Skip to main content

Estou integrando o Pipefy de um escritório de advocacia via Make com o CNJ. Um card no Pipefy envia informações via webhook para o Make, dentre elas o número do processo que é um campo de conexão com a database PROCESSOS que possui outras informações dele, porém no webhook não chegam outras informações desse registro.

Para consultar o processo, além do número precisamos saber qual o tribunal, essa informação tem no registro de database, mas não chega no webhook, então eu preciso pesquisar o número do processo na database para localizar o registro e puxar os dados dele para usar na pesquisa do CNJ.

Então gostaria de saber se existe alguma query para pesquisar registros por qualquer dado que eu tenho e não somente pelo ID que não chega no webhook, somente o título que é o número do processo no caso?

Seria o equivalente a tentar localizar o registro de um cliente na database pelo telefone dele e não pelo nome. Sabemos que os campos de conexão de database não pesquisam subtítulos, somente títulos, então talvez seja por isso que não encontrei nada na API.

Olá!

Existe uma query que você consegue utilizar para resolver seu problema, que é a findRecords. Essa é a maneira mais eficiente de encontrar um registro em uma base de dados do Pipefy por qualquer campo, e não apenas pelo ID ou título.

Como funciona a query findRecords

A findRecords permite que você pesquise registros em uma base de dados usando o valor de qualquer campo. Para isso, você precisa de três informações principais:

1. tableId: O ID da sua base de dados "PROCESSOS".

2. fieldId: O ID do campo que guarda o número do processo (por exemplo, "numero_do_processo").

3. fieldValue: O número do processo exato que você recebe via webhook.

Ao fornecer essas informações, a API do Pipefy faz a pesquisa e retorna o registro completo, com todos os seus campos, incluindo o tribunal.

Exemplo de query

Vamos montar a query para o seu cenário. Substitua os valores de exemplo pelos IDs e o número do processo que você tem.

• ID da sua base de dados: 12345

• ID do campo de Número do Processo: "numero_do_processo"

• Valor do Número do Processo (do webhook): "5000000-00.2023.8.26.0000"

query {
findRecords(
tableId: "12345",
search: {
fieldId: "numero_do_processo",
fieldValue: "5000000-00.2023.8.26.0000"
}
) {
edges {
node {
id
recordFields {
name
value
field {
id
}
}
}
}
}
}

Próximos passos no Make

Ao executar essa query no Make, a resposta trará todos os dados do registro do processo. A partir daí, você poderá extrair facilmente a informação do tribunal e usá-la como um novo parâmetro para a sua pesquisa no CNJ.

Assim, você consegue contornar a limitação do webhook e fazer a integração de forma completa e precisa.

Reply