News

Agora, você pode integrar o Pipefy com outras ferramentas por meio de automações!

  • 18 October 2023
  • 15 replies
  • 271 views
Agora, você pode integrar o Pipefy com outras ferramentas por meio de automações!
Userlevel 7

Apresentamos uma nova ação de automação: requisições HTTP!


Para que você possa automatizar tarefas entre o Pipefy e outros softwares com base no que acontece no Pipefy, estamos lançando esse novo recurso!
Com o novo recurso de requisições HTTP, você pode facilmente integrar o Pipefy com outras ferramentas. Selecione o gatilho e escolha "Fazer uma requisição HTTP". Isso permitirá que os administradores de pipe criem suas próprias chamadas de API para qualquer software e melhorem a eficiência de seus processos.
 

Casos de uso (exemplos):

  • Quando uma solicitação de compra é movida para a fase de aprovação no Pipefy > Envie uma mensagem para o aprovador no Slack/Whatsapp/SMS usando informações do cartão;
  • Quando novos funcionários estão sendo integrados > Dê a eles acesso a vários softwares automaticamente a partir do processo de integração no Pipefy;
  • Você pode até enviar requisições HTTP para o próprio Pipefy, a fim de executar ações avançadas com ele;

E estamos animados para ouvir os novos casos de uso que você criará! Quando começar a criá-los, compartilhe conosco neste post!😀

 

👉🏼Lançamos alguns materiais fantásticos que devem ajudar você. Dê uma olhada:

🔵 Como criar integrações com requisições HTTP com automações e personalizar ainda mais os seus processos

🔵Exemplos de requisições HTTP com automações no Pipefy

🔵Como enviar informações do card filho para o card pai no Pipefy


💡Seu feedback é super bem-vindo!


15 replies

Userlevel 7
Badge +13

Essa funcionalidade é muito útil!

Userlevel 7
Badge +18

👏👍

Userlevel 6
Badge +1

Olá, 

Pra mim ela ainda continua sem utilidade, pois não dá para fazer em uma automação recorrente:

Seria perfeito pro meu uso se fosse possível.

Userlevel 7
Badge +13

Eu não havia visto, mas Antonio, tem razão. Esse gatilho é muito útil para esse tipo de automação.

Userlevel 4

Olá pessoal!

@antonio-nykael @Ezequiel Souza podem nos detalhar os casos de uso que se aplicariam a chamada HTTP sendo feita pela atividade recorrente? Ainda precisamos ajustar algumas coisas para que isso seja possível no futuro, mas entendendo as aplicações já podemos tê-las em mente quando formos trabalhar nisso.

Userlevel 7
Badge +18

Olá, a atividade recorrente seria muito útil não só para automações de http, mas para as demais automações!

Userlevel 7
Badge +13

Casos de uso:

  1. Necessário atualizar cards periodicamente com dados externos via requisições HTTP.
  2. Periodicamente pode ser: 1x, a cada hora ou outros

 

 

 

Userlevel 7
Badge +18

Olá pessoal!

@antonio-nykael @Ezequiel Souza podem nos detalhar os casos de uso que se aplicariam a chamada HTTP sendo feita pela atividade recorrente? Ainda precisamos ajustar algumas coisas para que isso seja possível no futuro, mas entendendo as aplicações já podemos tê-las em mente quando formos trabalhar nisso.

 

No meu caso, seria utilizar a requisição para buscar chamados em outro sistema de 30 em 30 minutos, além disso, ter a opção de inserir condição para disparar e-mails. Então se na requisição for identificado que há uma condição especifica, enviar um e-mail por outra automação.

Userlevel 6
Badge +1

Olá pessoal!

@antonio-nykael @Ezequiel Souza podem nos detalhar os casos de uso que se aplicariam a chamada HTTP sendo feita pela atividade recorrente? Ainda precisamos ajustar algumas coisas para que isso seja possível no futuro, mas entendendo as aplicações já podemos tê-las em mente quando formos trabalhar nisso.

 

No meu caso, seria utilizar a requisição para buscar chamados em outro sistema de 30 em 30 minutos, além disso, ter a opção de inserir condição para disparar e-mails. Então se na requisição for identificado que há uma condição especifica, enviar um e-mail por outra automação.

 

No meu caso, seria um uso parecido, principamente para disparar emails ou fazer uma requisição externa para envio de mensagens (MS TEAMS via API ou Whatsapp via API), em períodos recorrentes. 

