Solved

Como vincular registro de uma tabela com outra nos pipes?

  • 6 August 2021
  • 4 replies
  • 130 views

Userlevel 1

Bom dia.

Estou criando um pipe de suporte. Tenho uma tabela de cliente, uma de produto e uma que vincula o cliente e os produtos que utiliza.

Eu quero montar no meu card uma opção onde eu seleciono o cliente e lista automaticamente os produtos vinculados a ele. É possível fazer isso?

André

icon

Best answer by Ezequiel Souza 6 August 2021, 15:58

View original

4 replies

Userlevel 7
Badge +13

André bom dia,

 

Já tive exatamente a mesma necessidade e forma que eu implementei foi:
Cliente eu usei tabela

Catálogo de Serviços eu usei um outro Pipe, devido a dinâmica de criação, atualização e remoção.

Eu tenho 3 tipos de catálogos e 2 tipos de clientes. Dessa forma:
Cliente 1, 2 e 4 usam serviços do catálogo A

Cliente 3, 5 e 6 usam serviços do catálogo B

Clientes internos usam serviços do catálogo C

E no formulário eu usei as Condicionais para baseado numa escolha do cliente mostra um campo conectado a um dos 3 Pipes de catálogo de serviço, trazendo apenas os serviços deles.

Quando mostra 1 esconde 2 e assim por diante.

 

Espero ter conseguido explicar.

Boa sorte.

Ezec

Userlevel 4

Muito interessante a solução do @Ezequiel Souza! Realmente, se você precisa de algum nível de flexibilidade quando estiver combinando tabelas e pipes nos seus processos, utilizar um pipe no lugar de uma tabela pode ser um solução bem bacana.

 

@albergamin  Uma outra alternativa, caso você só precise da informação do cliente e dos produtos que ele atualmente consome para consulta é a seguinte (a edição ainda será possível e linkada dependendo das permissões de cada pessoa utilizando o processo):

  • Criar uma tabela para clientes e outra para produtos;
  • Criar um campo de conexão dentro da sua tabela de clientes, conectado com a tabela de produtos;
  • Configurar, na tabela de clientes, para que o layout resumido mostre o campo de conexão que você criou com a tabela de produtos (essa opção fica dentro de opções avançadas das configurações da tabela);
  • Criar, no pipe que você deseja utilizar a informação do cliente, um campo de conexão com a tabela de clientes;

O resultado final da visualização do seu campo de conexão com a tabela de clientes dentro do seu pipe será a seguinte:

 

Espero ter ajudado com mais uma possibilidade,

Até mais.

Userlevel 1

Boa tarde. Obg pelo retorno.

No entanto o que eu preciso é selecionar o cliente e, com base na tabela de produtos vinculados a ele, selecionar o produto que está sendo solicitado o suporte.

Exemplo: Selecionei o José da Silva. Ao fazer isso ele lista os produtos que ele tem (prod1, prod3, prod10).

A partir dai o operador seleciona o produto.

Vou precisar desta informação pra poder avaliar quais produtos tem mais demanda e evitar que o operador selecione um produto que o cliente não tenha.

Userlevel 4

Entendi, @albergamin! Então realmente a solução que mais se encaixa pro seu caso de uso é a que o @Ezequiel Souza propôs mesmo, porque nesse caso você vai precisar de bastante interação com a estrutura que está criando, então as condicionais vão agregar pra você nesse ponto, consequentemente você precisa que pelo menos o cadastro de produtos seja feito através de um pipe para poder usá-las. Além da vantagem de mais fácil manutenção e atualização.

Reply