Skip to main content

Estou / Estava enfrentando problemas em configurar o SMTP no Pipefy com meus e-mails do Google. Entrei em contato com o suporte do Google e ele me disseram quem o SMTP vai deixar de funcionar, e que preciso passar a usar um outro protocolo que se chama OAuth, e que precisaria verificar se as plataformas e ferramentas que uso suportam isso. 

O Pipefy suporta? Como faço para configurar isso em meus e-mails e continuar disparando e-mails usando o pipefy e o remetente da minha empresa.

“O Google está desativando o acesso a apps menos seguros, ou seja, apps de terceiros que podem acessar Contas do Google com nome de usuário e senha (autenticação básica).

A partir de 14 de março de 2025, você e seus usuários precisarão usar o OAuth com apps de terceiros para acessar o Gmail, a Agenda e os Contatos do Google. 

O OAuth é um método de acesso mais seguro. Você não usará mais uma senha para acessar, exceto as senhas dos apps.”

“A partir de 14 de março os protocolos CalDAV, CardDAV, IMAP, SMTP e POP deixarão de funcionar com as senhas legadas (autenticação básica).”

Obrigado pessoal

Estou tendo o mesmo problema atualmente, esta sua informação é realmente bem importante.

@Luiz Henrique , tudo bem?

Atualmente, para configurar um SMTP utilizando o provedor de e-mail do Google, é necessário utilizar a Senha de App (App Password) disponibilizada pelo próprio Google.

Passo a passo:

Acesse o link: https://myaccount.google.com/apppasswords, onde a senha de aplicativo pode ser gerada.

OBS: Essa tela só fica disponível para contas que possuem autenticação em duas etapas (MFA) ativada.(autenticação de 2 fatores ativado na conta). 

Na pipefy → 

https://app.pipefy.com/ → Painel Administrativo → Configurações de e-mail

Host: smtp.google.com
Porta: 587 (padrão do Google)
E-mail: E-mail desejado
senha: Senha criada noApp Password Google

Após incluir as informações, é só clicar em “Salvar”.

@Felipe Alves, tudo certo? Estava tendo o mesmo problema que consta na publicação e segui os passos que você informou, porém ainda me consta o mesmo problema como mostra na imagem, mesmo usando a senha criada pelo Google e os campos preenchidos corretamente. 

Poderia ter alguma relação a minhas permissões na conta (mesmo tendo Super Admin), ou um problema mais técnico envolvendo o Google? Agradeço desde já pela ajuda.

Reply