um pipe ou database em uma mesma tela, definir que os usuários que acessarem a Interface poderão visualizar apenas os registros criados / atribuídos à eles, e pode até mesmo definir se eles poderão editar algum campo isoladamente, se fizer sentido no seu processo!

 

Para criar uma interface com essas definições, você pode seguir os passos abaixo:
1 - Dentro do Pipefy, acessar a aba Interfaces no menu superior
2 - Criar uma nova Interface
3 - Adicionar dados na Interface, ao arrastar a opção “Dados” para dentro da página
4 - Selecionar o pipe ou database
5 - Habilitar a opção “Filtrar registros”, clicar em “Nenhum filtro” e selecionar as condições que fizerem sentido no seu processo. Por exemplo: definir o responsável como “current user”. Isso fará com que, o usuário que acessar a interface, visualizará apenas os registros que estão atribuídos à ele.

 

6 - Se fizer sentido no seu processo, você também pode habilitar a opção para “Permitir que as pessoas vejam detalhes dos registros”. Deste modo, quando os usuários clicarem em um item da tabela, que é sempre referente à um card do seu pipe, eles poderão ver mais detalhes deste card, e os detalhes que eles terão acesso são definidos por você!

7 - Habilitando a opção anterior e clicando em “Selecionar um template de registro > Novo template de registro”, você escolhe quais campos deste pipe estarão visíveis, e quais campos os usuários poderão editar.

 

8 - Ao criar um novo template de registro, no menu lateral direito aparecerão todos os campos deste pipe. Você pode incluir os campos que deseja que os usuários visualizem, arrastando o campo para a página em branco.

9 - Caso você deseje que os usuários tenham permissão para editar algum campo específico, ao adicionar este campo na tela, você pode habilitar a permissão de edição daquele campo.

Todas as vezes que algum usuário editar o valor de um campo por uma interface, isso será refletido no seu pipe!

Deste modo, você consegue definir que usuários tenham interações pontuais com o seu pipe, visualizando o status dos cards e até mesmo editando alguns campos, sem precisar adicioná-los no seu pipe.

 

10 - Após sua interface estar criada, você precisa definir quem terá acesso à ela, clicando no botão “Compartilhar”, no topo da tela. Aqui você pode definir se todas as pessoas da sua organização terão acesso à interface, pelo link compartilhável, ou se somente pessoas convidadas conseguirão acessa-la. Caso opte por convidar pessoas, você pode definir se cada uma dessas pessoas terá acesso de admin, ou seja, poderá alterar as configurações da interface, ou se terá acesso de editor, ou seja, poderá apenas visualizar a interface e editar os campos que você definiu como editáveis. 

 

Caso tenha quaisquer dúvidas com relação ao uso das interfaces, estou aqui para te ajudar! :smile:

 

Já estamos utilizando as interfaces, entretanto, os usuários perceberam como a organização em Kanban funciona e agora querem desse jeito hahaha.

 

Até mesmo criamos painéis no PBI para acompanhar as solicitações, mas eles preferem acompanhar a partir do kanban dentro do pipe (não os culpo, fica muito mais organizado do que em uma lista).

Esse novo perfil de acesso dentro do pipe permitiria que as pessoas tivessem a liberdade de visualizar o que elas próprias criaram, sem atrapalhar o time que está executando tarefas específicas, com movimentações de cartões e alterações de informações...


marcosmelo
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  • October 9, 2023
vinicius-bernardes1 wrote:
Desirée Hoppe wrote:

Oi pessoal, como vocês estão?

@vinicius-bernardes1 tenho uma ótima notícia! Hoje você já consegue solucionar esse problema usando as Interfaces!


Essa funcionalidade foi criada com o intuito de permitir a criação de visualizações mais personalizadas, de modo que vocês mesmos definam o que os usuários poderão ver ou editar. Nela você pode apresentar dados de mais de um pipe ou database em uma mesma tela, definir que os usuários que acessarem a Interface poderão visualizar apenas os registros criados / atribuídos à eles, e pode até mesmo definir se eles poderão editar algum campo isoladamente, se fizer sentido no seu processo!

