Solved

Alerta baseado em uma data

  • 30 January 2024
  • 11 replies
  • 78 views

Userlevel 3

Boa tarde, pessoal.

 

Sei que é possível ter “alerta” no card baseado em data de vencimento configurada.

Porém, o que gostariamos de fazer é um alerta desse baseado em uma campo data preenchido.

O que fizemos, por enquanto, é ter um relatório salvo, configurado para mostrar todos os casos com o filtro “essa data < 15 dias”. 

Sabem se é possível fazer algo similar, diretamente dessa forma visual, para não ter que fazer por relatório ?

 

 

icon

Best answer by marcosmelo 31 January 2024, 15:18

View original

11 replies

Userlevel 7
Badge +13

É possível via integração (Workato, Integromatic, outras).

Userlevel 7
Badge +18

Olá, @fbaiao-grupobaiao 
Não sei se entendi muito bem, mas seria que não daria certo criar uma automação baseada em data em atualizasse um campo do tipo etiqueta, dessa forma traria a informação no topo do card

 

 

Userlevel 7
Badge +13

Olá, @fbaiao-grupobaiao 
Não sei se entendi muito bem, mas seria que não daria certo criar uma automação baseada em data em atualizasse um campo do tipo etiqueta, dessa forma traria a informação no topo do card

 

 

Parece uma opção viável!

Userlevel 3

Olá, @fbaiao-grupobaiao 
Não sei se entendi muito bem, mas seria que não daria certo criar uma automação baseada em data em atualizasse um campo do tipo etiqueta, dessa forma traria a informação no topo do card

 

 

 

 

Oi Marcos. Parece uma boa opção. 
Mas não estou entendo como faria isso na automação. A opção da lista seria “um campo for atualizado” ? Porque se for isso não serviria.

Detalhando a necessidade:

  • precisamos atualizar um determinado sistema a cada 15 dias;
  • para tentar controlar isso, criamos um campo “data da ultima atualizacao” nos cards.
  • a idéia seria termos esse “alerta” (que ficaria bacana se fosse etiqueta) sempre que essa data preenchida tiver mais de 15 dias em relação a data atual.

Como falei, no momento criamos um relatório com esse filtro. Mas se pudesse ser uma etiqueta, ficaria mais intuitvo certamente.

 

Userlevel 3

É possível via integração (Workato, Integromatic, outras).

Vou dar uma olhada nessas opções.

Obrigado.

 

Userlevel 7
Badge +18

Olá, @fbaiao-grupobaiao 
Não sei se entendi muito bem, mas seria que não daria certo criar uma automação baseada em data em atualizasse um campo do tipo etiqueta, dessa forma traria a informação no topo do card

 

 

 

 

Oi Marcos. Parece uma boa opção. 
Mas não estou entendo como faria isso na automação. A opção da lista seria “um campo for atualizado” ? Porque se for isso não serviria.

Detalhando a necessidade:

  • precisamos atualizar um determinado sistema a cada 15 dias;
  • para tentar controlar isso, criamos um campo “data da ultima atualizacao” nos cards.
  • a idéia seria termos esse “alerta” (que ficaria bacana se fosse etiqueta) sempre que essa data preenchida tiver mais de 15 dias em relação a data atual.

Como falei, no momento criamos um relatório com esse filtro. Mas se pudesse ser uma etiqueta, ficaria mais intuitvo certamente.

 

 

@fbaiao-grupobaiao 

Da pra fazer, mas voce vai precisar no minimo de umas 4 automações  no Pipe

Automação 1
A primeira pra definir uma data com o valor = a 15 dias, seria mais ou menos assim:

Ao criar o card, Atualize um campo de data com uma data relativa (customizada) para 15 dias depois

Voce pode usar a data do evento como base para definir a data relativa
Nesse link voce pode verificar mais sobre datas relativas
https://help.pipefy.com/pt-BR/articles/2109244-como-criar-automacoes-para-gerenciar-prazos-de-pagamento-cobrancas-e-comunicacoes

 

Automação 2

Depois uma automação de recorrencia diaria com um cenário que analisa se o card está com a data igual a hoje. Se estiver com a data igual a hoje(que seriam os 15 dias definidos na automação 1) o card é movido para a fase de verificação de data 1

Gatilho

Cenario
 

 

 

Automação 3
Após o card ser movido para essa fase de verificação de data 1, crie uma automação que atualize o campo com a etiqueta Maior do que 15 dias  e ja atualie o campo de data com mais 15 dias(se necessário), usando o mesmo principio da data relativa na automação 1


 

 

Depois crie uma quarta automação para voltar esse card para a fase de verificação de data 1
O card vai ficar como um ping pong entre as fases

 

Resultado final(usei minutos ao inves de datas para testar a automação)
 



Veja se esse workaround te atende e tente adpatar a sua necessedidade e mudar a logico para encurtar caminhos e automações. Se for muito trabalhoso, tente seguir a sugestão do Ezequiel com Workato ou o Make.

Userlevel 7
Badge +13

Gostei da sugestão. Um pouco trabalhosa, mas funcional!

Userlevel 3

Obrigado pela sugestão @marcosmelo.

Tem um detalhe: esse controle tem que ocorrer em qualquer fase do pipe. Pelo que entendi da sugestão, ele vai mover para uma fase específica (para fazer a comparação de datas) e depois retornar para uma outra específica. No meu caso, ele deveria retornar para a fase onde estava anteriormente. 

Pelo que vi na automação, não existe uma opção de “mover para a fase que estava anteriormente”, certo ? 

Obrigado aí pela paciencia e ajuda de todos. Realmente estamos iniciando nesse mundo Pipefy, vendo videos e tutoriais, mas esse tipo de necessidade específica acho que só aqui no forum mesmo…

 

Userlevel 7
Badge +18

Oi, @fbaiao-grupobaiao 
Isso,Voce pode utilizar a automação para voltar a uma fase especifica(que ficara fixa), mas não existe a possibilidade voltar para a ultima fase que o card passou, por exemplo.
Seria interessante se a automação de atividade recorrente verificasse isso, mas por enquanto não existe a possibilidade.
 

 

Userlevel 3

Oi, @fbaiao-grupobaiao 
Isso,Voce pode utilizar a automação para voltar a uma fase especifica(que ficara fixa), mas não existe a possibilidade voltar para a ultima fase que o card passou, por exemplo.
Seria interessante se a automação de atividade recorrente verificasse isso, mas por enquanto não existe a possibilidade.
 

 

Entendi. Uma pena realmente, porque aí não consigo aplicar da forma que voce falou, já que também não existe opção de atualizar diretamente a etiqueta na atividade recorrente (que compararia a data).
Vou tentar então pelas outras ferramentas de integração.
Obrigado novamente. No mínimo já serviu para conhecer mais as opções disponíveis.

Abcs.

Userlevel 7
Badge +18

Fechou!

Boa sorte!

Reply