Solved

Criar Cards via Power Apps

  • 24 February 2023
  • 14 replies
  • 385 views

Userlevel 7
Badge +18

Olá, é possível criar cards através de formulários do PowerApps da Microsoft ou outros tipo de formulários externos?

icon

Best answer by vicente-lemes 24 February 2023, 17:52

View original

14 replies

Userlevel 7
Badge +11

Oi Marcos.

É possível sim, eu faço isso através de uma ferramenta de integração, o Make (antigo Integromat).

Mas tem diversas opções, Make, Workato, Zapier..

 

Exemplo bem simples: um formulário do Google Forms é respondido, então a automação cria um card no Pipefy com os campos correspondentes.

 

Userlevel 7
Badge +18

Oi Vicente, mas a conexão é direta  entre Pipefy e PowerApps ou do Powerapps vai para uma planilha e depois para o Pipefy, usando o Maker?
Vi no seu exemplo que utiliza o GoogleForms, mas não achei o Powerapps na lista do Maker.

Userlevel 7
Badge +11

Se não tiver o PowerApps no Make dá para utilizar o Google Sheets como intermediário, tranquilo.

Eu uso bastante o Sheets para esse tipo de coisa.

Userlevel 7
Badge +18

Sim, mas acho que no form do google eu não consigo conectar na API da receita federal pra buscar a informação de um CNPJ digitado. A Intenção é facilitar o preenchimento e ja enviar esses dados para um Card.

Userlevel 7
Badge +11

Sim, mas acho que no form do google eu não consigo conectar na API da receita federal pra buscar a informação de um CNPJ digitado. A Intenção é facilitar o preenchimento e ja enviar esses dados para um Card.


O form do google foi só um exemplo de conexão possível.

Mas nessas ferramentas de integração vc tem a possibilidade de fazer chamadas de API ou conectar com o ReceitaWS (não sei se é esse que vc usaria, mas tem no Make).

Userlevel 7
Badge +18

Beleza, vou dar uma olhada.
Muito obrigado!

Userlevel 4

Marcos, eu imagino que você colete alguns dados pelo formulário (CNPJ, por exemplo), queira descobrir outros automaticamente com base nos dados coletados (razão social e nome fantasia, por exemplo) e criar um cartão no Pipefy, correto?

Se sim, algum motivo para não compartilhar o link do formulário inicial do pipe? Seria o jeito mais fácil, acredito eu.

Userlevel 7
Badge +18

Olá, Brennov
No modo que pretendo utilizar o formulário, não fica viável, pois não consigo conectar o Pipefy ao site da Receita Federal Via API para buscar os dados de uma empresa informando apenas o CNP, já no Power APPs eu consigo.
Pelo que o suporte Pipefy me informou, hoje não existe uma conexão como essa no Pipefy.

Se você souber de algo que traga essas informações, me ajudaria muito!

Userlevel 4

Marcos, eu costumo usar o Make para fazer essas integrações, mas poderia ser qualquer outra opção.

Se você consegue fazer uma requisição HTTP pelo Power Apps (ou Power Automate) para a Receita Federal, você poderia enviar os dados, após ter todos que deseja, para o Make (módulo Webhook) e de lá integrar no Pipefy. Ou seja, dentro do Make você teria 2 módulos:
 

 

O primeiro módulo irá te gerar um link e é para esse link que você fará uma requisição POST:
 

 

O segundo módulo é o que você cria o cartão no Pipefy com os dados que chegaram no Webhook (os que você enviou do Power Apps):

 

 

Obvaimente que você também poderia fazer diretamente do Power Apps/Power Automate para o Pipefy também. Se você consegue fazer requisição direto do Power Apps/Automate, você pode enviar os dados para qualquer outro programa que possua API.

 

Avise-me caso tenha ficado com dúvida!

Userlevel 7
Badge +18

Pessoal, com a dica do @vicente-lemes, consegui fazer a consulta do CNPJ e atualizar o card com os dados de CNPJ.
@brennovn, obrigado pelas dicas!

Criei uma conta no app receitaws e gerei um token para utiliza-lo no make

Ficou dessa forma:
 

 

Userlevel 7
Badge +11

Pessoal, com a dica do @vicente-lemes, consegui fazer a consulta do CNPJ e atualizar o card com os dados de CNPJ.
@brennovn, obrigado pelas dicas!

Criei uma conta no app receitaws e gerei um token para utiliza-lo no make

Ficou dessa forma:
 

 

Fico feliz que deu certo, Marcos!

Graças a sua dúvida eu descobri esse ReceitaWS e sugeri aqui na empresa, vamos usar também.

Userlevel 7
Badge +18

 

Pessoal, com a dica do @vicente-lemes, consegui fazer a consulta do CNPJ e atualizar o card com os dados de CNPJ.
@brennovn, obrigado pelas dicas!

Criei uma conta no app receitaws e gerei um token para utiliza-lo no make

Ficou dessa forma:
 

 

Fico feliz que deu certo, Marcos!

Graças a sua dúvida eu descobri esse ReceitaWS e sugeri aqui na empresa, vamos usar também.



 

 @vicente-lemes, vai ajudar muito!!

Userlevel 4

Pessoal, com a dica do @vicente-lemes, consegui fazer a consulta do CNPJ e atualizar o card com os dados de CNPJ.
@brennovn, obrigado pelas dicas!

Criei uma conta no app receitaws e gerei um token para utiliza-lo no make

Ficou dessa forma:
 

 

Fico feliz que deu certo, Marcos!

Graças a sua dúvida eu descobri esse ReceitaWS e sugeri aqui na empresa, vamos usar também.

Mesma coisa da minha parte! Eu estava analisando o www.cpfcnpj.com.br e irei dar uma olhada no ReceitaWS para comparar.

Userlevel 7
Badge +18

@brennovn 👊

Reply