Skip to main content
Question

Dúvida Make/Integromat - Query pra Cards Conectados

• May 18, 2025
  • 2 replies
  • 106 views

gbenassi

Olá, estou tentando rodar uma query para pegar o id de um registro conectado a um card.

No Make ele retorna a query corretamente, trazendo os cards filhos conectados, e o id que eu quero, porém, ao tentar usar os dados retornados no módulo seguinte, os dados que a query retornou não aparecem como opção.

query:

{
  card(id:{{3.id}}) {
    fields {
      name
      value
    }
    child_relations {
      id
      cards {
        id
        title
        fields {
          name
          value
        }
      }
    } parent_relations {
      id
      cards {
        id
        title
        fields {
          name
          value
        }
      }
    }

} 
}

Observem que há 3 cards conectados:

O dado que eu quero está no segundo Card Conectado:

Ao tentar atualizar um campo do Card com esses dados desse Card Conectado que a query retornou, esse card conectado simplesmente nao aparece. Dos 3 Cards conectados, apenas 1 aparece.

O que pode estar acontecendo?

2 replies

Eduardo Cerejo
Pipefy Staff

Olá ​@gbenassi !

Não tenho muita certeza sobre o que trarei aqui dado que não tenho familiariadade com a Make. 
O comportamento que você está vendo é esperado da Make quando a query retorna um array,  ele não itera automaticamente sobre os itens, então apenas um dos cards conectados fica disponível para mapeamento nos módulos seguintes.
A possível solução é usar o módulo Iterator logo após o módulo da query GraphQL, apontando para o array child_relations. Isso vai transformar cada item do array em um bundle separado, e aí os módulos seguintes conseguem enxergar todos os cards conectados normalmente.

O fluxo ficaria assim:

1. Pipefy → Execute a GraphQL Query (sua query atual, sem mudanças)
  2. Iterator → aponte para Body > data > card > child_relations[]
  3. Seu próximo módulo → agora você consegue mapear cards[] > id, title, fields[] de cada relação individualmente

Se você precisar de um card conectado específico (por exemplo, que contém o campo ID_PIPE(TOPSERVIR)`), adicione um módulo Filter depois do Iterator filtrando pelo id da relação (`413586351`, no seu caso).

Por favor, não deixe de comentar aqui se essa solução que trouxe de fato ajudou ou não a resolver o seu problema 😉

ijameswilson

Olá, estou tentando rodar uma query para pegar o id de um registro conectado a um card.

No Make ele retorna a query corretamente, trazendo os cards filhos conectados, e o id que eu quero, porém, ao tentar usar os dados retornados no módulo seguinte, os dados que a query retornou não aparecem como opção.

query:

{
  card(id:{{3.id}}) {
    fields {
      name
      value
    }
    child_relations {
      id
      cards {
        id
        title
        fields {
          name
          value
        }
      }
    } parent_relations {
      id
      cards {
        id
        title
        fields {
          name
          value
        }
      }
    }

} 
}

Observem que há 3 cards conectados:

O dado que eu quero está no segundo Card Conectado:

Ao tentar atualizar um campo do Card com esses dados desse Card Conectado que a query retornou, esse card conectado simplesmente nao aparece. Dos 3 Cards conectados, apenas 1 aparece.

O que pode estar acontecendo?

From what I understand, your main challenge is building the right query in Make (Integromat) to retrieve connected cards, right? In this case, the key is making sure you're using the correct GraphQL structure from Pipefy and explicitly requesting the connection fields or any specific relation fields defined in your pipe).

A practical approach is to start with the main card ID and then expand the query to include its connected data within the same request, instead of trying to fetch everything separately. Also, double-check whether those connections are created via native connection fields or through automations, since that can affect how they appear in the API response.

If you're working inside Make (Integromat), it’s often easier to first test your query using the HTTP module or Pipefy’s GraphQL Explorer. That way you can validate the structure and ensure you're getting the expected data before plugging it into your scenario.

Are your cards linked through a specific connection field, or are you trying to retrieve all possible relationships in one query?