Solved

Email Template - Construindo tabelas com multiplos itens


Userlevel 3
Badge

Olá pessoal,

Estou utilizando todo meu funil de proposta comercial para ir agregando informações e em uma etapa final, onde tenho custos, profissionais/cargos requeridos para o projeto calculando custos, margem de lucro etc, consigo formar o valor do preço final do projeto para o cliente e elaborar a proposta.

Fiz a tentativa tanto para o template de email quanto para o PDF (mais limitado o acesso aos conteúdos dinamicos).

Não consegui por exemplo quando tenho uma lista de profissionais que foram definidos em um card anterior e estão em um database, imprimir uma tabela. Ele sempre trás valores todos juntos separados por virgula.

Existe alguma forma no template de formatar essas infos ou para o template iterar sobre essa colection detalhando cada atributo ?

icon

Best answer by sauloroncon 30 April 2024, 19:07

View original

11 replies

Userlevel 7
Badge +18

Oi, @sauloroncon 

Poderia dar mais detalhes, Ou postar screenshot de como esses dados são mostrados, por favor?

Userlevel 3
Badge

 

 

Fala Marcos, claro.

Dentro do meu card tenho um database onde vou registrando profissionais e atividades macro da proposta.

Nessa primeira etapa do meu card de proposta comercial, adiciono N atividades Macro e faço um calculo automatizado de soma das estimativas de cada atividade.

Passando pra proxima etapa de definição de Equipe

Adiciono diversos cargos e quantidade de profissionais daquele cargo para formar uma equipe ( cada um tem um valor/hora e a quantidade de profissionais (aqui não consegui automatizar o calculo total de valor/hora pela automatizacao - valor/hora * qtdColaboradores - Se uso uma multiplicacao entre os campos, implicitamente ele multiplica cada item pelo proximo- precisariamos de uma configuração para AND ou OR para ele aplicar multiplicacao ou adição aqui - não encontrei como fazer isso) 

A composição da equipe fica assim:

 


Agora vamos para o problema mais importante pra mim:

Inicialmente tentei o Gerador de PDF através de template, porém ele limita o acesso a campos dinamicos muito mais que o template html (Não entendi a razão).

Então o template html esta dessa forma:
 

 

(aqui esta assim pois estou testando varias coisas para ver o que printa)

 

E ele imprimiu as informações dessa forma no email.

Note que para Equipe, tenho N cargos todos em uma unica linha separado por virgula, e na coluna a diretita, tenho a quantidade de profissionais por cargo, agrupados e separados por virgula.

O resultado que espero é ter cada carga em uma linha da tabela e separando as informações pelas colunas
::EQUIPE::
CARGO A            |              2
CARGO B            |              3

::ATIVIDADES::
ATIVIDADE A    |               10
ATIVIDADE B    |               30

Para isso o template deveria iterar sobre a coleção acessando os atributos de cada item no array.

Alguém já conseguiu resolver essas questões?
1- Automação - multiplicacao entre valores do mesmo item, efetuando a soma desse resultado por todos itens daquele conjunto.
2 - Template e-mail/pdf: Criar uma tabela com os atributos separados por item de um coleção.

Obrigado pela ajuda de todos! 🙏

Userlevel 7
Badge +18

Oi, @sauloroncon 
Desconheço essa foma de separação desconheço no pipefy, a não ser que exista um código para automações utilizando API do pipefy.
Mas veja se minha sugestões de ajudam:


Fora do Pipefy, existe uma ferramenta chamada make.com, que pode fazer essa função onde pode fazer essa separação e te devolver em algum campo especifico.
 

Também existe a ferramenta parsio.io
segue um topico sobre o assunto
https://community.make.com/t/split-text/8275/3

 

No caso da automação de formulas, para usar o AND ou OR, tambem existe a possibilidade pelo Make
 

 

Userlevel 3
Badge

Oi, @sauloroncon 
Desconheço essa foma de separação desconheço no pipefy, a não ser que exista um código para automações utilizando API do pipefy.
Mas veja se minha sugestões de ajudam:


Fora do Pipefy, existe uma ferramenta chamada make.com, que pode fazer essa função onde pode fazer essa separação e te devolver em algum campo especifico.
 

Também existe a ferramenta parsio.io
segue um topico sobre o assunto
https://community.make.com/t/split-text/8275/3

 

No caso da automação de formulas, para usar o AND ou OR, tambem existe a possibilidade pelo Make
 

 

Marcos, 

Perfeito, de inicio estava buscando uma solução dentro do pipefy. Acredito que trazer mais poder dentro dos templates e cards pode ser mais usual e menos custoso em processamento.

