Skip to main content
Solved

Resposta de e-mails no mesmo card

• December 16, 2021
  • 8 replies
  • 368 views

mauricio-saito

Olá, estou usando o pipe de e-mail compartilhado e gostaria de saber se é possível juntar todas as trocas de mensagens entre o cliente (fora do Pipefy e respondendo o e-mail) e o usuário do Pipefy fiquem no mesmo CARD. Atualmente uso uma ferramenta de gerenciamento de ticket que faz isso.

Exemplo: Hoje o cliente envia um e-mail que vira um CARD e se outra pessoa copiada responde esse e-mail são criados 2 cards, gostaria que todas as mensagens ficassem no mesmo card.

Obrigado pessoal!

Best answer by Lucas Democh

Olá @mauricio-saito!

È possível sim!

Para que o histórico de email fique no mesmo card, todos os emails precisam ser copiados para o email do card. 

O Pipefy faz isso automaticamente quando você configura o SMTP ou até mesmo quando você dispara um email através de um template. 

Para que o processo funcione corretamente, você precisa desenhar o seu processo de forma que o cliente utilize sempre a mesma “trend” para evitar que as demandas sejam duplicadas.

Minha sugestão é que quando o cliente abrir um ticket (Preenchimento do Formulário Inicial), ele receba um email/template para que o acompanhamento seja feito através das respostas (do seu time ou do cliente) a este email.

Visualização de Histórico de Email do Card:

View original
Did this topic help you find an answer to your question?

8 replies

Lucas Democh
Forum|alt.badge.img+15
  • Pipefy Legend
  • 396 replies
  • Answer
  • December 17, 2021

Olá @mauricio-saito!

È possível sim!

Para que o histórico de email fique no mesmo card, todos os emails precisam ser copiados para o email do card. 

O Pipefy faz isso automaticamente quando você configura o SMTP ou até mesmo quando você dispara um email através de um template. 

Para que o processo funcione corretamente, você precisa desenhar o seu processo de forma que o cliente utilize sempre a mesma “trend” para evitar que as demandas sejam duplicadas.

Minha sugestão é que quando o cliente abrir um ticket (Preenchimento do Formulário Inicial), ele receba um email/template para que o acompanhamento seja feito através das respostas (do seu time ou do cliente) a este email.

Visualização de Histórico de Email do Card:

gabriel-bernardes

Boa tarde pessoal!

Olá @Lucas Democh! tudo bem?

Poderia especificar mais sobre as ações que posso tomar para configurar o SMTP, visando o agrupamento de e-mails em um mesmo card por favor?

Além disso sobre o que você comentou, “Para que o processo funcione corretamente, você precisa desenhar o seu processo de forma que o cliente utilize sempre a mesma “trend” para evitar que as demandas sejam duplicadas.”

E acredito que tenho feito corretamente isso, porém toda resposta criou um card novo, eu adicionei o e-mail do pipefy ao grupo do google para recebimento de e-mails do time onde trabalho (por conta do dominio), para que possamos fazer a gestão das tarefas pelos cards. 

Em testes que realizei, enviei e-mails de teste para o e-mail do grupo ao qual comentei, sempre respondendo na mesma thread criada no primeiro envio, contudo foram criados quatro cards diferentes

Para exemplificar de outra forma:

mensagem do meu e-mail > e-mail do grupo > pipefy > card 1

resposta pelo meu e-mail dentro da thread > e-mail do grupo > pipefy > card 2

resposta pelo meu e-mail dentro da thread > e-mail do grupo > pipefy > card 3

resposta 2 pelo meu e-mail dentro da thread >  e-mail do pipefy > card 4

Os três primeiros mesmos destinatários, remetente, assunto etc. o quarto foi só para testar, porém gostaria que todos tivessem sidos atribuídos a apenas um card, mesmo com remetentes diferentes, o que acontecerá após os testes

Obrigado!!!!

