Como construir o um Plano de Sucesso para atingir seus objetivos com o Pipefy?

  • 29 July 2020
  • 4 replies
  • 452 views
Como construir o um Plano de Sucesso para atingir seus objetivos com o Pipefy?
Userlevel 3

O Plano de Sucesso é um documento que contém informações sobre quais são os objetivos que a empresa deseja atingir com a implementação do Pipefy. Ele é a base para mensuração do sucesso atingido com o uso da nova ferramenta. Nesse artigo, te ensinaremos como construir o seu próprio Plano de Sucesso, para que você e seu time consigam mapear e acompanhar o atingimento dos objetivos com o Pipefy!
 

Qual a importância do Plano de Sucesso?


Ao elencar os pontos que determinarão sua trajetória de sucesso, você terá um parâmetro de comparação da sua operação Antes e Depois do Pipefy. Após o mapeamento do cenário ideal desejado, você conseguirá customizar e aperfeiçoar a plataforma de uma maneira mais clara e organizada! 

 

Passo a passo para criar o seu Plano de Sucesso:
 

  1. Definição de Sucesso 

Primeiramente, é importante saber o que você espera da plataforma que contratou. Qual o problema você está querendo resolver e o qual o resultado esperado? Com isso você irá conseguir responder à primeira pergunta do seu Plano de Sucesso: O que é sucesso para a sua empresa com o Pipefy? 

 

Por exemplo, a resposta para essa pergunta pode ser obter controle sobre a operação, medir métricas de processo, ou ter visibilidade sobre as demandas do seu time.
 

  1. Desenhe o Cenário da Operação
    Reflita sobre seu cenário atual antes da contratação de nossa solução. Como o trabalho era feito? Como os processos eram gerenciado? Você usava uma outra plataforma,  planilhas ou até mesmo papel? Quais eram os pontos fracos e fortes?

 

  1. Crie Objetivos
    Defina quais são os seus objetivos a serem atingidos com o Pipefy. Isso vai te ajudar a compreender durante sua jornada se você está no caminho certo ou não. A dica é: escolha objetivos simples e mensuráveis. 

 

Alguns exemplos mais comuns são: ter visibilidade dos status das demandas, melhorar a comunicação entre as equipes, eliminar trabalho manual e etc.
 

  1. Processos a serem Gerenciados
    Elenque quais são os principais processos que serão gerenciados no Pipefy. Você pode escrever de uma maneira mais generalista, como por exemplo: processos financeiros, processos de RH. Ou pode ser mais específico e colocar cada um dos processos que você gostaria de gerenciar na Pipefy: compras, contas a pagar, recrutamento e contratação. Fica totalmente à seu critério.
     

  2. Análise os Riscos 

Pense em quais são os fatores que poderiam comprometer a usabilidade e implementação da nova ferramenta. Um exemplo bem comum é a adaptação dos usuários finais a nova ferramenta. Toda mudança gera resistência e isso precisa ser trabalhado com o time com o foco em demonstrar os benefícios que o Pipefy irá trazer para o time.
 

Para facilidade, você pode usar o nosso template de Plano de Sucesso para te ajudar a estruturar e apresentar para seu time qual será o plano de implementação da Pipefy. 

Além disso, você pode utilizar esse documento como base para a elaboração do seu Caso de Sucesso no futuro. Faça o download do documento no final desse artigo. 


 

O plano de sucesso pode mudar com o tempo? 

Sim e deve! No momento em que contratamos uma ferramenta, temos problemas mais evidentes, onde queremos resolvê-los o mais rápido possível, porém, quando esses problemas são resolvidos, não significa que devemos nos dar por satisfeitos, é hora de focar na melhoria contínua de seus processos. Pense em maneiras que você pode revisar e eliminar etapas no seu processo que não agregam valor, ou até mesmo em adicionar outros processos na plataforma. 

 

Espero que esse artigo seja útil! 


4 replies

Userlevel 3
Badge

Adorei, Cami! Excelente material

Userlevel 7
Badge +6

Excelente! Vou indicar a leitura pro pessoal do meu escritório rsrs

Userlevel 7
Badge +15

O Famoso contrato de Melhoria. Ajuda muito!

Userlevel 7
Badge +13

Muito bom e instrutivo! Obrigado.

Reply