Skip to main content

O Plano de Sucesso é um documento que contém informações sobre quais são os objetivos que a empresa deseja atingir com a implementação do Pipefy. Ele é a base para mensuração do sucesso atingido com o uso da nova ferramenta. Nesse artigo, te ensinaremos como construir o seu próprio Plano de Sucesso, para que você e seu time consigam mapear e acompanhar o atingimento dos objetivos com o Pipefy!
 

Qual a importância do Plano de Sucesso?


Ao elencar os pontos que determinarão sua trajetória de sucesso, você terá um parâmetro de comparação da sua operação Antes e Depois do Pipefy. Após o mapeamento do cenário ideal desejado, você conseguirá customizar e aperfeiçoar a plataforma de uma maneira mais clara e organizada! 

 

Passo a passo para criar o seu Plano de Sucesso:
 

  1. Definição de Sucesso 

Primeiramente, é importante saber o que você espera da plataforma que contratou. Qual o problema você está querendo resolver e o qual o resultado esperado? Com isso você irá conseguir responder à primeira pergunta do seu Plano de Sucesso: O que é sucesso para a sua empresa com o Pipefy? 

 

Por exemplo, a resposta para essa pergunta pode ser obter controle sobre a operação, medir métricas de processo, ou ter visibilidade sobre as demandas do seu time.
 

  1. Desenhe o Cenário da Operação
    Reflita sobre seu cenário atual antes da contratação de nossa solução. Como o trabalho era feito? Como os processos eram gerenciado? Você usava uma outra plataforma,  planilhas ou até mesmo papel? Quais eram os pontos fracos e fortes?

 

  1. Crie Objetivos
    Defina quais são os seus objetivos a serem atingidos com o Pipefy. Isso vai te ajudar a compreender durante sua jornada se você está no caminho certo ou não. A dica é: escolha objetivos simples e mensuráveis. 

 

Alguns exemplos mais comuns são: ter visibilidade dos status das demandas, melhorar a comunicação entre as equipes, eliminar trabalho manual e etc.
 

  1. Processos a serem Gerenciados
    Elenque quais são os principais processos que serão gerenciados no Pipefy. Você pode escrever de uma maneira mais generalista, como por exemplo: processos financeiros, processos de RH. Ou pode ser mais específico e colocar cada um dos processos que você gostaria de gerenciar na Pipefy: compras, contas a pagar, recrutamento e contratação. Fica totalmente à seu critério.
     

  2. Análise os Riscos 

Pense em quais são os fatores que poderiam comprometer a usabilidade e implementação da nova ferramenta. Um exemplo bem comum é a adaptação dos usuários finais a nova ferramenta. Toda mudança gera resistência e isso precisa ser trabalhado com o time com o foco em demonstrar os benefícios que o Pipefy irá trazer para o time.
 

Para facilidade, você pode usar o nosso template de Plano de Sucesso para te ajudar a estruturar e apresentar para seu time qual será o plano de implementação da Pipefy. 

Além disso, você pode utilizar esse documento como base para a elaboração do seu Caso de Sucesso no futuro. Faça o download do documento no final desse artigo. 


 

O plano de sucesso pode mudar com o tempo? 

Sim e deve! No momento em que contratamos uma ferramenta, temos problemas mais evidentes, onde queremos resolvê-los o mais rápido possível, porém, quando esses problemas são resolvidos, não significa que devemos nos dar por satisfeitos, é hora de focar na melhoria contínua de seus processos. Pense em maneiras que você pode revisar e eliminar etapas no seu processo que não agregam valor, ou até mesmo em adicionar outros processos na plataforma. 

 

Espero que esse artigo seja útil! 

Adorei, Cami! Excelente material


Excelente! Vou indicar a leitura pro pessoal do meu escritório rsrs


O Famoso contrato de Melhoria. Ajuda muito!


Muito bom e instrutivo! Obrigado.


Reply