Mas entendo que temos limitações e nesse momento de avaliação para indicar para clientes, estou passando para a etapa de usar através de api soluções externas como essas que você trouxe, muito boas por sinal, obrigado. Devo utilizar AWS lambda ou Google cloud functions, onde temos mais liberdade de utilizar o poder de linguagens de programação. Inclusive expondo apis rest para serem utilizadas pelas automações.

 

Sobre o uso de AND e OR é algo que está implicito na forma que se aplica uma formula na automacao quando o conteudo vem de uma coleção ( está intricicamente programado no loop ). Nesse caso acredito que teria que pegar o dado bruto e processar por api fora da automação.


Realmente busco uma solução para autogerar pelos modelos/templates, Propostas comerciais, Contratos ( para fazer a gestão de contratos nos pipes, automação de e-mails etc) Por isso os templates poderiam ser mais ricos tendo processamento local de funções e acesso aos databases.

 

Obrigado pela ajuda até aqui e se puder me orientar como conseguir acessos para utilização via API.

 

Até logo.

 

Userlevel 7
Badge +18

Oi, @sauloroncon 

 

Imagina.

 

Aqui está a documentação do Pipefy referente a API

 

https://help.pipefy.com/pt-BR/articles/5580799-como-usar-a-api-do-pipefy

 

 

 

Userlevel 3
Badge

Perfeito Marcos.

Muito obrigado pela ajuda. Já consegui registrar o token de acesso e utilizar o GraphQL.

Grande abraço.

Saulo Roncon

Userlevel 7
Badge +18

Imagina!!

Userlevel 7
Badge +6

Bom dia pessoal, tudo bem? 

 

A sugestão do Marcos sensacional, se estiver disposto a usar a integração, com certeza resolverá 100% desses problemas. 

 

Mas vou repassar aqui algumas informações adicionais: 

Para essa situação em que o o campo dinâmico puxa os valores (os títulos dos registros conectados) separados por vírgulas. Você pode fazer o seguinte: 

Cria mais de um campo conectado a mesma base de dados. Não sei quantos registros são permitidos, mas você pode criar condicionais para escondê-los e sempre que precisar adicionar mais um registro, a condicional exibe mais um campo. Por exemplo:

Assim cada registro aparecera em separado em uma tabela do email template. 

 

📌 O campo dinâmico do Pipefy no PDF template, não suporta conexões, anexos, checklists, ou a ID de cards.

 

Por isso o ideal mesmo é a construção no email template. 

Sobre a automação de formulas, aqui tem um artigo mais possibilidades: 

https://help.pipefy.com/pt-BR/articles/8499961-formulas-automatizadas 

Userlevel 3
Badge

Olá Leandro, estou partindo para utilizar integração. Realmente existem limitações e bugs dentro do pipefy que impossibilitam tem essa relação de N pra N como é comum me databases convencionais. Sobre as formulas também existe limitação e bug, como o caso da necessidade de realizar "Soma de produtos de itens de uma coleção", programaticamente o pipefy nas formulas, faz o "Multiplicação(de forma implicita) dos produtos de itens de uma coleção". Também não temos nos databases formas de multiplicar 2 colunas e o atualizar o produto em uma terceira coluna (para ter calculos parciais isolados). 

Outra limitação são de expressões aninhadas o que não é resoluto no formula (SUM(MULTIPLY(valor A , Valor B))) em uma lista/coleção.

Vamos ver se atualizam a ferramente. Mas não consegui abrir bug pois estou usando o plano Starter.

Montei um server n8nio na minha vps e vou utiliza-lo integrando fazendo chamadas com graphql, assim consigo fazer coisas mais complexas. muito obrigado pessoal pela ajuda.

Userlevel 7

@sauloroncon se puder compartilhar suas sugestões na seção Ideas, será ótimo para dar visibilidade ao time de Produto para que avaliem o desenvolvimento das suas ideias futuramente!😉

Userlevel 3
Badge

Ola Lais, tudo bem ?

Claro, eu parti para uma solução utilizando a api com graphQL e utilizei o n8n.io (automação como workato) em servidor dedicado. Vai funcionar muito bem. Assim que tiver tudo fechadinho eu crio um post na secao ideias com minhas sugestões.

 

Muito obrigado Lais.

Reply