Skip to main content
Solved

Automação para exportar relatórios e dados


Boa tarde pessoal!

Estou em busca de uma maneira de automatizar export de dados do Pipefy para o Power BI, de alguma maneira sem custos. Pela API, o custo ficaria alto por conta da quantidade de cards e de chamadas que eu teria que fazer para conseguir trazer todos.

Vi que existe ou existia um conector para o Power BI desenvolvido por terceiros, mas ainda não encontrei nenhum download em que o conector funcione.

Podia ter export automático por email, para tentar coletar o arquivo do email, enfim...

Alguém tem alguma sugestão? Gostaria de exportar os relatórios ou trazer dados de maneira automática e sem custo, é possível?

Obrigado, desde já! 

11 replies

Userlevel 7
Badge +18

Ola, @lucastaniyama 

 

Duas  alternativas são ferramentas externas que integram com o Pipefy

O make.com ou zapier

 

 

Userlevel 7
Badge +18

Não sei senha viu essa discussão abaixo

 

 

 

Userlevel 5
Badge

Oi @lucastaniyama é possível por meio de integração ou diretamente pela mesmo.

 

https://developers.pipefy.com/reference/pipe-reports 

Userlevel 4

Olá!

Para esse processo, você precisa ter um relatório já definido, com os filtros que você deseja.

Em seguida você pode fazer a query 👇

 

mutation {
exportPipeReport(input: { pipeId: 1, pipeReportId: 1}) {
pipeReportExport {
id
}
}
}

 

A resposta a esta chamada conterá uma identificação numérica. Usando esta identificação obtida na chamada anterior, você pode executar a seguinte consulta: 👇

 

{
pipeReportExport(id: 20) {
fileURL
state
startedAt
requestedBy {
id
}
}
}

O resultado dessa segunda chamada, vai gerar um link, você pode copiar e colar no seu navegador e o arquivo será gerado!

Dessa forma você pode utilizar no Power BI

Se ainda precisar de alguma ajuda, avisa aqui. ;)

Userlevel 6
Badge +1

Bom dia,

 

Eu fiz muitos testes, dentre eles: 

  • 1. Utilizar o conector entre Pipefy e Power Bi (não oficial e facilmente encontrável aqui);
  • 2. Fazer a chamada de API diretamente do Power Bi para o Pipefy, via Power Query.
  • 3. Exportar os relatórios (Pré definidos) para a nuvem, e importar os dados para o Power Bi, de forma automatica e recorrente. 

 

Resumo de cada solução: 

  1. Funciona, mas por se tratar de um conector não oficial, não recebe atualização a muito tempo. Terá pouco suporte para essa escolha, não recomendo.
  2. Funciona bem, mas a API da Pipefy, não é tão rápida, ai vai depender da sua necessidade. A API fornece 500 chamadas em até 30S. Se tiver uma base grande, vai demorar bastante para atualizar. 
  3. Foi a melhor forma que encontrei, pois essa forma, os relatórios ficam salvos na nuvem, e são atualizados de forma automática e tem um limite de 25 extrações por dia, para cada pipe. E atualizo o Power Bi, automaticamente, utilizando os dados dessa base na nuvem. Para incluir um novo campo, para levar para o Power Bi, basta inserir esse campo no relatório do Pipefy, esse método é bem simples e eficaz. 

 

Se tiver dúvida como fazer, pode me procurar. 

Userlevel 2

Bom dia,

 

Eu fiz muitos testes, dentre eles: 

  • 1. Utilizar o conector entre Pipefy e Power Bi (não oficial e facilmente encontrável aqui);
  • 2. Fazer a chamada de API diretamente do Power Bi para o Pipefy, via Power Query.
  • 3. Exportar os relatórios (Pré definidos) para a nuvem, e importar os dados para o Power Bi, de forma automatica e recorrente. 

