Skip to main content

Hoje estreamos uma serie de post entrevistando nossos Superusers aqui da comunidade, que acontecerá 1 vez ao mês. Teremos a chance de conhecer mais sobre os membros que são engajados e inspiração para todos nós, saber mais sobre o que fazem e gostam, e como o Pipefy os auxilia em suas rotinas.

Nessa primeira entrevista concedida por Marcos Melo, Gestor de dados e Processos e Superuser da Comunidade, vamos conhecer um pouco mais sobre sua relação e experiência com o Pipefy.

 

> Conte-nos um pouco sobre você. De onde você é? Quais assuntos são de seu interesse? Quais são seus hobbies? Qual é o seu trabalho e em que empresa você trabalha?

“Me Chamo Marcos Melo, sou de São Paulo-SP. Sou formado em Redes de Computadores e com Pós Graduação em Governança de TI. Sempre em busca de novos conhecimentos e Inovação.

Meus assuntos de interesse são: Tecnologia, inovação, Bem-estar e saúde e Viagens. Meus Hobbies: Leitura, Corrida de Rua, Edição de Vídeos, Música.

Trabalho na Gestão de Dados e Processos na Cia Tradicional de Comércio, que é uma empresa proprietária de bares e restaurantes de sucesso como Original, Pirajá, Astor, Subastor, Bráz, Bráz Trattoria, Lanchonete da Cidade e Ici Brasserie. Meu papel na empresa é identificar oportunidades de melhoria nos fluxos de trabalho e propor soluções eficientes para aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar a qualidade e impulsionar a inovação.”

 

> Como você usa o Pipefy na sua rotina de trabalho?

Utilizo o Pipefy no gerenciamento de processos, desenvolvimento de novos fluxos de trabalho e melhorando continuamente os fluxos existentes.”

 

> Como você aprendeu a usar o Pipefy?

Aprendi a usar o Pipefy em uma passagem de conhecimento na minha empresa. Tive pouco tempo para pegar o básico da ferramenta e o restante que aprendi foi muito na curiosidade e apoio da equipe de suporte do Pipefy. Os cursos dentro do Pipefy Academy também me ajudaram bastante no aprendizado, e na comunidade foi onde vi que poderia ir bem mais longe nesse aprendizado, conhecendo outras ferramentas que servem de apoio ao Pipefy.”

 

> Quais foram os impactos em seu fluxo de trabalho e processos após a adoção do Pipefy?

 “Melhorou muito a organização e fluidez dos processos, trazendo maior rapidez nas execuções de tarefas. Um exemplo clássico, é de tarefas que eram solicitadas por e-mail e que muitas das vezes se perdiam e traziam consequências. Isso deixou de ser um problema após levar alguns desses processos e fluxos para o Pipefy, onde a parte visual na disposição dos cards já traz uma sensação de organização enorme para quem utiliza.”

 

> Qual recurso do Pipefy mais te ajuda em suas tarefas? Qual deles você mais gosta?

“Particularmente eu gosto muito das automações. Sempre que aparece uma tarefa repetitiva, já tento buscar uma solução utilizando as automações que a ferramenta dispõe. Usando um caso que aconteceu recentemente: Trabalhamos com um ERP que estava hospedado em uma empresa que gerencia plataformas de cloud. Em março de 2023, essa empresa sofreu um ataque ransomware e comprometeu parte de alguns cadastros de nossa empresa. Perdemos cadastros de duas semanas, mas que foram recuperados em no máximo 30 minutos, pois todos os cadastros são solicitados via Pipefy e os cards são integrados com o ERP. Nossas equipes tiveram apenas o trabalho de voltar os cards para a fase de integração no Pipefy e o restante foi realizado via automação Pipefy e RPA.

O Pipefy serviu de Backup pois todos os cards contém todas as informações necessárias para input no ERP.”

 

> Qual das ideias sugeridas para o time de produto é a mais útil para você?

Atualmente conectar nativamente o Pipefy ao PowerBi, principalmente utilizando um relatório detalhado e centralizado dentro da ferramenta seria a ideia mais util. Isso iria ajudar muito na divulgação das informações por setor, por exemplo, para os interessados na empresa.

Além disso, mostrar aos solicitantes fora do painel do Pipefy, uma visão de modo resumido, o número das solicitações que um usuário abriu ou em que fase os cards estão, por exemplo. Isso tudo em um dashboard.

 

> Conte-nos como tem sido ser um Superuser.

“Tem sido uma experiência fantástica. Entrei na comunidade em busca de soluções e hoje sendo um Superuser posso contribuir com os colegas que buscam apoio na utilização da ferramenta. É enriquecedor quando temos a possibilidade de realizar essas trocas de conhecimento e aumentar o nível de expertise no Pipefy pelo simples fato de repassar esse conhecimento aos demais membros da comunidade. Quando vejo que alguém precisa de ajuda na comunidade, me coloco no lugar da pessoa, e em grande parte das minhas respostas aos colegas sempre tento detalhar ao máximo as sugestões e soluções, além de ter vários insights através das duvidas ou discussões dentro da comunidade e que posso aplicar em minha empresa.”

 

> Algo mais que você gostaria de adicionar?

Há pouco mais de um ano, com a autonomia que empresa me deu sobre a ferramenta me tornei especialista do Pipefy, além do apoio e incentivo da equipe Pipefy.

Me tornei um grande apreciador da ferramenta e sempre que tenho oportunidade, falo muito bem do Pipefy e o que a ferramenta pode proporcionar para o dia a dia de trabalho.

Deixo aqui meu agradecimento a todos vocês!”

 



🌟Você sabe como se tornar um Superuser? 
Veja aqui!

 

Obrigado, @Lais Laudari 


@marcosmelo nós agradecemos sua participação e colaboração na Comunidade!👏🏼


Sabe muito !


Valew, @fbaiao-grupobaiao 🙂


Parabéns!! Muito bom saber mais!!!


Reply