Os formulários são a primeira entrada de um processo dentro do Pipefy, e representam o que você desejar, como um pedido de reembolso, uma solicitação de marketing ou uma candidatura de emprego.
Eles podem ser restritos ao time com acesso ao Pipefy ou podem ser formulários públicos, compartilhados externamente com pessoas que não possuem conta no Pipefy, como clientes, fornecedores e candidatos, de modo que você pode customizá-los e até mesmo embedá-los no site da empresa.
Dentro da Galeria de Templates, encontramos do lado esquerdo a categoria Formulários que reúne em um só lugar templates dos casos de uso mais comuns. Aqui, você pode escolher um formulário para começar a customizá-lo como desejar.
O template possui campos pré-preenchidos que você pode editar como quiser, basta selecionar um campo do lado esquerdo e arrastar para o formulário para adicionar um novo. Escolha os campos conforme suas necessidades, como campos de datas, anexos, responsáveis, email, telefone e muito mais.
Após finalizar a configuração do formulário, é hora de definir as opções de compartilhamento. Clique no botão opções de compartilhamento para configurar o formulário público; aqui é possível escrever o título e a descrição do formulário, adicionar um fundo de tela e o logo, habilitar o rastreamento de solicitações e demais configurações.
Depois de terminar a customização, você é redirecionado para a visualização da tela de formulários do seu processo. Este é um outro modo de visualização do pipe, assim como a visualização em Kanban ou a visualização em Lista - a única diferença aqui é que o foco é nos formulários.
Do lado esquerdo, encontramos os últimos envios de formulários para o pipe. Basta clicar em um deles para abrir o card e conferir os detalhes da demanda. Caso precise fazer alguma alteração no formulário, clique nos botões de edição e customização.
Do lado direito, temos atalhos para outras ações que você pode fazer com formulários, como habilitar o rastreio de solicitações (o que permite que pessoas externas à plataforma possam conferir em que fase o card está dentro do pipe), o uso de Portais (que reúne diferentes formulários em uma mesmo lugar), templates de email e relatórios.
A qualquer momento você pode alterar o modo de visualização do pipe entre Formulário, Kanban e Lista. Lembre-se de sempre conferir a nova área de formulários se você quer ter uma visão centralizada de todas as novas solicitações e da edição do formulário do processo.