 

Resumo de cada solução: 

  1. Funciona, mas por se tratar de um conector não oficial, não recebe atualização a muito tempo. Terá pouco suporte para essa escolha, não recomendo.
  2. Funciona bem, mas a API da Pipefy, não é tão rápida, ai vai depender da sua necessidade. A API fornece 500 chamadas em até 30S. Se tiver uma base grande, vai demorar bastante para atualizar. 
  3. Foi a melhor forma que encontrei, pois essa forma, os relatórios ficam salvos na nuvem, e são atualizados de forma automática e tem um limite de 25 extrações por dia, para cada pipe. E atualizo o Power Bi, automaticamente, utilizando os dados dessa base na nuvem. Para incluir um novo campo, para levar para o Power Bi, basta inserir esse campo no relatório do Pipefy, esse método é bem simples e eficaz. 

 

Se tiver dúvida como fazer, pode me procurar. 

Show Antônio!! Como faço para exportar estes relatórios para a nuvem de maneira automática?

 

Userlevel 2

Olá!

Para esse processo, você precisa ter um relatório já definido, com os filtros que você deseja.

Em seguida você pode fazer a query 👇

 

mutation {
exportPipeReport(input: { pipeId: 1, pipeReportId: 1}) {
pipeReportExport {
id
}
}
}

 

A resposta a esta chamada conterá uma identificação numérica. Usando esta identificação obtida na chamada anterior, você pode executar a seguinte consulta: 👇

 

{
pipeReportExport(id: 20) {
fileURL
state
startedAt
requestedBy {
id
}
}
}

O resultado dessa segunda chamada, vai gerar um link, você pode copiar e colar no seu navegador e o arquivo será gerado!

Dessa forma você pode utilizar no Power BI

Se ainda precisar de alguma ajuda, avisa aqui. ;)

Que bacana Rachel! Como você fez para o Power BI atualizar de maneira automática por meio deste link depois? Como faço para ele coletar o arquivo gerado no link...

Userlevel 6
Badge +1

Eu fiz pelo Make.

 

Primeiro, precisa fazer uma solicitação:

mutation {

  exportPipeReport(
    input: { 
       pipeId: XXXXXX, 
       pipeReportId: XXXXXXX
       })
       {
    pipeReportExport {
      id
    }
  }
}

 

Com isso, você receberá de retorno um ID temporário:

query MyQuery {
  pipeReportExport(id: "ID Da Chamada Anterior") {
    fileURL
    state
    startedAt
    requestedBy {
      id
      name
    }
    report {
      id
      name
    }
  }
}

 

Nessa chamada, precisa aguardar/verificar o ‘state’ ser ‘done'. 

 

Após isso, só usar um modulo http, para baixar o arquivo. 

E por último, subir o arquivo baixado para a nuvem. 

Userlevel 7
Badge +18

Muito bom!

Userlevel 2

Eu fiz pelo Make.

 

Primeiro, precisa fazer uma solicitação:

mutation {

  exportPipeReport(
    input: { 
       pipeId: XXXXXX, 
       pipeReportId: XXXXXXX
       })
       {
    pipeReportExport {
      id
    }
  }
}

 

Com isso, você receberá de retorno um ID temporário:

query MyQuery {
  pipeReportExport(id: "ID Da Chamada Anterior") {
    fileURL
    state
    startedAt
    requestedBy {
      id
      name
    }
    report {
      id
      name
    }
  }
}

 

Nessa chamada, precisa aguardar/verificar o ‘state’ ser ‘done'. 

 

Após isso, só usar um modulo http, para baixar o arquivo. 

E por último, subir o arquivo baixado para a nuvem. 

Show pessoal!

Deu certo, obrigado!

Sabem dizer se tem algum custo?

Userlevel 6
Badge +1

Show pessoal!

Deu certo, obrigado!

Sabem dizer se tem algum custo?

 

Tem os custos do Make. 

No Pipefy, você tem o limite de 25 extrações de relatório por pipe, a cada dia. 

Reply