Lucas Democh
Forum|alt.badge.img+15
  • Pipefy Legend
  • 396 replies
  • January 11, 2022

@mauricio-saito 

Este artigo explica o passo-a-passo para configuração do SMTP: https://help.pipefy.com/pt-BR/articles/2704736-como-configurar-enderecos-de-email-personalizados-com-smtp

Se você utilizar o Outlook, talvez você precise também desta informação: https://support.microsoft.com/pt-br/account-billing/usando-senhas-de-aplicativos-em-aplicativos-que-n%C3%A3o-oferecem-suporte-%C3%A0-verifica%C3%A7%C3%A3o-em-duas-etapas-5896ed9b-4263-e681-128a-a6f2979a7944

Se entendi bem, você está utilizando a opção de abrir cards por email. Talvez esta função esteja duplicando os seus card.

Avalie a possibilidade de desabilitar a abertura de cards por email e permita a abertura apenas através do formulário inicial.

mauricio-saito

Boa tarde @Lucas Democh, tudo bem?  

Obrigado pelo retorno!

Eu configurei o SMTP e estou com o mesmo problema do @gabriel-bernardes. Eu tento ao máximo usar o formulário inicial, mas muitas vezes os clientes não se adaptam..

Pelo que testei está acontecendo o seguinte:

1 - Eu estou encaminhando todos os e-mails que chegam na minha caixa “contato” (Gmail) para o e-mail da Caixa compartilhada do Pipefy. Isso para garantir que toda a mensagem que chega no “contato” seja criado um Card.

2 - Eu respondo o email recebido direto pelo CARD e como remetente “contato” (foi esse e-mail que eu cadastrei no Pipefy)

3 - Quando o cliente responde na mesma thread a mensagem vai para o CARD, mas também para o “contato”, que acaba encaminhando a mensagem para o e-mail da Caixa compartilhada… por isso que eu acho que está duplicando as mensagens.

Como solução eu estou fazendo o seguinte.

1 - Passo 1 igual ao anterior

2 - Eu respondo o e-mail recebido direto pelo CARD, mas como remetente “mauricio”, dessa forma quando o cliente responde ele não vai para o “contato” e não duplica a mensagem.

Não sei se tem uma solução melhor, mas por enquanto foi a única que descobri.

Vlw!

Lucas Democh
Forum|alt.badge.img+15
  • Pipefy Legend
  • 396 replies
  • January 12, 2022

@mauricio-saito Entendi.

A sua solução me parece a melhor para a situação.

O problema continua sendo que o cliente pode enviar um email fora da trend e um novo card pode ser criado.

Uma melhoria que pensei para mitigar este risco, é criar uma automação para consultar os cards em aberto para verificar se existe algum card com o email que acabou de criar um card.

mauricio-saito

@Lucas Democh  boa essa ideia da automação. é fácil fazer? consegue me ajudar?

Lucas Democh
Forum|alt.badge.img+15
  • Pipefy Legend
  • 396 replies
  • January 12, 2022

Claro.

Para configurar este tipo de automação, precisamos utilizar uma ferramenta externa. 

Minha sugestão é o Integromat, mas você também pode configurar pelo Zapier ou outro integrador.

Pelo Integromat, o fluxo ficaria mais ou menos assim:

1. O primeiro módulo iria capturar todos os novos cards.
  2. O segundo módulo levanta todos os cards do Pipe.
  3. Entre o segundo e terceiro módulo existe um filtro para filtrar os cards abertos e os cards com o mesmo campo chave que o card que iniciou o processo (Email do Remetente).
  4. O terceiro módulo atualiza o card duplicado com uma etiqueta de duplicado.

Depois deste terceiro módulo, podemos colocar outras etapas. Eu pensei em excluir o duplicado, mas perderíamos a informação do novo email.

O que acha desta ideia da etiqueta?

Se tiver dificuldade em relação ao Integromat, fico a disposição.

At.te.

Democh

mauricio-saito

Obrigado @Lucas Democh !

Confesso que não conheço o Integromat, mas estou estudando e já vou tentar implementar.

Obrigado pela ajuda!

Cookie policy

We use cookies to enhance and personalize your experience. If you accept you agree to our full cookie policy. Learn more about our cookies.

Cookie settings