Olá.
Sou estagiário recém chegado numa pequena empresa que tem usado o Pipefy há pouco mais de um ano, mas de forma extremamente ineficiente(que está se tornando um problema agora). Migrar para um sistema diferente seria extremamente difícil e contratar uma consultoria para estudar a situação não caberia no orçamento.
Eis o problema e o motivo do post: usamos os cards aqui para gerenciar Processos(cards) e em cada um desses processos temos várias Tarefas(checkbox).
Os cards são criados e preenchidos inicialmente por pessoas do setor de Comunicação, que lida diretamente com clientes, faz uma preparação inicial para o Financeiro e elabora o Plano de Tarefas, que é então enviado para o setor Técnico cumprir.
Acontece que para garantir a imparcialidade dos Técnicos durante a execução das Tarefas, o setor de Comunicação precisa ocultar informações que possam identificar o cliente. A forma como eles têm feito isso é simplesmente não colocar essas informações nos cards, deixando-os ‘legíveis’ para todos envolvidos, mas precisando se organizar por outros meios (planilhas associando os códigos aos nomes, meia duzia de contas no Drive com funções redundantes, etc).
A dúvida é: como fazer isso?
Meu plano inicial era simples: criar um segundo Pipe para os Técnicos e revogar acesso deles ao primeiro Pipe; configurar uma automação que cria um Card Conectado nesse segundo Pipe, mais simples, com menos informações, mas que atualize em sincronia com o original quando os campos “Tarefas a Cumprir”, “Tarefas em Execução” e “Tarefas Completas” forem alteradas em qualquer um dos dois Pipes(pros Técnicos se organizarem e pro pessoal da Comunicação estar ciente, caso um cliente ligue perguntando ou surja a necessidade).
Decidi testar antes de botar o plano em prática, claro, mas meus testes tiveram resultados majoritariamente negativos: consegui criar o segundo Pipe, consegui conectá-los e a automação consegue criar os Cards Conectados com menos informações sem problema. Mas os campos não atualizam automaticamente E, pior, o display de “Card Conectado a esse outro Card” é clicável, e exibe todos os dados do Card original.
Estou quase certo de que o Pipefy não permite fazer isso, que teremos que continuar usando planilhas e google drive, mas decidi postar aqui e perguntar, na esperança de que alguém com mais conhecimento e experiência possa me ajudar a resolver esse problema.