Solved

Processo para Sucesso do Parceiro (Franqueado)

  • 23 September 2020
  • 3 replies
  • 259 views

Userlevel 2

Boa noite,

 

Sou COO e Co Founder da Sales Hackers, uma consultoria de Vendas e CS.

 

Estamos transformando nossa consultoria em uma franqueadora e iremos oferecer uma franquia de serviços de consultoria de vendas para que nossos Franqueados (hoje Consultores) implementem e otimizem processos comerciais nos clientes.

 

Deste modo, gostaria de ouvir a opinião de vocês quais Pipes recomendam ser criados para este novo desafio e se há alguma boa prática de alguém que tenha implementado um conceito de Partner Customer Success (jornada do parceiro) em suas empresas que poderia compartilhar aqui.

 

Alguns processos que entendemos que podem ser criados (embora sem saber como criar no Pipefy)

 

  • Recrutamento, seleção e contratação de franqueados
  • Playbook do Escopo que cada franqueado deve realizar (separado por etapa), com os devidos templates e frameworks necessários para manter a padronização e a escala do negócio.
  • Controle dos KPIs de Qualidade (Performance) dos Franqueados (e seus clientes) através de um Customer (Partner) Healthscore, para ranquear, premiar e capacitar.
  • Processo de Mudança de Tier: O ranqueamento é importante para priorizar o recebimento de novos Clientes (prospecção e venda será realizado pela Franqueadora) e mensurar as ações para que o Franqueado mude de Tier.
  • Jornada do Franqueado: criação de interações proativas com os franqueados visando auxiliar nos processos, entrega de valor, suporte ao franqueado, envio de materiais da marca, relacionamento com o franqueado.
  • Gatilhos para controle de qualidade: após cada etapa finalizada, o CSM ou Coordenador é notificado para fazer uma validação da conformidade e precisão da entrega.
  • Gatilhos para envios frequentes de NPS para os clientes: mensalmente enviar NPS aos clientes e caso haja detratores, gatilhar um card de alerta para o CSM atender o cliente (ou informar o Franqueado/Parceiro)
  • Gestão Financeira: Pipe para pagamentos dos Franqueados, liberação de verba, taxa de gestão, royalties, etc.
  • Handoff Comercial: como será o processo de passagem de bastão, assinatura de contrato, kickoff e onboarding (+ SLAs)
  • Processo de Crescimento do Cliente: controle e gestão de indicadores dos clientes que devem ser inputados pelos Franqueados, como otimização percentual de taxas de conversão, eficiência de CAC e aumento de LTV.
  • Foco no Sucesso do Franqueado e Sucesso do Cliente do Franqueado.

 

O que mais você recomendaria de processos para esta operação que poderíamos criar e acompanhar no Pipefy?

Você tem ou conhece algum exemplo / boa prática de processos implantados para franqueadoras /franquias ou Partners que poderia compartilhar?

 

Obrigado a todos da comunidade!


 

 

icon

Best answer by Ricardo Palhares 23 September 2020, 14:21

View original

3 replies

Userlevel 6
Badge +7

Bom dia @Eduardo Koch, tudo bem?

 

Tenho experiências anteriores em implantação de modelos de gestão em empresas de diversos segmentos, mas não especificamente em criação de um programa de parceiros, mas analisei seus pontos talvez possa contribuir com algo.

 

Em relação aos processos relacionados, gostei bastante do nível de detalhe que você tem e acho que é um ótimo começo. Particularmente, acho que haverá um nível de maturidade dos processos que você vai aprimorar com o tempo e vivência de experiências reais, mas pensei em alguns processos complementares no Pipefy e outros que podem utilizar outras ferramentas integradas com o Pipefy.

São eles:

 

1 - “Descredenciamento” de franqueados - Acho que mapear esse processo pode ajudar a definir as regras da contratação e a jornada do parceiro e garantir um descredenciamento com 

2 - Forecasting - Entendo que monitorar o forecasting dos franqueados pode ser um processo importante para sua gestão.

2 - Gestão da carteira de franqueados - Seus processos integrados com o Power BI podem permitir uma análise do perfil dos seus franqueados, segmentos de atuação, área de atuação, “canibalismo” (disputa pelo mesmo cliente) e resultados, entre outras análises possíveis.

3 - Gestão da carteira de clientes dos franqueados - proporcionar ao franqueado dados de análise de carteira, pode ajudar otimizar os ganhos dele e permite uma visão sua e dele em relação ao perfil, segmento etc de clientes com mais sucesso e com mais problemas. Novamente, imaginei processos no Pipefy integrados com o Power BI.

 

Talvez estes pontos já estejam contemplados nos seus processos de crescimento do cliente e sucesso do franqueado/cliente, mas achei relevante reforçar que a visão de carteira pode ser bem importante para o seu modelo de negócios.

 

Espero ter ajudado! Se quiser trocar mais ideias sobre os pontos acima, entre em contato.

Sucesso com seu negócio!

Abs

Userlevel 1
Badge +3

Bom dia @Eduardo Koch , tudo bem?

 

Muito obrigado @Ricardo Palhares pela resposta muito completa, e endosso que já esta bem mapeado o que podemos tirar de metrica desse processo. Mas gostaria de compartilhar uma boa pratica utilizada pela nossa area de parcerias. No meu caso, hoje realizo todo o onboardig de parceiros através da nossa ferramenta e o FPS que conseguimos de todas as etapas desse onboarding é de extrema utilidade para identificar os nossos gargalos.

 

Adoraria te mostrar esse Pipe e conversar um pouco mais sobre a nossa area de parceria, compartilho o meu email para agendarmos essa conversa: leonardo.cunha@pipefy.com

 

Fico no aguardo.

Userlevel 2

@Ricardo Palhares muito obrigado pela sua contribuição e sugestões.

Sem dúvida, esse olhar para gestão de carteira será fundamental, dentre as questões que você citou.

Uma percepção que tive é que se assemelha muito em termos de gestão a um modelo de canais, embora via parceiro/franqueado, em que o grande desafio é como manter essa gestão baseada em Performance e Relacionamento com um olhar duplo: para o canal e para o cliente do canal (e da empresa).

 

O modelo de Partners da RD, por exemplo toda a gestão é feita via Parceiro, e o cliente do parceiro (eles chamam de “revenda”) é intocável pela RD e também todos indicadores de ativação, churn e educação ficam sob gestão do parceiro, causando redução de tier (Gold, Silver, Member, etc,)

 

Mas os processos em si, devem ser semelhantes .

 

Obrigado!

 

@Leonardo Cunha por favor, fique à vontade para me contatar no eduardo.koch@saleshackers.com.br 

 

Abraços

Reply