 

Para criar uma interface com essas definições, você pode seguir os passos abaixo:
1 - Dentro do Pipefy, acessar a aba Interfaces no menu superior
2 - Criar uma nova Interface
3 - Adicionar dados na Interface, ao arrastar a opção “Dados” para dentro da página
4 - Selecionar o pipe ou database
5 - Habilitar a opção “Filtrar registros”, clicar em “Nenhum filtro” e selecionar as condições que fizerem sentido no seu processo. Por exemplo: definir o responsável como “current user”. Isso fará com que, o usuário que acessar a interface, visualizará apenas os registros que estão atribuídos à ele.

 

6 - Se fizer sentido no seu processo, você também pode habilitar a opção para “Permitir que as pessoas vejam detalhes dos registros”. Deste modo, quando os usuários clicarem em um item da tabela, que é sempre referente à um card do seu pipe, eles poderão ver mais detalhes deste card, e os detalhes que eles terão acesso são definidos por você!

7 - Habilitando a opção anterior e clicando em “Selecionar um template de registro > Novo template de registro”, você escolhe quais campos deste pipe estarão visíveis, e quais campos os usuários poderão editar.

 

8 - Ao criar um novo template de registro, no menu lateral direito aparecerão todos os campos deste pipe. Você pode incluir os campos que deseja que os usuários visualizem, arrastando o campo para a página em branco.

9 - Caso você deseje que os usuários tenham permissão para editar algum campo específico, ao adicionar este campo na tela, você pode habilitar a permissão de edição daquele campo.

Todas as vezes que algum usuário editar o valor de um campo por uma interface, isso será refletido no seu pipe!

Deste modo, você consegue definir que usuários tenham interações pontuais com o seu pipe, visualizando o status dos cards e até mesmo editando alguns campos, sem precisar adicioná-los no seu pipe.

 

10 - Após sua interface estar criada, você precisa definir quem terá acesso à ela, clicando no botão “Compartilhar”, no topo da tela. Aqui você pode definir se todas as pessoas da sua organização terão acesso à interface, pelo link compartilhável, ou se somente pessoas convidadas conseguirão acessa-la. Caso opte por convidar pessoas, você pode definir se cada uma dessas pessoas terá acesso de admin, ou seja, poderá alterar as configurações da interface, ou se terá acesso de editor, ou seja, poderá apenas visualizar a interface e editar os campos que você definiu como editáveis. 

 

Caso tenha quaisquer dúvidas com relação ao uso das interfaces, estou aqui para te ajudar! :smile:

 

Já estamos utilizando as interfaces, entretanto, os usuários perceberam como a organização em Kanban funciona e agora querem desse jeito hahaha.

 

Até mesmo criamos painéis no PBI para acompanhar as solicitações, mas eles preferem acompanhar a partir do kanban dentro do pipe (não os culpo, fica muito mais organizado do que em uma lista).

Esse novo perfil de acesso dentro do pipe permitiria que as pessoas tivessem a liberdade de visualizar o que elas próprias criaram, sem atrapalhar o time que está executando tarefas específicas, com movimentações de cartões e alterações de informações...

👍👏👏


Desirée Hoppe
Pipefy Staff

Oi @vinicius-bernardes1, claro, eu entendo. No momento não temos previsão de criar novos permissionamentos dentro dos pipes. O que temos no nosso radar é criar novos elementos e componentes para aumentar as opções de visualização dos dados dentro das interfaces!

 

De qualquer modo, irei encaminhar o seu feedback para o time responsável avaliar a possibilidade de trabalhar nisso futuramente!

 

Obrigada!


Desirée Hoppe
Pipefy Staff
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caio-cordeiro
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Pessoal, por favor pensem com mais carinho na sugestão do @vinicius-bernardes1… 

Suponho que não tenha lógica nenhuma existir uma permissão onde a pessoas vê seus cards e os edita e outra onde ela não pode editar mas vê o de todo mundo! 

É muito óbvio que precise existir a permissão onde ela vê apenas os cards dela mas não pode editá-los, não tem a menor lógica não existir esse nível de permissão… Já quebrei demais a cabeça aqui tentando uma forma de dar esse acesso as pessoas sem que elas possam editar. 

Ainda digo mais, é muito importante que a gente tenha como personalizar o que elas vão poder ver nos seus cards, por exemplo, não quero que possam ver os emails que foram trocados. 


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