Entenda o que são os templates de email e como eles podem ajudar você a estabelecer um fluxo de comunicação mais inteligente e padronizado.
Os templates de email estão entre as funcionalidades mais poderosas do Pipefy, pois permitem que você centralize em um só lugar o envio de mensagens automáticas e padronizadas para seus clientes, solicitantes, fornecedores, etc.
Com templates de email, é possível enviar emails diretamente do Pipefy, sem precisar sair da plataforma - de modo que toda a comunicação fique centralizada em um único lugar. Além disso, você pode criar automações de emails que disparam mensagens se determinados eventos são seguidos. Caso deseje, você também pode enviar todas as mensagens manualmente, diretamente pelos cards do pipe.
O construtor de emails do Pipefy permite que você realize todas as configurações de customização do email e da mensagem em um único lugar, como adicionar campos dinâmicos em todos os campos do construtor de emails (com exceção do nome do template), ajustar o texto, adicionar imagens e tabelas, mudar as cores da fonte, acrescentar linhas divisórias e muito mais.
Como configurar templates de email?
Para acessar o construtor de emails, basta clicar no menu de engrenagem localizado no cabeçalho do pipe. Depois, clicar no botão templates de email.
Aqui, você pode dar nome ao template, escolher o domínio do qual o email será disparado, os emails de destino (CC ou BCC), o assunto e o próprio conteúdo da mensagem. Todos estes itens aceitam os campos dinâmicos (máximo de 100 por template), como ID do card, URL, título, email, nome de usuário, entre outros.
No editor rico de texto, você pode visualizar o email exatamente como o destinatário vai recebê-lo, customizando-o de modo fidedigno e com facilidade. Se preferir, também é possível visualizar todo o conteúdo do email em código HTML.
Lembre-se de que a opção de fuso horário está relacionada à hora exata em que o email é enviado. A opção de idioma localizada no canto inferior esquerdo está relacionada aos formatos de campos, como opções de data (D/M/A), numérico, moeda etc.
Lembre-se de escrever o email no mesmo idioma que você está enviando para fazer todos os campos combinarem. Essa é uma ótima opção para pipes que gerenciam conteúdos em dois idiomas diferentes.
Depois de fazer as suas edições, basta clicar em salvar e fechar. Caso você deseje editar um template existente e salvar uma nova versão, com algumas alterações, também é possível clicar em salvar como para poupar tempo.
Prepare-se para automatizar o envio de templates de email
Os templates de email podem virar automações se você quiser, possibilitando um fluxo de trabalho mais rápido e inteligente. Por serem automações, você pode configurar os mais variados cenários para enviar as mensagens, garantindo maiores níveis de customização sem se limitar às fases.
As automações são configuradas a nível de empresa e não de fase ou pipe, o que garante que todas fiquem no mesmo lugar. Para tanto, você deve criar templates de email, seja no pipe desejado ou diretamente na página de automação de emails. Se você não tiver template pronto quando configurar a automação, você pode criá-lo na hora.
Os eventos que ativam o disparo de emails são bem variados, e você pode definir todos na página de configurações de automações. Por exemplo, enviar um email quando um card é criado ou quando um campo é atualizado. Clique aqui para aprender a configurar a automação de emails.
Se preferir, os templates de email podem ser enviados manualmente através do card. Dentro do card, os emails disparados por automações são sinalizados com etiquetas com automação, de modo que é fácil identificá-los na caixa de emails do card. Você também pode escrever emails do zero ou escolher templates diretamente do card.
Agora que você já sabe tudo o que os templates de email podem fazer, é hora de criar os primeiros templates customizados para as suas necessidades. Caso ainda esteja com dúvidas, assista ao vídeo tutorial abaixo ou fale com o nosso time de suporte.
Artigo Ian Castelli