Skip to main content

Boa tarde

 

Estou enfrentando o seguinte problema:

 

Meu Formulário contém vários campos com diversas opções de escolha que desbloqueiam outros campos, e preciso enviar as respostas desse formulário para outro usuário externo, pois a primeira fase é aprovada por um agente externo que recebe o formulário de fase por e-mail, se ele der Ok, a automação move o card para outra fase.

 

Agora vem o primeiro problema, isso deveria ser fácil, mas como eu mostro as respostas do formulário para um usuário externo? O card entra no pipe com as respostas, isso vai para um aprovador, e eu só preciso que ele veja as respostas da mesma forma que eu vejo no card, e dê um Ok, tem como fazer isso de forma fácil?

 

Não dá pra gerar PDF porque vários campos usam database, e campos com busca em database não aparecem na criação do PDF.

 

Também não dá pra gerar relatório, pois eu não sei qual campo o usuário vai responder, teria que colocar todos, e o usuário receberia um relatório com umas 70 colunas e quase todas vazias (pois cada opção que você escolhe, libera outras opções específicas daquela escolha). Poderia dar para filtrar apenas por "campos visíveis", algo assim.

 

Eu tentei montar um e-mail com campo dinâmico ou colocar o campo dinâmico direto no formulário de fase que vai apara o aprovador, acontece que não sei qual campo o usuário vai escolher, logo, tenho que colocar todos. Teoricamente era pra isso funcionar, pois só aparecem as respostas dos campos preenchidos, campos vazios não iriam aparecer...

 

Mas aí vem o último problema, se o usuário ficar indo e voltando nas opções, escolhendo vários opções, todas elas vão aparecer no campo dinâmico ou no relatório, não só dos campos que ele escolheu por último, pois quando a condicional esconde um campo, ela não limpa o conteúdo preenchido…. Tem como mudar isso?

 

Resumindo o problema usando só 3 campos

 

Usuário escolhe o País

 

 

Desbloqueia os campos (cada país tem seu campo moeda e seu campo entidade, já que não dá pra usar condicional para exibir ou esconder as alternativas dentro dos campos de múltipla escolha, outra coisa que faz MUITA falta).

 


Seleciona as opções


 


Mas se ele volta e escolhe outro País, Entidade e Moeda, esses campos que ele preencheu primeiro continuam selecionados, as opções não somem, então usando campo dinâmico também não funciona...

 

Não tem como NÃO guardar essas informações? Porque agora a única forma que vejo de passar as respostas do formulário para o aprovador externo é por código, ou criando uma automação para cada campo respondido,  que vai me gerar umas 70 automações.

Olá, @André Carneiro Saraiva 

 

Veja se esse artigo te ajuda

 

 

 


Olá, Marcos!

 

Na verdade não, teria de criar umas 120 automações para zerar o campo, depois pegar esses dados, atualizar campos, etc, talvez até passe de 120… É muita gambiarra para resolver algo que deveria ser simples. Meu pipe está atendendo solicitações de quase 300 entidades, o formulário é gigante, mas depois de preenchido ele fica só com 20 campos, e eu só precisava que o aprovador da primeira fase pudesse ver essas respostas, mas é impossível fazer isso sem um milhão de automações. 

 

Eu ia tentar reproduzir o formulário nos campos de fase, como ví em uma dica aqui na comunidade, e depois que o formulário entrar na fase, atualiza os campos com os dados preenchidos, mas fui tentar aqui e descobri que a automação de atualizar dados não pega as respostas do campo de seleção de lista… Cada hora é uma limitação diferente.


Puxa, que pena


Para exportar as respostas de um formulário, primeiro acesse a plataforma onde o formulário foi criado, como Google Forms ou Microsoft Forms. Após fazer login, navegue até o formulário desejado e selecione a opção para visualizar as respostas. Normalmente, há uma opção para exportar os dados, seja como um arquivo CSV, Excel ou outro formato compatível zinseszins täglich. Essa exportação permite que você analise as respostas em um software de planilhas, facilitando a visualização, filtragem e organização dos dados conforme necessário.

 

 

 

 


@André Carneiro Saraiva vejo duas alternativas:

  1. Você pode criar um PDF usando uma ferramenta externa. Eu tenho um cenário pronto em Make que utiliza informações de database e permite customização completa do documento (HTML). Talvez você consiga adaptar este cenário para o seu caso.
  2. Você pode compartilhar as informações com o usuário externo através da função INTERFACE. Nesta função, você consegue selecionar campo, permitir ou não a edição e aplicar filtros.

Microsoft Forms:

  1. Acesse o Formulário: Entre no Microsoft Forms e selecione o formulário que contém as respostas.
  2. Visualizar Respostas: Clique em "Respostas" no menu do formulário. 
  3. Exportar para Excel:
    • No canto superior direito da aba de respostas, clique em "Abrir no Excel".
    • luggage storage venice
    • As respostas serão baixadas como um arquivo Excel (.xlsx).

Olá, pessoal! Adorei todas as colocações e feedbacks, é muito valioso para nós ter essa percepção de limitações do nosso produto. 

 

Realmente a melhor solução no momento seria compartilhar as informações com o usuário externo através da Interface, uma funcionalidade que apresenta a flexibilidade de seleção e visualização que você procura. Qualquer dúvida, estou a disposição!


👏👏👏


Obrigado pelas dicas, pessoal, não conhecia esses processos nem o Interface, vou testar para ver qual se adequa melhor ao projeto!


Reply