Skip to main content
Question

Apagar dados de campos via API

• February 5, 2026
  • 6 replies
  • 63 views

rvitoriano
Forum|alt.badge.img

Oi, pessoal, boa tarde.

Espero que estejam bem.

Eu tenho algumas automações e fluxos que preciso de um retorno da requisição http para gatilhar outras automações. 

E uma delas envolve apagar dados de alguns campos. Via automação convencional, usando um campo fake vazio, funciona bem, mas, eu não tenho a resposta http que preciso. 

Qual o comando correto para colocar no http request do Pipefy para eu conseguir apagar dados de campos via API?

Eu tentei de todas as formas que pensei, inclusive consultando materiais oficiais, mas, no fim, sempre me dá um erro de Invalid Input.

Agradecerei se alguém conseguir me ajudar.

6 replies

adrian-villegas

Olá Rvitoriano, tudo bem?

Para limpar campos via API você precisa realizar a seguinte requisição:

{

"query": "mutation updateFieldsValues($input: UpdateFieldsValuesInput!) {\n  updateFieldsValues(input: $input) {\n    clientMutationId\n    success\n  }\n}",

"variables": {

"input": {

"nodeId": ID do card,

"values": {

"fieldId": "CampoID",

"operation": "REPLACE",

"value": []

}

}

}

}

Ficamos a total disposição 

rvitoriano
Forum|alt.badge.img
  • Author
  • Inspiring
  • February 26, 2026

{   "query": "mutation updateFieldsValues($input: UpdateFieldsValuesInput!) {\n  updateFieldsValues(input: $input) {\n    clientMutationId\n    success\n  }\n}",   "variables": {     "input": {       "nodeId": ID do card,       "values": {         "fieldId": "CampoID",         "operation": "REPLACE",         "value": []       }     }   } }

@adrian-villegas , primeiramente, obrigado por se disponibilizar.

Porém, o código segue gerando os mesmos erros anteriores que mencionei. Eu vi que usou a função REPLACE que, até hoje, eu só vi para campos conectados. Os campos que quero “esvaziar” são campos numéricos, textos, moeda, etc.

Alguma outra sugestão?

rvitoriano
Forum|alt.badge.img
  • Author
  • Inspiring
  • February 26, 2026

{   "query": "mutation updateFieldsValues($input: UpdateFieldsValuesInput!) {\n  updateFieldsValues(input: $input) {\n    clientMutationId\n    success\n  }\n}",   "variables": {     "input": {       "nodeId": ID do card,       "values": {         "fieldId": "CampoID",         "operation": "REPLACE",         "value": []       }     }   } }

PS: fiz alguns outros testes. Esse código que mandou funciona com campo numérico. Campo de moeda e campo de data não funciona. Nas automações nativas do Pipefy a gente consegue esvaziar usando campos fake vazios. Por que na API tem todo esse “problema”?

adrian-villegas

Para limpar campos indicados pode utilizar o seguinte padrão na hora de realizar a requisição

mutation {  

updateCardField(input: {  

card_id: 0,  

field_id: "",  

new_value: null  

}) {  

card {  

id  

}  

success  

}  

Eduardo Cerejo
Pipefy Staff

Oi ​@rvitoriano!

Você encontrou uma limitação na mutation updateFieldsValues, o campo de moeda de fato não aceita value:[]  para limpeza por conta de uma validação interna que não reconhece o array vazio como "limpar campo".

Solução alternativa que funciona para todos os tipos de campo (moeda, data, texto, etc.): use a mutation updateCardField passando new_value: null:

mutation {
updateCardField(
card_id: SEU_CARD_ID
field_id: "slug_do_campo"
) {
success
card {
id
}
}
}

A diferença é que o new_value: null bypassa completamente a validação de formato e instrui a API a limpar o valor, o que funciona para qualquer tipo de campo (moeda, data, texto, número, etc.) desde que o campo não esteja marcado como obrigatório.

rvitoriano
Forum|alt.badge.img
  • Author
  • Inspiring
  • March 5, 2026

Oi ​@rvitoriano!

Você encontrou uma limitação na mutation updateFieldsValues, o campo de moeda de fato não aceita value:[]  para limpeza por conta de uma validação interna que não reconhece o array vazio como "limpar campo".

Solução alternativa que funciona para todos os tipos de campo (moeda, data, texto, etc.): use a mutation updateCardField passando new_value: null:

mutation {
updateCardField(
card_id: SEU_CARD_ID
field_id: "slug_do_campo"
) {
success
card {
id
}
}
}

A diferença é que o new_value: null bypassa completamente a validação de formato e instrui a API a limpar o valor, o que funciona para qualquer tipo de campo (moeda, data, texto, número, etc.) desde que o campo não esteja marcado como obrigatório.

Obrigado, ​@Eduardo Cerejo.

Só uma correção: faltou o “input {}”

mutation {
  updateCardField(input: {
    card_id: 123
    field_id: "ID DO CAMPO EM QUESTÃO"
  }) {
    success
    card {
      id
    }
  }
}

Testei com campo numérico, moeda e data e, realmente, foi..

Abraço!