Solved

Campos deletados

  • 20 October 2023
  • 6 replies
  • 126 views

Userlevel 5
Badge +1

Olá Pipers tudo bem?

 

Tenho uma dúvida que quero contar com a prática de voc~es e o conhecimento dos desenvolvedores para não ter nenhum problema com o meu pipe.

Devido alterações em processos tive oportunidades de melhorias nos formulários, um exemplo pratico, meu formulario trabalha com a digitação do nome do fornecedor em campo aberto de texto, agora posso melhorar isso colocando uma database e deixando esse campo como selecionável da database.

 

Minha preocupação: tenho muitos dados já registrados nesse Pipe e não quero perder a informação desse campo texto.

Minha dúvida: se eu apenas deletar o campo texto de fornecedores e colocar o campo de databasse de fornecedores eu vou perder a informação já registrada nos cards antigos?

Acredito que a resposta dessa duvida vai deixar muitos mais tranquilos quanto as opções de excluir campos para alterar o formulário fazendo melhorias.

Obrigado Pipers.
Abraços,
Diego Miranda

icon

Best answer by Lais Laudari 20 October 2023, 14:32

View original

6 replies

Userlevel 7

Olá @diego-miranda!
Sim, ao deletar o campo você perderá as informações registradas nele. O que sugiro é que extrair os dados através dos relatórios antes de deletar campos, assim terá um backup destas informações.😉

Userlevel 7
Badge +18

Ola, @diego-miranda 

Possivelmente irá perder sim. Já tive essa experiência tempos atras e pra contornar isso, eu tive que usar uma condicional para esconder o campo que eu não iria mais utilizar para manter os registros antigos e resgata-los através de relatórios.

Não sei se hoje exista alguma maneira de manter esses registros de forma mais eficaz, mas essa foi minha saída.

Userlevel 5
Badge +1

Ótima dica Lais!
O que cheguei a fazer em alguns relatórios por receio de perder o histórico foi criar um racional onde o campo (inutilizado) fica oculto, mas dependendo do relatório fazer esse tipo de racional é um pouco mais difícil e dependendo da quantidade de campos a serem alterados também.

Obrigado pela sua resposta Lais, fica o alerta e a dica pro pessoal!

Userlevel 7
Badge +13

Ao remover o campo, os dados históricos são removidos, assim como novos campos só serão preenchidos a partir do momento que foram criados.  A não ser que para criados, rode algum script para preencher o passado.

 

Seria interessante se pudéssemos desabilitar/arquivar campos que não são mais utilizados mas que não deletaremos (pra manter histórico). Tenho uma série de campos “invisíveis” onde coloquei condicionais pra esconder, assim não atrapalha o funcionamento do pipe e me permite fazer relatórios com valores antigos.

Será que já tem algo assim em discussão?

Userlevel 7

Olá @yasmim11!

Você pode votar nesta ideia postada pelo Marcos para dar ainda mais visibilidade ao nosso time de produto!😀
 

 

Reply