Uma dúvida muito frequente que recebemos no suporte do Pipefy é em relação às atividades recorrentes e os cenários relativos. Então vou explicar um pouco sobre os tipos de filtros e como eles funcionam.
Tanto nos relatórios quanto nas automações de tipo “recorrente” existe um filtro para as datas com o nome de “relativo”.
Esse filtro relativo possui 3 possibilidades de filtro que são: “menor que”, “maior que” e “exatamente”.
As opções “menor que” e “maior que” estão relacionadas a um espaço de tempo.
Este espaço de tempo funciona como uma calculadora entre o agora e a opção selecionada. Por exemplo, se você precisa de todos os cards criados 7 dias atrás, pensando como uma calculadora, é necessário selecionar todos os cards criados do momento de agora menos os últimos sete dias para “trás”.
Ambos os filtros “menor que” e “maior que”, se baseiam nesta linha temporal.
Vejamos, o “menor que” irá considerar todos os dias que vierem antes do “agora” menos 7 dias.
Calma, vou explicar.
Suponhamos que hoje é dia 03/09. Hoje menos 7 dias seria dia 27/08 e portanto, o filtro traria todos os cards criados antes do dia 27/08 (dia 26/08, 25/08, 24/08, etc...).
Já o filtro “maior que”, irá calcular de forma oposta. O “maior que” irá considerar todos os cards que foram criados depois de “agora” menos 7 dias atrás, ou seja, dia 28/08, 30/08, 31,08, etc, até chegarmos a hoje.
É muito fácil confundir o filtro quando pensamos neles da forma em que os vivemos e não como uma linha temporal e, por isso, é comum a confusão. Pensando nisso, fizemos essa imagem que ajuda muito a entender a funcionalidade das atividades recorrentes e com certeza vão ajudar a montar seu relatório e sua automação com um filtro bem legal.
E aí, o que achou, ficou mais fácil? Deixe seu feedback aqui pra gente :)