Userlevel 6
Badge +1

Olá, a atividade recorrente seria muito útil não só para automações de http, mas para as demais automações!

 

Concordo plenamente!

Userlevel 4

Obrigado pelos exemplos, pessoal! Tenho mais algumas perguntas para entender melhor:

@Ezequiel Souza 
No seu caso de uso, se a chamada HTTP vai ser realizada recorrentemente, como deveria acontecer a identificação do card que deve ser atualizado com a informação obtida da chamada? Ou isso seria parar todos os cards do pipe a cada hora? Ou vc precisaria de algum tipo de filtro? Se sim, qual?

@marcosmelo 
No seu exemplo, buscar chamados em outros sistemas, e quando houvesse eles criariam novos cards no seu pipe? E precisa necessariamente ser a cada 30 minutos, e não por evento, tipo: "a cada novo chamado no outro sistema"?

E @antonio-nykael 
Sobre o disparo de mensagens, tanto de email quanto os outros métodos que você citou, essas mensagens não estariam atreladas a nenhum card, por serem disparadas periodicamente? Ou, como perguntei no exemplo do Ezequiel seria um dispara a cada X tempo para todos os cards do pipe? Ou com algum tipo de filtro aplicado? Qual?

Userlevel 7
Badge +13

Rodrigo, bom dia

Em sendo uma chamada HTTP, os campos de identificação como # do card e Título são os mais comuns, contudo também podem ser campos “compostos” como todos dos cards de com campo X = valor.

Algo assim.

 

Userlevel 7
Badge +18

Obrigado pelos exemplos, pessoal! Tenho mais algumas perguntas para entender melhor:

@Ezequiel Souza 
No seu caso de uso, se a chamada HTTP vai ser realizada recorrentemente, como deveria acontecer a identificação do card que deve ser atualizado com a informação obtida da chamada? Ou isso seria parar todos os cards do pipe a cada hora? Ou vc precisaria de algum tipo de filtro? Se sim, qual?

@marcosmelo 
No seu exemplo, buscar chamados em outros sistemas, e quando houvesse eles criariam novos cards no seu pipe? E precisa necessariamente ser a cada 30 minutos, e não por evento, tipo: "a cada novo chamado no outro sistema"?

@antonio-nykael 
Sobre o disparo de mensagens, tanto de email quanto os outros métodos que você citou, essas mensagens não estariam atreladas a nenhum card, por serem disparadas periodicamente? Ou, como perguntei no exemplo do Ezequiel seria um dispara a cada X tempo para todos os cards do pipe? Ou com algum tipo de filtro aplicado? Qual?

 

Oi, @Rodrigo Subirá 
No meu caso, na verdade eu preciso ficar buscando os chamados e seus status: Atendido, Finalizado, em andamento, etc. Se houver uma forma de ter um gatilho pra isso, ja ajudaria.

Userlevel 6
Badge +1

Obrigado pelos exemplos, pessoal! Tenho mais algumas perguntas para entender melhor:

@Ezequiel Souza 
No seu caso de uso, se a chamada HTTP vai ser realizada recorrentemente, como deveria acontecer a identificação do card que deve ser atualizado com a informação obtida da chamada? Ou isso seria parar todos os cards do pipe a cada hora? Ou vc precisaria de algum tipo de filtro? Se sim, qual?

@marcosmelo 
No seu exemplo, buscar chamados em outros sistemas, e quando houvesse eles criariam novos cards no seu pipe? E precisa necessariamente ser a cada 30 minutos, e não por evento, tipo: "a cada novo chamado no outro sistema"?

@antonio-nykael 
Sobre o disparo de mensagens, tanto de email quanto os outros métodos que você citou, essas mensagens não estariam atreladas a nenhum card, por serem disparadas periodicamente? Ou, como perguntei no exemplo do Ezequiel seria um dispara a cada X tempo para todos os cards do pipe? Ou com algum tipo de filtro aplicado? Qual?

 

Olá Rodrigo,

Da mesma forma, que hoje, uma Atividade Recorrente, pode mover o card. Não move todos os cards, move somente aqueles cards que atendem aos requisitos. Uma chamada http, seria da mesma forma.

Seria feito uma requisição HTTP, somente para os cards que atendem os requisitos. 

Userlevel 3

Sobre a conexão com o WhatsApp, ainda está valido?
Alguem saberia fazer?

Reply